domingo, 26 de maio de 2019

[Dorama] Autumn's Concerto

Título Original: 下一站,幸福 pinyin: Xià Yí Zhàn, Xìngfú Lit. Próxima parada, felicidade
Gênero:  Romance, Drama
Ano: 2009
País: Taiwan
Episódios: 21 (34 na netflix)
Elenco: 
Ady An
Vanness Wu
Ann Hsu

Onde achar: Why Why Dramas Fansub

Sinopse: Ren Guang Xi, é um estudante de Direito que tem uma vida de playboy e é uma pessoa arrogante. Aparentemente, para todos, ele leva uma vida perfeita. Ele é o único sucessor dos negócios da família e é um reconhecido jogador de “hockey” no gelo, mas na vida de Guang Xi, falta o mais importante, a felicidade. Seus risos e seus momentos de aparente alegria são vazios de sentimentos. Isso muda quando ele encontra Liang Mu Cheng, a menina do caixa da Universidade Shen De. Mu Cheng, é órfã desde muito cedo, mas mesmo assim ela tem uma vida cheia de otimismo e determinação. Uma aposta entre Guang Xi, e seus amigos faz com que ele se aproxime ainda mais de Mu Cheng, e ela por sua vez ensina Guang Xi, a amar e confiar em si mesmo e em outras pessoas. Só que o destino não quer que eles desfrutem a verdadeira felicidade juntos, pois algum tempo depois Guang Xi, é submetido a uma cirurgia cerebral a qual faz com que ele perca sua memória.

Dizer que eu dei uma chance a esse drama de tanto que o povo falava que era lindo, emocionante e blá blá blá, normalmente eu fujo da opinião da maioria porque em noventa por cento das vezes ela diverge da minha. Contudo, decidi dar uma chance em especial porque além de ter visto poucos dramas taiwaneses quero consumir o máximo de mandarim que puder, porque listening é uma das partes mais difíceis pra mim em um idioma depois do speaking, perceber que, mesmo sendo o mandarim de Taiwan, consegui reconhecer algumas palavras e expressões me deixou muito feliz. Mas ao contrário do que todo mundo tanto prometia, não foi uma experiência nem um pouco inesquecível, eu tive foi boas horas de raiva, isso sim.

A história gira em torno de Ren Guang Xi, o filho de uma diretora de universidade fria e prática, ele não acredita em mulheres desde que seu pai se suicidou e ele tem certeza que era porque sua mãe fazia da vida dele um inferno. Desse modo, para ele, todas as mulheres são mentirosas e falsas, como hobby (e inconsciente maneira de se vingar) ele entra em constantes apostas com seus amigos para seduzir e dispensar garotas sem se importar com seus sentimentos. De outro lado, Liang Mu Cheng perdeu a mãe quando era pequena, o pai fazia tudo que estava ao seu alcance para dar à menina o melhor, a tia era quem cuidava dela a maior parte do tempo, com a morte do pai praticamente diante dos seus olhos, ela ficou sozinha com a tia que tentou abandoná-la duas vezes.

A tia de Mu Cheng é uma mulher oportunista, egoísta, cabeça oca e vê na sobrinha mais uma moeda de troca que qualquer outra coisa. Acaba se casando com um homem de índole duvidosa, canalha e pervertido. A menina cresce nesse tipo de ambiente, trabalhando desde cedo e abandonando aquilo que mais amava: o piano. Quando a tia e o marido conseguem um emprego na mesma academia da mãe de Guang Xi, Mu Cheng se torna o próximo alvo dele uma vez que ela foi a única garota de toda a faculdade que recusou com veemencia todas as investidas de todos os garotos que a convidaram para sair. Assim, ele dá um fora em Zhang Ai Li, uma rica garota mimada que fora considerada a mais bonita da faculdade e começa a cerca Mu Cheng com o intuito de seduzi-la.

Contudo, o tiro sai pela culatra quando ele nota que, ao contrário do que acreditava, Mu Cheng é uma jovem sincera e inocente. Ele acaba se apaixonando por ela e descobrindo que o marido da tia dela a espiona esperando a oportunidade de violentá-la. O romance dos dois é atrapalhado pela mãe de Guang Xi que não aceita uma jovem pobre como namorada do filho, mas não importa o quanto tente separá-los, ele não dá ouvidos a ela que quer uni-lo por conveniência a Ye Qian, a cujo pai ela deve uma considerável soma em dinheiro. Quando o marido da tia encurrala Mu Cheng em um dos prédios da faculdade e tenta violentá-la, Guang Xi o agride várias vezes, o homem convence a tia de que fora a menina que o seduzira em troca de dinheiro e Mu Cheng é expulsa de casa.

