quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Vem aí: NaNoWriMo 2017!


大家好! Como estão?

Daqui uma semana e três dias vai começar mais uma edição do NaNoWriMo e, como faço todos os anos, venho mais uma vez apresentar um pouco do programa para vocês (ou relembrá-los) e convidá-los a encarar esse desafio. Esse será meu terceiro NaNo, participei em 2015 e 2016 conseguindo vencer os dois anos e fiquei realmente muito feliz, porque apesar de parecer algo simples é um desafio bem difícil.

Mas o que é o NaNoWriMo?

Em inglês National Novel Writing Month ou Mês Nacional de Escrever Novela em português (e aqui abrimos um parêntese para esclarecer que novel em inglês quer dizer romance, não novela como estamos acostumados a ver na TV, mas o romance propriamente dito e, por romance, entende-se narrativa longa e não a relação amorosa de personagens num contexto), é um programa criado em 1999 por um escritor freelancer chamado Chris Baty que reuniu 21 participantes em São Francisco. Em 2000, o evento foi mudado para o mês de novembro, tendo nesse mesmo ano o website lançado e reunindo 140 participantes! O objetivo do programa é criar disciplina na escrita, o desafio é escrever 50.000 palavras dentro dos 30 dias de novembro, ou seja, 1667 palavras por dia.

Como Funciona?

Participar no NaNoWriMo é muito simples, não paga nada e é muito benéfico para qualquer pessoa que deseja não apenas o desafio, mas os autores inciantes ou mais maduros que querem se disciplinar e escrever todo dia. Você se cadastra na plataforma e anuncia sua novela, mas não vale trapacear, hein? O desafio começa a valer no dia 1º de Novembro, então, mesmo que já tenha começado a história, você vai começar a contar apenas as palavras que escreveu no dia 1º desconsiderando as anteriores; diariamente, você vai atualizando na plataforma quantas palavras escreveu no dia e ele vai contabilizando e pondo seu progresso em um gráfico que te diz quantas palavras faltam para alcançar a marca de cinquenta mil. 

Posso usar um livro que já comecei?

Sim. Rascunhos antigos, histórias inacabadas, livros em andamento ou uma ideia novinha em folha, vale tudo! O objetivo é criar o hábito de escrever todo dia. 

Como faz para se cadastrar no site?

Você acessa: https://nanowrimo.org/ e clica em sing up, faz seu cadastro normal (o site está em inglês), vai aparecer uma página chamada dashboard em que vai pedir para você anunciar sua novela, basta preencher com a sinopse, o título e, se tiver, uma capa para ela. Pronto! 
Convide amigos para participar com você, com muita gente sempre é mais divertido! E para quem quiser me adicionar só clicar Katherine Wheel!
Espero vocês lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.