domingo, 7 de abril de 2024

[Livro] Victor Hugo: Dois séculos de poesia

 

Editora ‏ : ‎ Thesaurus; 1ª edição (1 janeiro 2002)

 86 páginas

ISBN-10 ‏ : ‎ 8570623224

Esse é meu primeiro contato literário com Hugo. Embora tenha visto adaptações de suas obras, nunca as li propriamente, tampouco sabia que ele era também poeta. Sendo um livro relativamente curto não vou me estender muito na resenha, em especial por ser poesia um tipo de texto que fala com cada leitor de maneira distinta, duas pessoas não olham o mesmo poema sob a mesma ótica. 

Nessa seleção, as temáticas variam de religião, mitologia, filosofia todas com certo ar niilista e algumas cunho até romântico. Sendo a edição bilíngue, francês-português, pude rememorar umas poucas palavras francesas que aprendi quando me arrisquei, anos atrás, a estudar o idioma (e vi que não nasci pra ser chique hahahaha). 

No geral, embora não conheça o Hugo romancista, como poeta ele me soou um tanto melancólico. Senti que boa parte da sua poesia era baseada em pessimismo e incredulidade para com a vida e a humanidade. Foi bem triste. Tiveram seus fôlegos devaneantes como a menção à história de Rute em Booz Adormecido que soa como um romance com nuances mesmo de erotismo velado e mesmo nessas pausas ainda consegui sentir certa melancolia, não sei se foi a escolha de palavras ou só minha própria impressão da poesia do autor mesmo.

Eu não sou acostumada a ler poesia, embora goste particularmente do gênero, não é algo que consuma muito, salvo sonetos de Shakespeare que me pego lendo de tempos em tempos porque gosto bastante da lírica dele. Infelizmente tive pouco contato com poesia na faculdade, na verdade, literatura foi praticamente escassa no meu curso (choro), conheci um pouco mais de Vinícius de Moraes e algo de Fernando Pessoa e Castro Alves na escola fundamental e ensino médio, ainda assim muito pouco. Ainda assim, achei esse contato com a face poética de Hugo interessante. Aquém do niilismo saltando dos versos, impressão subjetiva, alguns poemas da seleção conversaram comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.