sábado, 22 de fevereiro de 2020

[Dorama] TharnType The Series (COM SPOILER)

Título original: เกลียดนักมาเป็นที่รักกันซะดีๆ
Gênero: BL, Colegial, Romance
Ano: 2019
País: Tailândia
Episódios: 12 (+2 especiais)

Sinopse: Type é um calouro temperamental, alto e bonito. Embora ele seja um garoto caloroso, ele é homofóbico porque foi molestado por um homem quando criança. Sua vida vira de cabeça para baixo quando o novo ano de faculdade traz uma pessoa muito interessante em sua vida, um colega de quarto gay, Tharn. Tharn, é muito bonito, com pele clara e características mistas. Ele também é abertamente gay. Com um gay e um que odeia gays, que precisam compartilhar um pequeno espaço juntos pelo resto do ano – qual pode ser o resultado de sua história? Ódio? Ou talvez amor?

Onde encontrar: Lianhua Fansub

Nunca escondi de ninguém minha resistência com BL. Na verdade, eu não lia literatura LGBT de jeito nenhum, então, nunca tinha tido qualquer interesse ou curiosidade em dramas do gênero, mesmo muita gente panfletando quase que de forma recorrente nas redes sociais que eu acompanho com certa frequência. Acredito que The Untamed veio para ser o divisor de águas nessa minha relutância (e, admito, até mesmo certo preconceito mesmo) e tirar-me para fora da caixinha. Quando cheguei no segundo volume do quarteto, mais próximo do terceiro, comecei a ver a relação entre Lan Zhan e Wei Ying sob uma nova perspectiva, quanto mais eles se aproximavam, mais eu me via torcendo por eles e, como sabia que o drama baseado na novel era bromance e não romance, acabei me vendo curiosa sobre o romance e fui pesquisar dramas do gênero.

Eu não entendo nada de BL, pessoas, por isso fui lendo sinopses, entrando em fansubs especializados no gênero, vendo MVs de casais para escolher um para assistir. Percebi que boa parte deles é sad ending, não sei porque. Acabei ficando curiosa por ThunrType, os MVs que vi deles me chamaram muito a atenção e foi o primeiro que eu quis ver, então, como não assisti The Untamed ainda, este é meu primeiro BL (e pra quem ainda tá deslocadão como eu no começo, BL é a sigla de Boys Love).

A história gira em torno de Type, um estudante de Educação Física que divide o quarto com o belo Thurn, um talentoso aluno do curso de música. De início a relação deles era muito boa até Techno, o melhor amigo de Type, contar a ele que Thurn é gay. Mesmo sendo um cara legal, Type é extremamente homofóbico e não pode aceitar de forma nenhuma dividir o quarto com um garoto homossexual, mesmo que Tharn, além de uma excelente pessoa, nunca o tenha tratado de nenhuma forma rude ou invasiva (inclusive, se o guri não tivesse dito ele ia se formar sem saber que Tharn era gay!).

Ele então exige que Tharn se mude de quarto ou saia do dormitório uma vez que ele mesmo não pode fazê-lo porque seu pai não deixa. Na verdade, Type é o tipo de pessoa que não sabe expressar seus sentimentos e usa a raiva e por vezes a violência para mascarar os medos que sente. Isso torna o personagem bem complexo e problemático e nos faz ter quase nenhuma simpatia por ele no começo do drama. Ele é bem escroto. Apesar do ódio declarado dele e de todas as tentativas de tirá-lo do dormitório, Tharn não retorna nenhuma das ofensas com outra coisa além de bondade.Ele se defende, é claro, mas não devolve de forma alguma o ódio de Type para ele, ao contrário.  Em uma ocasião que, para tentar irritá-lo, Type decide dar uma festa com os amigos no quarto, ele acaba ficando bem bêbado e deita na cama de Tharn, por mais que Techno tente tirá-lo de lá, não consegue acordar. Por brincadeira, Tharn decide dar uma lição nele (o que eu achei muito bem feito!), mas durante a brincadeira descobre que está mais atraído pelo guri escroto do que imaginava. 

