quarta-feira, 6 de março de 2019

[Escrita] Colocando Travessão no Word

Olá, pessoas!

Faz tempo que não posto nada na tag escrita, acabou que as coisas não estão andando muito bem, sabe? Mas a dica de hoje é muito útil principalmente pra quem posta em plataformas. Vejo muita gente usando o tracinho no lugar do travessão, até mesmo underline já vi usando. Gostaria de começar dizendo que, na literatura que conheço são usados apenas três sinais para assinalar diálogos:

"" geralmente em livros americanos e ingleses.

— em livros nacionais e em algumas outras partes do mundo.

└ ┘ (não tenho certeza se são esses ou ┌ ┐) em livros japoneses.

Então, não use o hífen para assinalar diálogos. E é o que vim passar pra vocês hoje, como colocar travessão no word. Por muito tempo também usei tracinho nas minhas histórias pelo simples fato de não saber colocar travessão no word! Que, pra mim, é o melhor editor de texto. Um amigo e leitor meu chamado Lucas me ensinou uma maneira bem prática de usar esse sinal no teclado com um comando bem simples e vou repassar para vocês em passos ilustrados! 

1. Abra o Word

dependendo da versão que você use, logicamente o processo vai ser diferente. Não sei se isso funciona para outros editores como o Libre Office ou o Open Office então não posso dizer. Não sei também que versão é essa minha, mas eu uso o windows 8.1
[Clique nas imagens pra ampliar!]

2. Vá em Inserir > Símbolo

clique para ampliar.

3. Selecione "Mais Símbolos"


4. Procure o travessão > Clique em Autocorreção

Certifique-se que os símbolos estão no subconjunto pontuação geral, há outros traços que parecem o travessão!

5. Escolha uma tecla!

Nessa caixa de diálogo, escolha uma tecla que facilite o uso do travessão, no meu caso eu uso o sinal de igualdade, sempre que você digitar essa tecla, o word vai corrigir automaticamente para o travessão, por isso não use uma letra ou um símbolo recorrente, procure uma tecla ou combinação que você não use muito. Lembrando que se que você apertar backspace (a tecla de apagar) o sinal escolhido volta para o original. Outra coisa a se prestar atenção é a deixar marcado texto formatado senão sempre que você digitar o travessão ele volta pra formatação padrão do word e não a que você estiver usando.



E pronto! Você está usando o travessão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.