sábado, 22 de fevereiro de 2020

[Livro] Mo Dao Zu Shi vol. 4

Título Original: 魔道祖师 (mo dao zushi - mestre da cultivação demoníaca)
Autor: 墨香铜臭 (Mo Xiang Tong Xiu)
Ano: 2016
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Mistério, Sobrenatural, Xianxia, BL
Classificação: [+18]
Avisos: Violência, gore, sexo, possível dub-con.

Sinopse:
Como o grande mestre fundador da Cultivação Demoníaca, Wei WuXian percorreu o mundo de maneira devassa, sendo odiado por milhões pelo caos que criou. No final, ele foi traído pelo seu querido Shidi e morto pelos poderosos clãs que combinaram seus poderes para derrotá-lo. 
Ele encarna no corpo de um lunático que foi abandonado pelo seu clã e, mais tarde, é capturado pelo famoso cultivador entre os clãs - Lan WangJi, seu arqui-inimigo.
Isso marca o início de uma emocionante e hilariante jornada de ataques de monstros, resolução de mistérios e educação (monitoria) de crianças. A partir do flerte mutuo ao longo da jornada, Wei WuXian percebe aos poucos que Lan WangJi, com uma orgulhosa e indiferente cara de poker, mantém mais sentimentos por ele do que deixa transparecer.

Continuo dizendo: esses líderes de seita são a encarnação da hipocrisia! No fim do livro anterior eles fizeram um novo cerco na Colina Sepultura esperando fazer sua "justiça" distorcida com Wuxian, contudo, não contavam que o tiro saísse pela culatra e todos fossem salvos por ele.  Assim, finalmente a máscara de Jin GuanYao caiu e Wei Ying expôs o cúmplice dele, Su She além de descobrirmos que fora ele um ex-discípulo de GusuLan e por isso conhecia tão bem as formas de combate de Lan Zhan. Junto com este e alguns discípulos, eles conseguem tirar todos da caverna e seguem para a seita Yumenjiang. Um novo momento de fofura surge entre nosso casalzão amado e é revelado que o garotinho A-Yuan, primo de Wen Ning, foi salvo por Lan Zhang treze anos atrás e é ninguém menos que Lan SiZhui, nosso bolinho branco :3

Aliás, esse é o volume das revelações porque os atos de GuanYao se provam muito mais sórdidos do que a gente imaginava! Não é atoa que ele protegia tanto Xue Yan, os dois combinavam. Ele matou o próprio pai (ainda que ele merecesse morrer porque era pior que um excremento de porco, mas ainda assim né?), casou com a irmã e assassinou o próprio filho tudo para se manter no topo de todas as seitas. E a pessoa ajudando-o o tempo todo era Su She que foi quem também colocou a maldição em ZiXun causando a morte dele e o desvario de Wen Ning que acabou matando ZiXuan o pai de Jin Lin. Também fica provado que era Jin GuanYao quem estava usando o amuleto do tigre estígio.

Com a verdade na cara, os líderes de seita parecem bem dispostos a cooperar com WeiYing, mas nem ele está interessado e nem Wanji vai permitir que ele penda para a escuridão outra vez. Mal nos recuperamos desses tiros e lá vem Wen Ning com a verdade sobre a restauração do núcleo dourado de Jiang Cheng, gente, se havia qualquer nuvenzinha e suspeita mínima que Wei Ying era um bebê (e não havia nenhuma) ela some com essa bomba!

Na verdade, Wei Ying abdicou do seu núcleo para Jiang Cheng (esse puto miserável) e a irmã de Wen Ning foi quem fez o dolorosíssimo processo! Mais uma vez esse cretino mostra que não merece o meu A-Xian U.U E tem mais, bebê Xian finalmente começa a admitir os sentimentos pelo Wanji (apenas não sei lidar) mesmo que, no início, seja só pra si mesmo. Quando saem da seita Yumenjiang após uma briga tão feroz com Jiang Cheng que Wei Ying desmaia de exaustão e raiva, eles partem para a cidade de Yipin onde Wuxian lembra de ter visto uma escritura na casa de Jin GuanYao, ele acha que pode encontrar alguma pista por lá. Ao Chegar na cidade eles encontram um templo. Era comum templos serem construídos nas montanhas, mas aquele estava bem no meio da cidade sentindo que achar pistas de dia era perigoso e como estavam há muitos dias sem descansar eles se hospedam em uma pousada.

Com o coração agitado por sentimentos fortes, Wei Ying decide embebedar Lan Zhan em busca de respostas, mas o tiro sai pela culatra e o resultado é um Wanji desordeiro que rouba galinhas, jujubas e picha muros (eu morri nessa cena, Lan Zhan bêbado é a melhor coisa dessa novel!). Quando finalmente consegue arrastá-lo de volta para o quarto o sempre impecável Han Guan-Jun está quase irreconhecivel de tão desarrumado, como na pousada só tem mulheres - e não sem alguma malícia também que eu sei - Wei Ying se oferece para ajudá-lo no banho (aquela carinha!). A proximidade, é claro, vira fogo quando Wuxian decide provocar mesmo Wanji com um toque MUITO ousado (exatamente onde você tá pensando mesmo kkkk). Claro que o já bêbado (e desconfio que não tão bêbado) Wanji reage com uma "violência" inesperada e puxa o mozão com tudo pra dentro da banheira enchendo-o de beijos nada recatados. A coisa evolui até os dois se verem na cama sem saber onde um começa e o outro termina, mas com o misto de sentimentos, Wei Ying acaba não sabendo expressar seus sentimentos e um climão acaba com a nossa felicidade e a do Wanji (choremos kkkkk)