Assim, ele finge que Type dormiu com ele enquanto estava bêbado e deixa umas marcas no corpo dele para provar (mas não faz nada com ele porque ele não é esse tipo de pessoa), só que a reação do menino à brincadeira se mostra muito diferente do que ele esperava, Type parece apavorado e nesse instante Tharn tem certeza que alguma coisa está errada. Porém, em uma discussão que Type desrespeita seu pai, Tharn reage de modo brusco chegando quase a assediá-lo de propósito para ele engolir a língua (achei muito bem pregado), mas novamente a reação de Type é apavorada, ele começa a chorar e implorar que ele não o machuque, nesse momento qualquer dúvida de Tharn a respeito de um trauma foi dissipada e ele confirmou que havia alguma razão muito grave para a homofobia do seu colega de quarto, isso só o torna ainda mais gentil com ele.

Nesse mesmo dia, Type tem um pesadelo com seu trauma, lembrando-se do dia que foi violentado por um homem, Tharn o acalma, mas a reação do garoto não podia ser pior, batendo nele com violência e dizendo coisas cruéis. Apesar de se sentir muito ferido, Tharn não revida. No outro dia, Type fica doente e não vai à aula, ao saber por Techno que o colega de classe está de cama e por isso não levantou quando ele chamou, Tharn, mesmo muito chateado pela noite anterior, volta ao quarto e o ajuda, baixando a febre dele e o abraçando quando novamente os pesadelos o sacodem. A então atração que sentia pelo problemático garoto se intensifica mesmo que Tharn não tenha muita esperança de um dia ser correspondido. Ele pede a Techno que não diga a Type que fora ele quem cuidou dele enquanto esteve doente, mas o garoto acaba contando e Type percebe quão babaca estava sendo com Tharn até então julgando todos os homossexuais como o homem que o agrediu. Ainda que não consiga evitar sentir raiva, ele para de ser tão agressivo com Tharn. 

Essa trégua entre eles, ainda que não os deixe próximos, também não os torna indiferentes e Tharn começa a nutrir um fiozinho de esperança de pelo menos ser amigo de Type. Este último começa a ter problemas com a sua... hum... satisfação pessoal, descobrindo que não consegue parar de pensar em Tharn e na forma como ele o vem tratando, sempre que tenta... hum... se acalmar, Type percebe que não interessa quão bom seja o vídeo que está vendo, ele não consegue. Tharn parece perceber também porque numa aparente brincadeira ele quebra a última barreira que Type ergueu entre eles e o satisfaz (se é que vocês me entendem). Para sua surpresa, a resistência de Type era praticamente a de um pudim quente e o próprio Type se vê, hum... muito satisfeito. Mas é claro que ele não consegue admitir isso para si mesmo e muito menos para Tharn. 

A coisa é que Type ainda não suporta gays. Quando um par de amigos de Techno passa um pouco dos limites com ele, o garoto simplesmente explode e os xinga com brusquidão, o que leva a dupla a difamá-lo por toda a universidade causando um desconforto muito grande para ele, a faculdade fica dividida entre o lado que o odeia (em maioria formada pela comunidade homossexual) e o lado que o usa de desculpa ou incentivo para esbanjar homofobia. Assim, Type se vê deprimido e, para sua surpresa, o único que fica verdadeiramente ao seu lado é Tharn, mesmo que ele o trate com frieza e até indiferença, Tharn não o condena, mas tenta entendê-lo, é quando Type percebe quão escroto ele é e que Tharn não merecia em nada a forma como foi tratado, assim ele conta para ele o que aconteceu quando era criança, assim, Tharn entende a razão por trás de toda a ira do garoto e, sobretudo, da forma como ele mascara seus sentimentos com violência.