Para provar a inocência dela e salvá-la, Guang Xi a leva para um lugar seguro e começa a estudar como nunca para defendê-la num tribunal improvisado da faculdade provando que ela é inocente. Para isso ele conta com a ajuda dos seus dois melhores amigos e de Hua Tuo Ye, um garoto que é apaixonado por Mu Cheng desde sempre. Eles conseguem provar a inocência dela, mas Guang Xi passa mal e descobre que tem um tumor cerebral que lhe dá poucas chances de cura mesmo com a cirurgia. Ele decide deixar Mu Cheng acreditando que não merece te-la uma vez que não pode lhe oferecer nada com seu curto período de tempo. Mas ela descobre e os dois voltam a ficar juntos.

Novamente, a mãe dele, desesperada para salvar o filho, faz um acordo com Ye Qian para uma operação de emergência envolvendo prótons que tem chance maior de salvar a vida de Guang Xi, ela convence Mu Cheng a abandonar o filho dela alegando que ele deverá a vida dele a Ye Qian e o pai, dessa forma, Mu Cheng mente para Guang Xi e vai embora com Hua Tuo Ye, sem saber que está grávida de Guang Xi. Seis anos depois, recuperado da cirurgia e sem memórias do passado, está noivo de Ye Qian e é um advogado brilhante. Mu Cheng vive com o filho em uma casa num povoado longe dele e, mesmo sabendo dos sentimentos de Hua Tuo Ye, nunca lhe deu uma chance. O destino, porém, empenhado em uni-los novamente, colocará Guang Xi e Mu Cheng frente a frente, os segredos do passado dos dois podem estar prestes a vir a tona com consequências explosivas.

Dizer que eu achei esse roteiro pra lá de forçado. Primeira vez que eu passo tanta raiva com um drama Taiwanês, gente, a Mu Cheng parecia aquela guria de Diabolic Lovers (que até hoje eu não consegui terminar), ela tem a mesma vivacidade de um pudim quente! Nunca abre a maldita boca e quando abre é pra dizer a coisa errada ou soltar um 对不起 (dui bu qi - desculpe) que parecia ser a única palavra no dicionário mental dela! A maior parte da enrolação na história só acontecia porque ela simplesmente não abria a porra da boca! Ela só era "forte" ou "impositiva" quando era conveniente para o roteiro, o que soma poucas vezes, por sinal. Ren Guang Xi, por um lado, posso entender pelo que ele passou e a raiva por saber que todo mundo mentiu pra ele, mas achei muito nada a ver ele simplesmente se recusar a ouvir a verdade ou acreditar naquela anta da Mu Cheng embora lhe dê mérito porque ela não dizia porcaria nenhuma, não precisava de toda aquela enrolação, na boa.

Hua Tuo Ye, tal qual a tal Hua Chi Xin, era irritante até dizer chega. Por favor, toda aquela história do The Heart Wants What It Wants não colou comigo mesmo! Pra mim isso é estupidez, pelo amor de Deus, a pessoa não te quer problema dela, segue tua vida, mano, como assim?! Fica insistindo de maneira irritante sabendo que isso só vai magoar ainda mais a pessoa e a si mesmo, além de atrapalhar as coisas né? Porque foi praticamente isso que ele fez o drama inteiro. No caso da Ye Qian, apesar de ela estar apaixonada pelo Guang Xi e não saber bem o que aconteceu com ele no passado, ao saber sobre a Mu Cheng, ela dever dela contar a verdade, então eu super entendo o modo como ele a culpou. Dos antagonistas eu só tiro a mãe do Guang Xi, ela faz um papel convincente sendo fria e escondendo-se atrás da super proteção do filho, mas os demais eram fracos e pareciam estar ali apenas para encher o roteiro conforme era conveniente. O marido da tia de Mu Cheng não deu mais as caras depois de esfaquear o Guang Xi, ninguém prendeu ou procurou esse homem, muito nada a ver. A tia dela sumiu também, sem fazer porcaria nenhuma. Até Zhang Ai Li soou muito forçada no seu papel de irritar a Mu Cheng dando em cima do Guang Xi.

Enfim, eu tive uma porrada de raiva para um final que, a meu ver, foi todo corrido, jogando tudo para ser resolvido no último minuto de uma maneira que soou tão superficial que eu queria rir de desgosto, na moral. A história era boa, mas acho que foi mal desenvolvida pelos roteiristas que infelizmente eu não achei quem eram para fugir dos próximos dramas deles. Termino a resenha aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.