Nem imaginando que Lan Zhan retribui seus sentimentos (e a mais tempo do que ele é capaz de contar!) Wei Ying se vê incapaz de dormir e decide ir sozinho ao santuário investigar acompanhado de Wen Ning, a cena que vê, entretanto, não é nada animadora com Lan XiChen no meio de um pequeno exército de discípulos de Lalinjin. A princípio ele não entende o que está acontecendo (nem nós) até que manda Wen Ning ir buscar Lan Wanji e bem nessa hora Jin Ling dá as caras com a bendita cadela Fada para desespero de Wuxian. Tentando impedir que o menino fosse morto a flechadas, Wei Ying não apenas revelou seu esconderijo como perdeu a flauta improvisada e foi capturado por Jin GuanYao.

É aí que antes que a nossa respiração volte ao normal já somos bombardeados de revelações. A primeira é que Lan XiChen, ao contrário do que parecia, não estava do lado de GuanYao, mas teve seus poderes bloqueados por ele e não podia fazer nada. A segunda - e mais bombástica - foram os sentimentos de Lan Zhan contados por Lan XiChen já que Wei Ying não se lembrava de muita coisa da vida passada, especialmente o cerdo do dia sem noite onde Jiang YanLi morreu na sua frente. Muita coisa é esclarecida nessa cena, todos os sentimentos de Lan Zhan, escondidos de Wuxian durante todos aqueles anos, só aumentam ainda mais os sentimentos que já explodiam dentro do peito dele e quando pensava em tudo que fez para provocá-lo, Wei Ying se sentiu bem cruel e idiota.

Quando Lan Zhan por fim aparece para resgatá-lo, GuanYao usa Wuxian como refém para obrigá-lo a bloquear seus próprios poderes espirituais, coisa que Wanji faz sem hesitação uma vez que a vida de Wei Ying está em risco, nisso, finalmente Wuxian abre seu coração em uma das declarações de amor mais lindas que já li (claro tirando a parte que ele grita na frente de todo mundo que queria mesmo dormir com ele kkkkkkkk). O perigo, contudo, não termina tão facilmente, pois eles precisam de uma forma de subjugar Jin GuanYao. Graças a Jiang Cheng (por incrível que possa parecer) eles têm a oportunidade de conseguir uma vantagem e a última batalha para desmascarar o líder de todas as seitas vai começar. O futuro de Wei Ying e Lan Zhan está só começando...

Ler 魔道祖师 foi uma experiência única para mim em muitos aspectos, não apenas pelo fato de ter quebrado a minha resistência (talvez ate certo preconceito mesmo) danmei (BL em chinês) quanto por me proporcionar o contato com a fascinante fantasia literária chinesa. Eu ja havia tentado ler muitas novels antes, mas as traduções são em geral bem mal feitas então tive ainda mais sorte por essa novel ter sido tão bem traduzida, obrigada a todos os envolvidos.  Além de evocar reflexão sobre vários assuntos tão atuais como abuso de poder, homofobia, discriminação de uma forma geral, ele nos leva a pensar no amor de uma forma muito singular e não é pelo fato de ser BL que digo isso, mas pela forma como o sentimento foi representado na novel, através não de simples palavras, mas sobretudo de ações. Foi uma das coisas que achei mais lindo. Além disso, somos presenteados com momentos de pura tensão, comédia e ate mesmo um pouco de terror, com personagens que saltam das páginas diante dos nossos olhos tão complexos e odiáveis ou encantadores. Não posso exprimir em palavras como vou sentir falta de Wei Wuxian, Lan Wanji e suas traquinagens, quão doloroso é me despedir desses livros que me tiraram de tal forma da realidade que por semanas não consegui focar ou pensar em mais nada e acho que é assim que livros devem ser, eles devem nos sugar do mundo e nos transportar para seu universo... graças a essa novel eu pude sair um pouco da caixinha e perceber quão errada era a minha resistência e quão lindo o amor pode ser sob essa nova ótica. Completo esses quatro volumes com extrema saudade e ao mesmo tempo felicidade por ter tido uma das experiências literárias mais fascinantes da minha vida! Agora é encontrar uma forma de voltar pra realidade coisa que vai ser muito complicada. Mais que recomendado!

No começo, fiquei pensando que era uma bobagem muito grande a China ter censurado de maneira tão pesada a série (tendo em vista que, pelo que pesquisei, eles tem uns BLs com umas cenas beeeeem piores), mas quando cheguei no capítulo 111 eu descobri em parte a razão da censura kkkkk. por um lado eu entendo, talvez pelo horário em que eles queriam exibir a série e o  PG que escolheram, ou mesmo pelo fato da própria acessoria do Xiao Zhan e do Wang Yibo não ter concordado muito com as cenas (suposição minha) eles não colocaram beijos e as cenas de cama, contudo, acredito que poderia ter sim tido um meio termo ao invés de transformar a história num bromance. Mas okay, ainda assim estou ansiosa para começar a ver o drama e o anime e mês que vem é só o que vou fazer mesmo. Portanto esperem pelas próximas resenhas que vai dar mais Mo Dao ZuShi por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.