segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

[Livro] Noturno - o lado oculto da alma

 Organização: J. C. Gray

Gênero: antologia, terror

Ano: 2021

Páginas: 232

Sinopse: O ano é 1985. Estados Unidos. é noite de Halloween e os habitantes daquela pequena cidade do interior procuram um pouco de diversão com o parque itinerante, que estava lotado especialmente naquele dia. O cheiro de pipoca e algodão-doce e os sons dos brinquedos se misturam aos gritos e risos de todos aqueles reunidos em torno de diversão, e você se aproxima de uma enigmática tenda cigana. O tecido listrado atrai o olhar. Você não se lembra de ter reparado nela ali antes. Então, surge um homem chamando a quem passa do lado de fora. Um cigano alto, esbelto, de cabelos bem negros e longos, presos por uma bandana. As roupas muito coloridas parecem combinar de forma incomum...

 

O ano é 1985 e um parque intinerante se aloja em uma pacata cidade dos EUA, entre os brinquedos e atrações disponíveis, uma tenda mais afastada de todas as outras se ergue, a tenda de Madame Gris, uma poderosa vidente que conhece o passado, o presente e o futuro e nunca mente. Ela nasceu do acordo que fez com o Noturno da Alma, uma criatura mágica que se alimenta de almas perversas, a cada dez anos, Madame Gris resurge do medalhão mágico para conseguir almas para alimentar o Noturno enquanto faz previsões sobre aqueles que entram na sua tenda pelo módico valor de dez dólares.

Eu estava meio receosa de ler esse livro no começo, quer dizer, de ouvir o livro porque eu tenho a versão em audiobook no skeelo. O livro na verdade é uma antologia que tem diversos contos interligados por esse mote da Madame Gris, todos os personagens de alguma forma terminam na tenda dela e um passado ou futuro obscuro é revelado. Eu gostei muito mesmo dessa leitura, os contos são sinistros, alguns meio bobos, teve apenas dois ou três que não gostei muito, mas a maioria esmagadora dos contos é incrível de tão sombria.  Alguns reviram o estômago e dão agonia enquanto eu ouvia.

Além de muito bem escritos, eles conseguem se interligar à espinha dorsal do parque intinerante com maestria, temos muito bons autores reunidos em um conjunto de contos sobre o pior da alma humana. Vale muito a pena mesmo a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.