segunda-feira, 13 de abril de 2020

[Drama] Romance is a Bônus Book

Original: 로맨스는 별책부록; rr: Romaenseuneun Byeolchaekburok
Ano: 2019
País: Coréia do Sul
Gênero: Comédia Romântica
Episódios:16
Direção: Lee Jeong-hyo
Roteiro: Jung Hyun-jung
Elenco: Lee Na-young
Lee Jong-suk

Sinopse: Cha Eun-ho é um autor de sucesso e editor sênior de uma editora de livros. Kang Dan-i é uma mãe e ex-executiva de publicidade de sucesso. Quando ele era criança, Kang Dan-i salvou-o de um acidente e ficou ferida. Cha Eun Ho a ajudou a se recuperar e eles têm sido amigos íntimos desde então. Quando Kang Dan-i passa por uma grande mudança de vida e tenta entrar novamente no mundo profissional, suas vidas se tornam ainda mais conectadas. Eles enfrentam desafios pessoais e profissionais à medida que começam a perceber seus verdadeiros sentimentos um pelo outro.

Onde Encontrar: Kingdom Fansub (necessário cadastro)

Esse foi outro drama que eu baixei pela propaganda que o Kingdom estava fazendo e também porque gosto do trabalho do Jong Suk, mas confesso que não estava lá dando muito nele não hahaha. Acabei colocando na lista desse ano porque quero ver os dramas que já tenho baixo para ir excluindo os que não gosto e dando espaço pra outros.

A história segue os amigos Cha Eun-ho (Jong Suk) e Kang Dan-i (Lee Na Young), eles se conhecem desde a infância quando Dan-i salvou a vida de Eun-ho. No dia do casamento de Dan-i, ela acaba fugindo e causando um grande tumulto, então Eun-ho vai atrás dela apenas para descobrir que ela estava escondida dentro do seu carro. Ela conta para ele que não tem certeza sobre o casamento e que brigou com o noivo como vinha fazendo várias vezes desde que se conheceram (e aqui vai um conselho pras amigas: se você está sentindo qualquer hesitação antes do casamento não se case!). Eun-ho se oferece para tirá-la de lá e ir para longe, mas ela acaba voltando para a cerimônia e se casando.

Alguns anos depois, divorciada, responsável pela única filha que teve e sem dinheiro, Dan-i tenta voltar ao mercado de trabalho. Antes de se casar ela era uma brilhante profissional de marketing formada em uma conceituada universidade, mas largou a carreira para cuidar da filha e do marido recebendo em troca a traição deste e a responsabilidade daquela toda sobre seus ombros. Para conseguir uma renda, ela trabalha escondido para Eun-ho como sua empregada, aproveitando para comer e tomar banho na casa dele. Quando sua casa está prestes a ser demolida, Dan-i se vê sem teto e alternativa escondendo-se no sótão de Eun-ho enquanto não encontra um lugar para morar.

É na casa dele que ela encontra a oportunidade que precisa: uma vaga de contrato temporário na editora onde seu melhor amigo é editor chefe. Dan-i se candidata à vaga e consegue passar. Assim, a vida dela segue enquanto ela mora escondido na casa do Eun-ho e tenta dar o melhor no seu trabalho. Só que ele acaba descobrindo que ela está morando na casa dele e a confronta, obrigando Dan-i a contar a verdade, ela não tem ideia que Eun-ho sempre foi apaixonado por ela e, ao confirmar toda a dor que a melhor amiga passou, ele fica indignado e muito triste. Assim, começa a ajudar Dan-i não apenas no trabalho, mas permanecendo ao lado dela em todos os momentos.

Com o passar do tempo, Dan-i vai se redescobrindo como mulher e profissional, apaixonando-se ainda mais pelo mundo dos livros e pelo melhor amigo que é a única âncora que ela tem no caos que a sua vida se tornou. Mas as coisas prometem ser difíceis quando Hae Rin, uma das editoras, está apaixonada por Eun-ho e o renomado ilustrador Ji Seo Jun demonstra interesse por Dan-i sem saber sobre o seu passado. Quais serão as consequências quando ele descobrir que ela é divorciada e, sobretudo, quando a editora descobrir seu passado profissional?

Uma das coisas que mais gostei nesse drama foi a pouca enrolação. Geralmente sempre tem 900 obstáculos entre os protagonistas que ficam indo e voltando numa sucessão de mal entendidos e tretas causadas pelos antagonistas. A gente não vê isso aqui e além de me surpreender foi uma dádiva se comparado com o último drama hétero que eu vi. A Dan-i era apaixonante e não tinha como não torcer por ela, ainda que eu tivesse muita vontade de dar na cara dela por ter se casado com aquele projeto de homem e, sobretudo, por ser tão cega! Na boa, tinha hora que eu não conseguia acreditar que essa mulher conhecia o Eun-ho ha fucking 20 anos!

Cha Eun-ho foi sem dúvida o papel mais fofo do Jong Suk! Ele está absolutamente adorável nesse drama e cumpre bem o papel de um escritor famoso e editor chefe competente. A relação dele com a Dan-i é cômica e doce, além de ele tentar sempre transparecer seus sentimentos através das atitudes o que torna tudo muito bonito de se ver. O casal secundário e bem indireto Hae Rin e Seo Jun tem seu charme próprio e mesmo não simpatizando muito com eles no começo, torci para que terminassem juntos. Uma coisa bacana aqui é que não existem, exatamente, antagonistas. Embora a diretora de Marketing fosse uma verdadeira megera no começo e infernizasse a vida da Dan-i ela vai se desconstruindo conforme a trama avança sem perder a sua essência, uma das coisas mais brilhantes do enredo desse drama.

Outra coisa que é tão presente que se torna um personagem na história é o plano de fundo dos livros. Não apenas os escritores, mas todo o processo que envolve o nascimento de uma obra e o trabalho dos editoriais coreanos. Fiquei com inveja, queria que no Brasil as coisas funcionassem como lá, é tão mais aberto e com mais oportunidade que aqui, sem contar que lá o autor é a autoridade, aqui a editora tem a última palavra e a gente ainda tem que pagar fortunas por isso na maioria dos casos. É um drama que faz a gente se redescobrir como leitor e relembrar a paixão de viajar numa boa história. Fazia tempo que não via um drama tão apaixonante.

O final é bom e por incrível que pareça não resolvem tudo nos 42 do segundo tempo nos deixando uma conclusão redondinha, ainda que não completamente fechada, mas muito satisfatória em todos os sentidos. Aquele "fim" com cara de "começo" que dá um calorzinho nos nossos corações. Dessa vez toda a propaganda que elas fizeram foi muito merecida e eu adorei a experiência de acompanhar o Eun-ho e a Dan-i nessa jornada literária para escrever as próprias histórias. Mais que recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.