terça-feira, 6 de janeiro de 2026

[Anime] A sign of Affection

 Original: ゆびさきと恋々

Ano: 2024

Episódios: 12

Gênero: romance, comédia

Sinopse:  Yuki Itose é uma estudante universitária com deficiência auditiva cujo mundo está envolto em silêncio desde o nascimento. Ela viveu no mesmo lugar durante toda a vida e raramente interage com outras pessoas, exceto com sua melhor amiga, Rin Fujishiro. Certo dia, durante seu trajeto, ela conhece Itsuomi Nagi, de cabelos grisalhos e multilíngue, um amigo em comum de Rin. Ao contrário da maioria, Itsuomi permanece inabalável quando descobre a deficiência de Yuki; isso, junto com suas experiências no exterior, a fascina e comove. Depois que eles se separam, o carinho dela por ele começa a crescer. Um novo mundo começa a se abrir para Yuki e Itsuomi à medida que eles aprendem sobre as diferentes vidas um do outro. Yubisaki to Renren é uma comédia romântica alegre que ilustra a vida silenciosa de um estudante universitário e como um homem que compartilha seu mundo começa a mudar o dela.

Depois da minha irmã muito insistir, acabei assistindo esse anime que, em um primeiro momento, me pareceu muito interessante por fugir um pouco do padrão de personagem que a gente geralmente vê num shoujo já que a protagonista é surda. Pelo menos eu não vi antes desse nenhum anime com protagonistas deficientes.

A história gira em torno de Yuki, uma jovem surda que frequenta a universidade com a ajuda de sua amiga Rin que transcreve o conteúdo das aulas para ela, apontando a falta de adaptabilidade nas universidades japonesas (não sei se na vida real é igual, mas no anime é). Yuki consegue ler lábios e se comunica com outras pessoas por meio de mensagens escritas em papel ou no celular. Um dia no metrô ela se depara com um homem que a aborda pedindo informações, mas não consegue ler os lábios dele e é "salva" da situação por Itsuomi, um jovem que passa a maior parte do tempo viajando.

Eles "esbarram" assim no mundo um do outro e Itsuomi fica encantado com Yuki à primeira vista, especialmente naquele mundo completamente novo para ela e conforme os dois se aproximam em uma amizade improvável, ele adentra cada vez mais no mundo dela, se interessando por linguagem de sinais, querendo saber mais a respeito dela e das coisas que gosta ao ponto de acabarem se apaixonando e arriscando uma relação que, apesar dos desafios, muda suas vidas.

Eu gostei muito do anime, a animação é belíssima, uma das mais bonitas que eu já vi, a história é boa, aponta de forma muito crítica a falta de espaço que pessoas deficientes têm na sociedade japonesa, a dificuldade de comunicação, de espaços de emprego, a falta de adaptação em ambientes públicos e isso não é muito diferente em outras sociedades como a nossa própria que enfrenta em boa parte os mesmos problemas.

A coisa que me deixou com um pé meio atrás foi o romance. A meu ver, acontece rápido demais. Não sei se no mangá é mais desenvolvido, mas aqui em questão de um episódio a Yuki já tá apaixonada e eu fiquei tipo "como assim, amiga?" não que eu a censure, o boy é mesmo tudo isso, mas não consegui comprar muito esse amor instantâneo e demorei a engatar no shipp sendo bem sincera. Eles como casal consolidado é um dos melhores que já vi em animes, não é o tipo de história que coloca problemas desnecessários no meio da narrativa e tudo flui realmente na dinâmica deles.

Ele me arrancou um nove. O love instantâneo fez perder alguns pontos, pra mim faltou alicerce, foi rápido demais. Ainda assim é envolvente, engraçado, crítico no ponto certo e muito fofinho. A gente acaba se apegando e torcendo por eles. Além do casal secundário que também engaja embora de maneira bem menos envolvente que o principal. A trama é boa e pra quem não quer ver uma daquelas histórias cheias de drama fora de tom, é o anime ideal. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.