terça-feira, 1 de março de 2016

[TAG #Japonês] Mão na massa!


みなさんこんにちわ!

Hoje é terça feira dia da tag Japonês! Hoje a gente vai falar um pouco sobre rotina de estudo, vou mostrar umas primeiras palavras básicas que já aprendi e ainda uma dica do professor Luis Rafael para memorizar a Hiragana e Katakana, ele diz que com esse método dá para fazer em uma semana, eu não consegui, mas não deixa de ser um excelente exercício e muito divertido. Então, sem mais delongas, vamos começar!

ROTINA DE ESTUDO

Não apenas o Japonês, mas qualquer outro idioma que você se proponha a aprender precisa de disciplina e dedicação. Eu nunca avancei no Inglês porque sou a pessoa mais indisciplinada do universo e não estou exagerando. Preciso arrumar um professor militar! Não apenas estudar, mas revisar sempre é importante. Eu separei três dias na semana para estudar Japonês, nos outros dois dias eu tento estar sempre revisando as sílabas que tenho mais dificuldade e revendo as frases que já aprendi nas aulas anteriores. Em geral, cada aula eu passo de quarenta minutos a uma hora dependendo do tipo de atividade que eu estiver vendo. É bom você arrumar uma rotina de estudo que se encaixe no seu tempo, separar os materiais próprios para isso e sempre que puder ir revisando.

MATERIAIS DE ESTUDO

Para começar o óbvio é um caderno. Mas eu separei também uma caderneta de palavras e frases, vou escrevendo nela (exclusivamente em Hiragana e/ou kanji) as palavras e frases que vou aprendendo, tenho sempre em mãos principalmente quando estou vendo algum anime ou J-drama. Também imprimi uma planilha de treino quando estava aprendendo a Hiragana, as sílabas em Japonês seguem uma ordem de traço então a planilha ajuda muito não apenas a treinar as sílabas como a aprender a ordem dos traços, você pode baixar essa planilha gratuitamente nesse site: Aprendendo Japonês.
As letras japonesas são muito delicadas e curvilíneas, principalmente a Hiragana, alguns Kanjis têm traços muito pequenos e são muito difíceis de escrever, então eu aconselho a usar uma caneta de ponta porosa a coleção Stabilo point 88 ponta 0,4 é muito boa, eu também uso caneta em gel com ponta de 1mm. 

JAPONÊS COM MÚSICA

Essa é a dica do professor Luis Rafael do programa Japonês online (que eu ainda não consegui fazer porque é caro), é uma maneira lúdica, prática e muito boa de aprender Japonês enquanto ouve uma boa música. A maior parte das palavras de Inglês que eu aprendi foram graças as músicas que eu sempre gostei de ouvir. O único problema que eu vi com o método dele foi que as músicas escolhidas e disponibilizadas no site do programa são um pouco rápidas para quem tá bem no início ainda. Então, eu vou pôr o vídeo do método para que vocês vejam como funciona, mas para quem quiser tentar, eu vou disponibilizar aqui umas músicas mais lentas em hiragana em que a pronúncia é um pouco mais pausada e dá para ouvir melhor e acompanhar. Eu comecei com a música do anime D-Grey Man cantada pela Senae Kobayashi, a segunda que aprendi foi a do Tsubasa Chronicles da diva Yuiki Kajiura, mas essa é um pouco rápida demais, veremos ela mais pra frente. Vou disponibilizar hoje a do D-Grey Man porque é a melhor pra começar e a letra é bonitinha.



Não sei quanto a memória de vocês, mas eu não consegui aprender a Hiragana em uma semana nem a  pau, ainda tem umas sílabas que eu engancho muito. Prevejo que vou demorar um século até aprender a Katakana também. Mas ainda assim o método é muito válido. No final do post eu vou deixar a letra da música em Hiragana, a letra original com os kanjis por enquanto é melhor não ver até que os dois silabários estejam bem memorizados, pelo menos é o que eu acho.

PRIMEIRAS PALAVRAS

Aqui eu vou deixar algumas primeiras palavrinhas que eu aprendi um pouco antes de começar a estudar sério, vendo animes, e outras que eu já vi quando comecei a estudar. Para fins de estudo vou colocá-las na hiragana mesmo que é para que se habituem a ler. 

As pessoas do discurso:

私 (わたし) = Eu.
Esse é o primeiro Kanji que a gente aprende, então memorize-o porque ele é muito útil. Por enquanto é o único Kanji que vou colocar aqui (até porque é o único que eu realmente aprendi.). 私 é usado para mulheres segundo minha professora de Japonês (daquele curso do youtube que pus no primeiro post), os homens usam ぼく, já que 私 é considerado feminino e mal visto quando usado por homens.
あなた = Você
かれ = Ele (também usado para namorado.)
かのじょ = Ela (também usado para namorada.)

Para formar as pessoas do plural você simplesmente acrescenta たち ao final das primeiras pessoas do singular.
私たち = nós
ぼくたち = nós (homens)
あなた'たち = vocês
かれたち = eles
かのじょたち = elas

Outras palavrinhas úteis para começar

おはよう = Bom dia
こんにちは = Boa Tarde (também usado como olá)
おやすみなさい  = Boa noite
がんばて = Se esforce (também para dizer boa sorte)
ごんめなさい = Sinto muito, me desculpe
すみませ = com licença (também usado como desculpe)

Por enquanto está bom, já é um bom começo. Espero que esteja ajudando um pouco. Qualquer pergunta ou dúvida só pôr nos comentários. Agora vou deixar a letra da música e o vídeo para que comecem a fazer o exercício de Hiragana. Se conseguirem aprender em uma semana me digam! As palavras em negrito na música estão na Katakana, ok?

がんばてください!


つないだてにキッス
Senae Kobayashi

そして ぼうや は ねむりについた
いきずくはいの なかの ほの を
ひとつ, ふたつと,うかぶ ふくらみ いとしいよこがを
だいちに たるる いくせんの ゆめ ゆめ

ぎんのひとみの ゆらぐ よる に
うまれ おちた かがやく おまえ
いくおく の としつき が
いくつ いのり を つち え かえしても

私 は いのり つずける
どうか このこ に あい を
つないだ て に キッス

(Repete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.