sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

[Livro] Tudo o que eu não te disse

 Original: All the things I didn't say

Ano: 2024

Autor: Ann Liang

Sinopse: Sadie Wen é perfeita na teoria: representante da escola, oradora da turma e um "prazer de ter em sala de aula". O truque para manter seu sorriso de estudante-modelo estampado no rosto o tempo todo? Ela canaliza todas as suas frustrações em seus rascunhos de e-mail.

Ela nunca os enviaria, é lógico, mas é um alívio poder desabafar sobre sua professora de inglês inflexível ou sobre uma colega de classe aproveitadora que está levando crédito pelo seu trabalho. No entanto, os e-mails que carregam o seu mais puro rancor são direcionados ao seu irritante rival acadêmico, Julius Gong, cuja arrogância e síndrome de superioridade a incomodam desde que eram crianças.

Sadie não precisa se conter em seus e-mails, afinal ninguém jamais os lerá... Pelo menos era o que ela achava antes de eles serem enviados acidentalmente para todo o colégio. Da noite para o dia, a vida de Sadie, cuidadosamente moldada e livre de conflitos, é virada de cabeça para baixo.

É o seu pior pesadelo acontecendo: todos na escola sabem o que ela realmente pensa deles, e agora eles não têm medo de dizer o que pensam dela também. Mas, em meio ao caos, há uma pessoa que está começando a apreciar a “verdadeira” Sadie: Julius, o único garoto que ela jurou odiar.

 

Sadie Wen e Julius Gong eram inimigos declarados e viviam uma eterna guerra fria sobre quem era o melhor. E, até o momento, Sadie estava ganhando por alguns poucos pontos. Quem olhasse de fora julgaria que Sadie tinha uma vida perfeita, era uma das alunas monitoras, tinha notas excelentes, era popular, se dava bem com todo mundo e era querida pelos professores, mas o que ninguém sabia era que por trás dessa fachada perfeita se encontrava uma garota reprimida e com traumas causados pelo abandono do pai sobre o qual ela se culpava.

Tudo o que importa para Sadie, no entanto, é vencer Julius e ir para a melhor universidade construir uma carreira de sucesso e poder ser útil à sua mãe e irmão. Porém, o destino parece ter outros planos para ela. Em um começo de aula, ela precisa se ausentar por um momento e, quando reaparece, seu maior pesadelo se concretiza: todos os rascunhos dos seus e-mails, usados para desabafar sobre as pessoas na escola, foram enviados! O coração de Sadie pula uma batida quando se dá conta do estrago e, de uma hora para outra, a aluna adorada se torna alvo de todo mundo, de alunos a professores.

Como medida de disciplina, o diretor sugere que ela e Julius passem mais tempo juntos e se entendam como bons amigos para tirar as péssimas impressões causadas pelos e-mails que são o assunto de toda a escola. Sadie se vê sem saída e só pode contar com sua amiga Abigail e lutar para não estrangular Julius Gong até a formatura. Contudo, quanto mais a proximidade forçada entre eles se dá, mais Sadie vai percebendo que há mais por trás da fachada fria e controlada de seu inimigo.

 Se já li algum enemies to lovers não me vem em mente no momento. Achei o livro bem bonzinho, deu para distrair a cabeça e é bem imersivo. Pra um romance adolescente eu achei os personagens bem pouco irritantes e bem construídos, foi gostosinho acompanhar o romance entre Sadie e Julius além das suas brigas quase infantis por notas e aceitação. E ver a evolução de Sadie de uma garota retraída e cheia de repressões para uma adolescente normal também foi muito bacana. Tem aquele gostinho de filme da sessão da tarde gostosinho de acompanhar e, apesar de eu ter desejado um final melhor, achei que cumpriu bem o que prometeu. Gostei bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.