De sua parte, Type ainda acredita que Tharn está do lado dos homossexuais e não do dele, mas na verdade, Tharn conversa com a dupla e pede que resolvam o caso e se desculpem. Ele não conta sobre o trauma de Type ao invés disso mente dizendo que deu em cima dele e por isso o garoto é homofóbico. Além do mais, também diz que está apaixonado por ele, assim as coisas se resolvem e a dupla se desculpa, para espanto total de Type que confronta Tharn para saber o que ele disse a eles, então, Tharn se confessa dizendo que acredita estar sim apaixonado por ele. Type não tem exatamente uma reação, mas os dois ficam em um meio bom termo depois disso, contudo, apesar de ter seus sentimentos balançados, Type ainda reluta em admitir o que sente por Tharn porque ele começou a sentir algo, mas a ideia de gostar de um garoto é impossível de assimilar pra ele. Com o que julguei ser uma desculpa bem esfarrapada, ele pede a Tharn que durma com ele e Tharn aceita, devotando todo o seu amor no ato.

Desa forma, o que era para ser uma vez e "nunca mais" se torna constante e Type se vê envolvido com Tharn, mas não admite nem sob ameaça de morte! Além de manter uma barreira firme na relação dos dois (do tipo sexo e nada mais) sem que ninguém saiba o que acontece. Por gostar dele de verdade, mesmo sendo uma situação muito injusta, Tharn aceita e não conta a ninguém o que rola entre eles. Mas cada vez se apaixona mais ao ponto que fica difícil segurar seus sentimentos e ele se vê ansiando em ser correspondido por Type, em todos os seus amigos saberem que ele está apaixonado, e magoa muito a forma como Type só o afasta, cortando seus sonhos de formas muitas vezes cruéis. Nesse ponto eu estava pra dar na cara desse guri, na boa, ele sabia que estava fazendo o outro infeliz e ao mesmo tempo não queria deixar ele em paz, era difícil assistir o Tharn sofrendo sem merecer, na moral.

Pra coroar ainda mais sua escrotice, mesmo tendo uma relação não oficial com Tharn, Type decide tentar namorar uma garota e ainda tem a perfídia de bater em Tharn e dizer que não existe uma relação de verdade entre eles, sempre foi só sexo. O bom da história é que ele engole palavra por palavra quando descobre que não "funciona" mais com meninas, que está apaixonado por Tharn e só consegue dormir com ele. Os dois então começam a namorar, mas ainda não se assumem em público, só para Techno, apesar disso, Type não é um bom namorado, ele é egoísta e não leva em consideração os sentimentos de Tharn ou as coisas que ele gosta. Gente, na moral, Tharn é um bebê que dá vontade de guardar num potinho, na boa, o que ele aguenta em nome do que sente pelo Type não é brincadeira não, no lugar dele eu tinha pulado fora ou de boa nem entrado pra começar.

Ele recusa apresentar Tharn para a família e se recusa a ir pra casa dele no aniversário dele quando foi tudo que ele pediu, e ainda disse que tinha vergonha de assumir que era namorado dele. Olha, sendo bem franca, eu tentei muitas vezes olhar o lado do Type, ele foi hétero a maior parte da vida, passou por aquele trauma horrível quando era muito pequeno e agora se vê apaixonado por um homem, um sentimento intenso que ele não entende direito, okay, até aí dá pra entender o medo que ele sente, mas eu não posso concordar, de forma alguma, a maneira como ele trata o Tharn como se fosse um caso extraconjugal. É injusto com ele. Por sorte, o primeiro relacionamento de Tharn , San, aparece pra dar uma ajudinha a clarear os pensamentos desse babaca que o Type tá sendo e ele é bem ciumento, um pouco possessivo até, mas eu não achei que extrapolou o normal.

Ao ver em que pé estava a relação de Tharn, San decide dar uma sacudida em Type fazendo ele perceber quão babaca estava sendo ao desconsiderar os sentimentos de Tharn e só levar seus próprios em consideração, dessa forma, Type consegue admitir que está com ciúmes e que ainda não conseguiu assimilar a ideia que está namorando um homem. É a partir desse momento que as coisas começam a mudar um pouquinho. Negócio é que Tharn tem um "amigo" chamado Llhong que é secretamente apaixonado por ele e acha que nenhum outro homem no planeta é bom o bastante para Tharn não importa quão apaixonado ele esteja, então, ele usa Tar, um ex-namorado de Tharn, para provocar a ira de Type sabendo que este é muito ciumento e fica inventando um monte de mentiras sobre os dois.

