terça-feira, 29 de março de 2016

Tag #Escrita: Programas Úteis

Oie, pessoas!

Como estão? Espero que bem. Hoje, volto com mais um post da tag Escrita, feita especialmente para ajudar um pouco pessoas que gostam do universo e querem um norte por onde começar, dúvidas a serem sanadas e conselhos que eu posso dar de acordo com a minha própria experiência. Hoje a gente vai conversar um pouco sobre a rotina de trabalho e eu vou dar alguns programas úteis que ajudam muito na hora de escrever. 

ROTINA DE TRABALHO
É mais que importante ter uma rotina de trabalho. Como eu disse no outro post, grande parte do tal "bloqueio criativo" que tanta gente fala nada mais é que a falta de um bom planejamento e uma rotina de trabalho rígida. Muita gente trabalha fora, mas isso não quer dizer que você não vai tirar um tempinho para trabalhar nos seus projetos. Estipule uma meta de palavras ou capítulos por dia e cumpra-as rigorosamente. mesmo que precise reescrever tudo depois, mas isso fará com que escrever se torne algo prazeroso, habitual e realmente levado a sério. É como exercício físico, de início é muito difícil, mas com o tempo se torna natural. É preciso ter em mente que, uma vez que você pretende levar o processo de escrever a sério, além de um simples hobby, você se compromete a cumprir prazos, dedicar-se inteiramente ao processo mesmo que isso te faça sacrificar algumas coisas às vezes. Portanto, nada de moleza e nem preguiça, trabalho é todo dia.
Eu, particularmente, escrevo todos os dias por uma a duas horas dependendo do que eu tenho para fazer. Mas me comprometo a escrever, pelo menos, duas mil palavras por dia.

PROGRAMAS ÚTEIS
Outra coisa muito legal que eu quero falar nesse post são programas muito legais que podem auxiliar na hora de trabalhar. Todo mundo conhece o word, é a ferramenta queridinha da maioria das pessoas que eu conheço, eu mesma só consigo usar ele para trabalhar, mas há muitos programas bons para organizar as histórias e até mesmo para escrever e vale a pena apresentá-los se não como uma ferramenta para escrever toda a história, mas pelo menos para organizá-la. Lembrando que é sempre bom manter um registro escrito da sua organização e do seu planejamento - nunca se sabe, né?- então, vamos lá.

SCRIVENER: Há quem diga que o srivener é a melhor ferramenta para se trabalhar, o programa mais completo para autores. Infelizmente ele não tem uma free version, você pode baixar o trial de 30 dias para teste ou pagar uma taxa (se não me engano é 90 ou 120 reais) e tê-lo para sempre. Eu baixei a versão trial para ver como era já que muita gente recomendava o programa e, particularmente, ele não funcionou comigo. Achei a ferramenta complicada de mexer e, além de tudo, pesado. Embora realmente seja um programa bem completo e se você tem um espaço sobrando muito no pc ou se tem um processador realmente rápido talvez valha a pena - os doramas não me permitem hehehe - não funcionou comigo, mas não significa que seja um programa ruim, a minha experiência com ele não foi boa, mas a sua pode ser diferente. O jeito é baixar e testar.

LIBRE OFFICE: Eu uso o libre office para converter os documentos em PDF, ao contrário de outros conversores online ele mantem a formatação que você colocar no word, como letras capitulares elaboradas, imagens e fontes mais exigentes. Apesar de ser bem parecido com o word, infelizmente no meu computador ele pesa um pouquinho, tornando meio devagar para carregar, mas é um pacote muito bom para se ter no pc, não conflitua com o office e é muito útil e fácil para converter os documentos para PDF.
Há uma amiga minha que só consegue trabalhar com ele, eu particularmente já estou tão acostumada com o word que realmente não consigo escrever em outro programa que não ele.

YWRITER: Eu descobri o ywriter em uma discussão no grupo do Nyah no facebook, ele foi muito bem recomendado e eu baixei para testar. O programa é bem leve, um excelente organizador para cenas, sinopses, personagens, realmente vale muito a pena baixar. O único contra que eu achei nele é que além de criar uma pasta para cada história você tem pouca liberdade para manipular e formatar. Então, eu o uso mais como um suporte organizador do que propriamente como uma ferramenta para trabalhar, embora haja quem prefira trabalhar com a dinâmica de deixar os capítulos divididos por cenas e tals. Não funciona comigo, mas é realmente excelente para organizar!

CALIBRE: Ao contrário dos anteriores, o Calibre não é para escrever, ele é um conversor completíssimo para documentos. Uso ele para converter meus arquivos em epub, mobi ou qualquer outro formato que eu precise. Ele é leve, rápido, fácil de usar e muito prático quando você precisa colocar livros no celular ou no tablet, eu realmente adoro esse programinha. Só não aconselho muito a conversão de word para PDF porque perde a formatação, mas para os outros formatos ele é ótimo!

Então é isso, pessoinhas! No próximo post a gente vai conversar um pouco sobre Trilogias e uma introdução ao Enredo!
Mata ne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.