domingo, 1 de novembro de 2020

Alerta aos dorameiros!

 Não sei se vocês estão lembrados, mas ainda esse ano os fansubs suspenderam suas atividades por causa de reupload dos seus trabalhos, sobretudo gente que estava vendendo o trabalho deles. Gente, a discussão sobre quem está certo e quem está errado é velha e, como revisora de dois deles, eu posso dizer que é graças aos fansubs que temos acesso de verdade ao conteúdo da Ásia. 

A netflix como vocês podem dizer até traz ou produz alguns deles, há canais de streaming como o VIKI também, mas pensem comigo: além de serem em sua maioria produções coreanas, nem todo mundo tem dinheiro pra bancar a mensalidade e, sobretudo, as legendas do VIKI às vezes demoram muito pra sair. Muitos fansubs trazem conteúdo exclusivo de dramas que você, com sorte, só acharia com legenda em inglês e, meus amiguinhos, nem todo mundo tem um inglês afiado o suficiente pra assistir um drama chinês legendado nessa língua sem ficar dando pausas uma vez que a velocidade de fala deles é quase insana.

Por isso, veio por meio deste post pedir solidariedade ao Urameshii Fansub, o primeiro fansub que eu conheci e por onde vi meu primeiro dorama. Encontrei, recentemente, um canal no youtube que disponibilizou o lakorn (drama tailandês) kleun chewitt completo legendado com uma legenda que não era do proprietário do canal, mas sim a legenda do Urameshi que ela estava usando como se fosse dela. E ainda mais, pedindo ajuda de custo pro canal usando o trabalho dos outros.

Tudo okay se você quer legendar dramas, ninguém está impedindo, mas legende de verdade, não fique fazendo reupload do trabalho alheio como se fosse seu. É errado. E nem venham com a conversinha de que "ladrão que rouba ladrão... blá blá blá", as meninas deram seu tempo pra traduzir, revisar, encodar e upar esse drama (que é super grande) de graça, o trabalho delas merece respeito. Então, venho aqui pedir que denunciem a playlist. 

Eu vi que essa guria tem um site no wix onde disponibiliza dramas, ainda não tive tempo de checar se todos são reuploads, mas peço que vocês não compactuem com esse tipo de atitude. Sites de anime, canais de youtube ou quaisquer outros que não tenham parceria ou autorização para reupar os projetos dos fansubs denunciem e avisem aos fansubs. Isso não só compromete o trabalho delas, mas pode quebrar os links e impedir que outras pessoas vejam o drama. 

Dito isso, deixo embaixo o link da playlist e do site da fulana.

Playlist kleun chewitt

1. https://www.youtube.com/playlist?list=PLAOR10Tm3f_rPWBoJjalqKfsQZyZdQM72

Site: https://dayanaekinho.wixsite.com/dayanaoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.