quarta-feira, 1 de abril de 2020

[Relendo&Relsenhando] Sussurro (Hush Hush)

Original: Hush Hush
Autor: Becca Fitzpatrick
Gênero: Ficção / Romance / Mistério
Ano: 2009 (orig.) 2010 (BR)
Páginas: 264

Sinopse: Nora Grey é uma garota extremamente responsável e estudiosa, que sempre faz as coisas certas. Mantendo planos para conseguir entrar numa boa faculdade, Nora vê sua vida mudar drasticamente com a chegada de Patch, seu novo parceiro de biologia, extremamente atraente e misterioso, que parece saber mais sobre sua vida do que ela mesma. Impulsionada a descobrir mais sobre seu passado e sobre seu comportamento misterioso, Nora passa a investigar Patch, e a inevitavelmente se aproximar dele, sem saber que estaria colocando sua vida em risco. Mais tarde, Nora descobre que Patch é na verdade um anjo caído do céu por cobiçar a vida humana, e que aparentemente deseja matá-la por causa de sua descendência Nefilim e ter um corpo humano próprio. No entanto, os dois acabam se apaixonando, o que coloca suas vidas em perigo já que um Nephilim (criatura feita a partir da relação de anjos caídos com seres humanos) deseja vingança com Patch.

O Relendo e Resenhando está saindo um pouco atrasado, mas confesso que anda difícil fazer qualquer coisa esses dias. Por enquanto, graças a Deus, aqui onde eu moro está tudo bem, mas não quer dizer que minha mente anda necessariamente bem. Tenho encontrado muita dificuldade de concentração para qualquer coisa, não tenho dormido direito o que tem baixado consideravelmente meu rendimento para qualquer coisa e peço desculpas a vocês que acompanham meu blog. Está difícil e se eu não encontrar uma forma de acalmar minhas emoções acho que vou afundar num buraco negro. Antes, escrever ajudava, mas não tenho conseguido fazer isso... nada parece bom e eu acabo desistindo as vezes antes de mesmo começar.

É engraçado como nossas concepções mudam conforme envelhecemos, não acho que minhas leituras se tornaram mais exigentes ou que eu tenha virado uma consumidora de clássicos e começado a menosprezar toda a outra leva de gêneros, ao contrário, acredito que ando consumindo mais YA e NA que nunca. O negócio é que consumir isso com uma cabeça de 20 anos é uma coisa e com uma de 30 é outra. Tem oito anos desde que li Sussurro pela primeira vez, lembro, inclusive, que minha irmã comprou o último livro do quarteto pra mim bem na semana que meu avô paterno havia falecido, acho que é por isso que eu não me lembro quase nada do desfecho da história. Reler Sussurro me fez pensar em algumas coisas acerca do meu gosto literário com o passar desses oito anos, vi esse livro sob uma outra perspectiva desvinculada, inclusive, da moda de anjos que estava na época que ele foi lançado, moda essa alavancada pelo Fallen que espero reler em breve.

Mas bem, a história segue Nora Grey, uma estudante do ensino médio cuja mãe trabalha fora da cidade. O pai de Nora foi morto a tiros anos atrás e ela mora na casa de fazenda onde cresceu, já que a mãe passa a maior parte do tempo fora, a empregada da família, Dorothea, cuida dela. O início de outro semestre letivo e o treinador responsável pela aula de biologia resolve reorganizar a sala de aula separando Nora de sua melhor amiga, Vee, com quem fazia par na aula, e colocando-a com o aluno novo Patch, um garoto misterioso e arrogante que não demonstra estar muito interessado em facilitar a vida dela ainda que não esconda seu interesse por ela.

Mais tarde, Vee e Nora encontram dois garotos chamados Elliot e Jules, e os quatro vão para o Parque de Diversões Delphic. Vee está tentando desesperadamente unir Nora e Elliot em um relacionamento, já que ele claramente se sente atraído por ela. Eles se encontram com Patch, e Vee e Elliot demonstram sentir ciúme, mas Nora garante que não há nada acontecendo entre ela e Patch. Nora vai até ele para dizer "olá", mas ele tenta persuadi-la a dar uma volta com ele em um dos brinquedos do Parque, o Arcanjo. Pelo fato de ter medo de altura, ela não aceita. Entretanto, desesperada por respostas, ela inventa uma desculpa e aceita ir ao Arcanjo com ele. Depois do passeio, Nora conta a Patch que ela foi atirada para fora do carrinho e que ele a salvou da morte. Ele a ignora e pede para que fique calma. Intrigada, Nora não consegue achar Vee ou o seu carro em nenhum lugar. Patch oferece uma carona para Nora, mas ela permanece relutante em aceitar. Na casa dela, ambos fazem tacos e Nora fica assustada quando Patch parece lhe ameaçar com a faca que estava usando para cortar tomates. Ela se acalma depois, quando Patch a coloca sobre a bancada da pia e quase a beija, quando são interrompidos pelo celular tocando.

