Olá, pessoas!
Como participante do NaNoWriMo pelo terceiro ano consecutivo (e vencedora nos dois anos anteriores) vim fazer esse post para dar uma forcinha não apenas para quem ainda não conseguiu atingir a marca de 50k nos anos anteriores, mas para quem está participando do programa pela primeira vez. Assim como expliquei no post anterior, o principal objetivo do evento é criar disciplina e organização na escrita, por isso, se você está participando pela primeira vez, aqui vai algumas dicas que podem fazer toda diferença nesse percurso árduo de trinta dias.
Acredite, pode ser mais difícil do que você imagina, mas não é impossível!
1. Planeje para se livrar da síndrome do papel em branco.
Se vai participar com uma história original (até mesmo sua primeira história), um bom planejamento pode te salvar da tão temida síndrome do papel em branco, que é quando você abre o arquivo do word e não tem ideia de como começar a história. Aqui no blog, na aba Escrita, tem algumas dicas que podem ser úteis no planejamento. Ainda dá tempo de fazer uma outline e uma listinha breve de personagens. Tenha em mente onde sua história se passa e como ela termina, se souber onde ela termina (e como) vai saber como começá-la para que chegue ao desfecho que você quer.
2. Organize seu tempo.

3. Desligue as redes sociais.
Essa vai pegar muita gente, eu sei! Sim, pessoal, é importante que você mantenha o foco no livro. Pode parecer pouco 1667 palavras se você já tem prática, mas mesmo assim, não é tão simples de conseguir principalmente se você não tem esse hábito. Por isso, manter seu foco no que está fazendo não apenas vai garantir que o processo seja mais prazeroso, mas vai ajudar a dar menos dor de cabeça no processo posterior ao desafio: corrigir e reescrever.
4. Não seja paranoico com a perfeição!
Gente, essa é principalmente para aqueles que vão escrever o primeiro livro, entendam pelo amor de Deus que o primeiro rascunho é só isso: um rascunho. Seu livro não está pronto quando você termina de escrever. Ele está pronto quando você reescreve. Por isso, não fique preso a ideia de perfeição ou de escrever a melhor história do mundo, nem fique paranoico com revisões de cada capítulo. Use esses trinta dias como um exercício, apenas conte a sua história do jeito que quiser contar, deixe a revisão para depois, que aí, enquanto revisa, você reescreve. Fique relaxado e apenas escreva, quanto menos pressão você colocar em si mesmo mais fácil e proveitoso será o desafio. Alguns dizem que no NaNoWriMo você pensa na quantidade e depois do desafio na qualidade, se esse mantra te servir, faça uso dele.
5. Não fique obsessivo com as 50 mil palavras.
O NaNoWriMo é um desafio difícil, conheço muito autor de mão cheia que não consegue atingir a marca de 50 mil palavras no mês. Não fique obcecado com isso, se é seu primeiro NaNo, vá tranquilo, faça o que puder e se mesmo com a organização do dia não conseguir atingir os 50k no final, não fique desanimado, você conseguiu uma boa experiência e vai rever suas dificuldades para tentar de novo ano que vem!
6. Se precisar, acumule palavras. (Mas não faça disso um hábito!)
Às vezes, por alguma razão, não temos tempo para escrever em um dia específico ou não conseguimos atingir a marca de 1667 palavras diárias. Se isso acontecer com você, conte as palavras faltantes e deixe para repor no dia seguinte, mas não faça disso um hábito, quanto mais palavras acumuladas, mais uma bola de neve cresce e isso pode acabar afetando seu desempenho no desafio.
7. Afugente o fantasma do bloqueio!

8. Participe com uma turminha!
Ter amigos participando do projeto é sempre melhor, no NaNo de 2015 eu participei junto com duas colegas, nossas conversas ao longo do desafio me ajudaram não apenas a permanecer firme quando me sentia desmotivada, mas a trocar ideias mesmo. Montem um grupinho online se puderem, até mesmo live na hora de escrever ou no intervalo para conversar sobre o andamento da obra e possíveis trocas de ideias para os enredos.
9. Divirta-se!

É isso, galerinha! Espero que essas diquinhas ajudem vocês a sobreviver aos 30 dias de desafio e espero mesmo que vocês consigam atingir o propósito do desafio e pegar o diploma de vencedor! Contem comigo no processo e Let's Write!
Amei a postagem e as dicas <3 Vou tentar realizar todas e boa sorte ^^
ResponderExcluirOi, Pablo! Obrigada pelo comentário! Espero que as dicas te ajudem a vencer esse mês <3 boa sorte para você também!
Excluir