domingo, 14 de abril de 2024

[Bíblia] Levítico parte I

 Antes de começar, preciso dizer para se ter muito cuidado com a primeira leitura desse livro. Olhando agora minhas anotações percebi o número de dúvidas que tive durante a leitura por não ter conhecimento suficiente para entender o tempo e espaço narrativo no qual esse livro se encaixa. A introdução dele na minha bíblia é muito vaga e não oferece muito contexto, de modo que, além de maçante, o livro pode ser um pouco chocante de início.

Lembram quando, no último post, disse que o Pe. Reginaldo Manzotti disse que deveríamos começar a ler a bíblia pelo novo testamento? Bem, talvez o motivo seja por livros como Levítico e Juízes. São leituras difíceis, por vezes indigestas e que nos fazem questionar as leis divinas. Mas, entendamos isso como os primórdios da igreja, e essa igreja primitiva, em um período onde o povo judeu era governado diretamente por Deus, foi "renovada" através de Jesus de modo que, quando vemos algumas dessas leis implacáveis e algumas até mesmo intolerantes, não devemos e nem podemos nos assustar, mas tentar entender o percurso e o momento histórico desse povo e como Jesus, com sua vinda, ressignifica essa lei e a transforma em uma nova aliança.

Claro que agora eu tenho uma visão melhor disso, mas quando li da primeira vez, de cara, fiquei bem confusa, chocada e até cheguei a duvidar do amor infinito de Deus '-' porque tem umas coisas nessa legislação que são impensáveis no dia de hoje, inclusive, muitas "religiões" por aí se apoiam nesse livro para construir seus dogmas, algo completamente impensável e que contraria a compaixão, igualdade e respeito pregados por Cristo. Como bem disse aquela música, "Jesus rosto humano de Deus", mas não só o rosto, ele é o coração humano do Senhor e, através dele, somos refeitos e convidados a uma vida nova, mas uma vida que não nos tolhe ou nos aprisiona.

Explicado isso, vamos às minhas anotações. Vou dividir em dois posts porque eu não fiz anotações por capítulo como nos livros até aqui, eu fiz um texto corrido sobre todo o livro. Então, pra não ficar muito grande, vou dividir.

Esse livro é basicamente um manual acerca das leis rituais e prescrições culturais dos judeus e tem o valor mais documental, todavia, farei menção aos pontos que me chamaram a atenção.

"sed lex, dura lex"

Não tenho ideia do quanto Cassandra Clare referenciou a bíblia em sua fantasia com anjos, mas tenho forte impressão que essa frase veio enquanto ela lia esse livro. Digo isso porque em maior parte do tempo era nela que eu pensava em quanto lia.

Comparado com a fluidez do Gênesis, o Levítico em boa parte é bem desinteressante, assim como o Êxodo da metade pro final que se fixa muito em instruções para o tabernáculo e as medidas, pesos e tudo o mais estava em referências difíceis de converter.  Boa parte do Levítico —  que leva esse nome por causa da tribo de Levi — se trata do que hoje compõe boa parte da tradição judaica.

Todavia, a parte da legislação em si tiveram algumas coisas que me chamaram a atenção, muitas delas eu já sabia, outras eu só não sabia que era nesse livro, e outras eu nem fazia ideia e me deixaram um tanto pensativa. Como é um livro do Antigo Testamento e, segundo a igreja, muito se renova e muda com a vinda de Cristo, não pude deixar de me sentir ansiosa com alguns detalhes. E vamos de perguntas:

"Não te deitarás com um homem como se fosse mulher: isso é uma abominação (18,22); se um homem dormir com outro homem como se fosse mulher ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão sua culpa. (20,13)

Sabemos de onde vem as punições tenebrosas que se vê pro lado do oriente médio. Pensei que isso estava em provérbios (não sei por que razão), não deixou de soar pesado. Se não condenamos, somo coniventes? Até onde o amor ao próximo é tolerável então? Mil coisas se passaram na minha cabeça.

Poréeeeeem.... Jesus muda isso quando diz "amai ao próximo como a ti mesmo", sabe a ideia de amar o pecador e repudiar o pecado? É mais ou menos isso. A salvação, a partir do sacrifício de Cristo, deixa de ser coletiva e passa a ser individual. Cada um vai responder por si mesmo diante de Deus. Então, apenas amemos um ao outro e o resto não é da nossa conta. Respeito é a palavra chave aqui, devemos respeitar as escolhas do outro e deixar o julgamento para Deus. Ele é quem decide o que é certo e errado. 

"Não odiarás o teu irmão no teu coração. Repreenderás o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa. Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás teu próximo como a ti mesmo." (19, 17-18)

Ok, e se meu próximo é a pessoa da lei de cima eu faço o que? (foi a primeira coisa que pensei quando li isso hahahaha)  Entende como é contraditório? Agora compreendo melhor o dilema de quem questiona. Se meu próximo é homossexual eu mato, mas se não é eu amo? 

Dá pra pensar nisso, não dá? Mas volto a lembrar, essas leis foram ressignificadas por Jesus, de modo que acabou essa violência desmedida. Cristo nos prega tolerância e respeito mútuos, o julgamento fica para o Pai.

"Não fareis figura alguma em vosso corpo" (19, 28)

Esse eu também pensei que estava em provérbios (por que encasquetei com isso, não sei) Esse versículo também  fala de "incisões por um morto" o que não entendi. Mas a mensagem da tatuagem foi recebida com sucesso. A coisa é que, não é porque a pessoa tem tatuagem que vai direto pro inferno, eu conheço muita gente que não tem um centímetro de pele sem figura, mas o coração não cabe dentro do corpo. Enquanto outros com a pele limpinha não vale o que o gato enterra. Entende como é? O coração vem antes e é com ele que Deus se importa. 

Por enquanto é isso. Esse livro é bem polêmico e cheio de complicações. Muitas dessas perguntas que eu coloquei nas minhas anotações, com o passar dos livros e por já ter dado uma conferida em Mateus, foram mais "iluminados" e estou tentando expor aqui da melhor forma possível. Se a gente lê Levítico como um livro de condenação ao pé da letra, metade da humanidade já estaria com um pé no inferno '-' a gente precisa de contexto, situar a situação em um tempo e uma narrativa próprios que vão se modificando ao longo do tempo. Muitas dessas leis apenas mudaram de forma e contexto com a vinda de Cristo e entender isso durante a leitura vai impedir que saiamos apontando dedo pra todo lado e dizendo que o irmão vai queimar pela eternidade porque julgar, amigos, também é pecado.

Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.