Em uma sucessão de eventos, Nora começa a se tornar mais próxima de Patch e a ter ideias diferentes sobre ele. Nesse mesmo tempo, ela encontra o amigo de Patch chamado Rixon no Fliperama do Bo. Depois disso, Nora fica ansiosa para descobrir o passado de Elliot depois de ler uma notícia na internet que dizia que ele estava envolvido em um misterioso caso de assassinato. Ela vai até Portland, a cidade onde ele morava, para investigar, e durante a noite, ela pede por direções a uma mendiga e paga a mulher dando o seu casaco a ela. Começa a chover e Nora rapidamente descobre um corpo morto; era a mendiga. Com medo por sua vida, Nora liga para Patch pedindo uma carona para casa. Patch leva Nora até o seu Jeep. O carro quebra no meio da estrada e eles param em um motel barato. Dentro do quarto do motel ela toca nas cicatrizes de suas costas entrando na memória de Patch oito meses antes dela conhecê-lo.

Depois de ser arrancada da memória, Patch força Nora a ficar na cama, querendo saber o que tinha visto. Frustrada, Nora pergunta a Patch se ele desejava matá-la e ele concorda. Patch começa a beijar Nora quando ela tenta escapar dele. Ele admite que estava tentando matá-la, mas não ia continuar com isso. Sua busca por respostas finalmente a leva para a impressionante revelação de que Patch é de fato um anjo que caiu do Paraíso, e que pretendia matá-la, explicando o motivo dele ter aparecido no colégio e parecer saber tudo sobre ela. Patch tinha encontrado uma maneira de se tornar humano através do Livro de Enoque. Ao matar Nora, ele conseguiria matar o seu vassalo Nefilim, Chauncey Langeais, o que faria dele humano. Dabria, a ex-namorada de Patch e um anjo da morte que estava se passando pela Sra. Greene (a psicóloga do colégio), deseja que Patch salve a vida de Nora, para que ele possa ganhar novamente as suas asas que foram arrancadas quando caiu e tê-lo de volta. Patch insiste em se tornar humano seguindo o seu plano original. Mas esse plano não vai a lugar algum porque ele se apaixona por Nora.

Só que ainda há alguém que quer matar Nora e não é Dabria como ela pensava, na caçada pela verdade e pela segurança de Vee, Nora vai se expor a um grande perigo que pode pôr em xeque sua vida, mas pode dar a Patch aquilo que ele sempre quis.

Confessar que, nessa segunda leitura eu não gostei muito do livro hahaha. O que chega a ser irônico considerando que na época eu fiquei apaixonada por ele. Não sei, pode ser culpa do meu emocional bagunçado com a ansiedade, mas na maior parte do tempo eu só queria dar na cara de Nora, me irritava com a passividade e o zero controle de si mesma que ela tinha, cedendo quando não queria ou não devia ceder mesmo sabendo que era errado e ia se dar mal, era irritante. Nem mesmo a desculpa da adolescência safou algumas atitudes idiotas dela. A história tem um enredo bom, é bem estruturada, mas acho que eu fiquei velha demais e a identificação com as personagens meio que morreu. É isso ou minha chatice piorou com a idade (o que não é nada difícil).

Claro que eu não estou dizendo que o livro é ruim. Só não me cativou como da primeira vez, mesmo a mitologia dos anjos sendo interessante, Patch não soou tão atraente pra mim agora como a oito anos atrás, mesmo o gancho da história sendo realmente bom a magia não estava mais lá. Eu só vou ter certeza se isso é culpa da minha velhice quando eu reler o Fallen, se a impressão continuar a mesma vou saber que minha chatice piorou com a idade haha. No demais, Sussurro é um bom livro principalmente pra quem está querendo algo levinho pra passar o tempo ou iniciando agora no mundo da fantasia jovem.

Desculpe mesmo a qualidade da resenha, gente, eu realmente não estou conseguindo me concentrar em nada... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.