Por sorte, apesar de ciumento Type não é burro (menos mal né?) e percebe de cara que tem alguma coisa muito errada com Llhong, mas ele não pode dizer a Tharn porque eles são amigos há muito tempo e o outro provavelmente não acreditaria dado o histórico de estupidezes que Type já cometeu. Assim, ele escolhe o pior jeito possível de desmascarar Llhong o que implica fazer Tharn sofrer ao terminar com ele. As coisas saem como esperado e Type ainda conta com a ajuda de Thorn, o irmão mais velho de Tharn, quando a máscara de Llhong finalmente cai, o casal mais fofo do mundo enfim fica em paz e assumidão pra todo mundo.

Para ser meu primeiro BL audiovisual (porque meu primeiro BL oficial foi a novel de The Untamed) eu fiquei bem apaixonadinha. Confesso que, no início, achei um pouco estranho, pela falta de costume mesmo (não me condenem ainda), mas não foi tão impactante porque eu já estava lendo a novel e tinha mais ou menos um panorama em mente do que ia ver. Conforme o drama foi avançando eu ia ficando cada vez mais apaixonada pelo Tharn e sua fofura e coomecei odiando o Type, mas fui torcendo por eles no decorrer da história. Uma das coisas que mais curti foi que eles não enrolam muito, eles sentem algo e dizem o que sentem, achei isso muito legal. Além do mais os beijos são muito realistas kkkk, eu fui até pesquisar e descobri que o Mew Suppasit (e eita homem lindo viu?!), o ator que interpreta o Tharn, é realmente homossexual, ao contrário do Gulf que interpreta o Type que dizem as fontes ser hétero.

A química deles nesse drama foi tão boa que não tinha como a gente não shippar gente! Shippei e sofri tanto quanto shippei meus bebês WangXian! O final foi muito fofinho e o extra deles só me fez vomitar mais arco-iris. Eles tinham umas cenas tão fofas juntos que eu ficava só tendo síncopes aqui sem contar que a carga cômica do drama também é muito boa e eu me via gargalhando horrores, mesmo que muitas das piadas fossem de cunho sexual. Negócio que não entendi de jeito nenhum foi o gelo no beijo. Sério, alguém explica? Qual a finalidade daquilo? kkkkk Achei meio "What?" Mas eu não sou versada nas "artes do amor" então vai saber né? Mas gostei muito, não é atoa que esse drama ficou em primeiro lugar no hanking Tailandês como melhor drama, para quem nunca viu um BL eu comecei com o pé mais que direito! Tanto que já fui pesquisar outros pra assistir, negócio é que é complicado porque a maioria deles é sad ending, aí a gente tem que ficar peneirando e corredo atrás de spoiler pra não sofrer. Pra piorar, o que eu comecei a ver sem saber que ainda tava em andamento tá me prometendo ser sad ending também, se for eu venho aqui xingar pra vocês hahaha.

Até a volta, gente!  

2 comentários:

  1. Mermã como assim? o Mew não é assumido totalmente vai com calma kkkkk. Aqui entre nós,acho que ele é Pan...Mas,falando do dorama eu ri muito da sua análise realmente no início o type é muito chato, trata mal um Deus como o Tharn,só pode ter o juízo fraco. Mas quando ele coloca a mão na consciência e percebe o que tem nas mãos, é só amorzinho. A química do Mewgulf deixa o dorama melhor, é cada beijão que nossa senhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Já vi em mais de uma mídia que ele tinha se assumido completamente, inclusive mídias gringas.
      De juízo fraco eu não duvido, passei metade do drama querendo esfregar a cara dele no asfalto kkkkkk melhor química num BL que eu já vi. Mesmo em dramas héteros uma química dessa é pra poucos. Obrigada pela visita!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.