quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Ponte em Chamas - John Flanagan

Título Original: The Burnning Bridge
Título no Brasil: Ponte em Chamas
Autor: John Flanagan
Série: Rangers Ordem dos Arqueiros #2
Gênero: Fantasia, aventura
Ano: 2005 (Original) 2009 (Brasil)

Sinopse: Nos últimos quinze anos, o temível Morgarath conseguiu reunir um enorme exército de criaturas implacáveis, os Wargals. Eles não temem nenhum inimigo e são controlados mentalmente pelo próprio Morgarath, o Senhor da Chuva e da Noite.
Pego de surpresa, o Reino de Araluen se vê diante de uma guerra. Enviado em uma perigosa missão para impedir o confronto, o jovem arqueiro Will parte acompanhado do grande amigo e espadachim Horace e do habilidoso Gillan. Os três guerreiros contarão também com a inusitada ajuda da misteriosa e bela criada Evanlyn Wheeler. Nessa jornada, Will colocará à prova todos os ensinamentos de coragem e aptidão transmitidos pelo seu mestre, o famoso arqueiro Halt.
Mas o que o jovem não imagina é que ficará frente a frente com o tenebroso Morgarath e que poderá ser o responsável por mudar o rumo da eminente batalha. Será mais um teste de coragem e determinação, em que Will terá de provar seu valor.

Na sequencia de Rangers, Will é convocado por Gilan, juntamente com Horace, para uma expedição até Céltica na intenção de recrutar o exército do rei Celta na guerra que Morgarath está prestes a fazer eclodir. Contudo, ao chegarem aos arredores da cidade, notam algo errado: os habitantes sumiram e os indícios apontam para uma fuga em massa e desesperada. Apenas quando mais tarde são atacados por bandidos o pequeno grupo descobre que Morgarath, com um exército de Wargals dizimou as cidades e levou os mineiros como escravos, matando os remanescentes que não conseguiram fugir par ao sul do reino. Uma menina remanescente de Araluem que estava na ocasião do ataque se junta ao pequeno grupo para retornar à cidade em segurança. Will fica pensativo ao lembrar do seu fracasso em uma missão na qual errou as flechadas em um wargal por ficar muito nervoso, com a confiança em si mesmo abalada, ele é reanimado por Gilan e Horace, que descobrem os planos de Morgarath para a batalha contra o rei Duncan. 
Gilan, sabendo da importância do que descobriram, decide ir na frente, deixando Will no comando da expedição de volta a Araluen. Contudo, quando estão voltando, os garotos descobrem que Morgarath, está usando os mineiros para construir uma ponte que o levará direto para cima do exército do rei e usará uma tática com os escandinavos que não dará a Duncan nenhuma chance de escapatória. Com a ajuda de Horace e da garota, Evalyn, eles armam um plano para deter o senhor da chuva e da noite queimando a ponte, mas Will e Evalyn são capturados pelos escandinavos e apenas Horace consegue fugir para contar as descobertas para o rei.
Gilan acaba descobrindo que Evalyn, na verdade é Cassandra, a filha do rei Duncan, ela usara uma identidade falsa para se manter incógnita. Quando Horace aparece e conta o que aconteceu com Will e Evalyn, a guerra contra Morgarath já está muito em cima para que se pense em enviar uma equipe de busca, enquanto isso, os dois ficam em posse dos escandinavos que, apesar de serem rudes, não são realmente pessoas cruéis. Graças a Horace, Duncan consegue com a ajuda de Halt, virar a mesa contra Morgarath e o senhor da chuva e da noite vê em Will sua única chance de se vingar do arqueiro que lhe levou a derrota quinze anos atrás. 
Uma das melhores coisas nessa série é que Will é um personagem tão imperfeito que a gente se sente muito próxima dele enquanto lê, compartilhando seus pensamentos e sensações nos momentos de maior tensão, mas ao mesmo tempo ele é inteligente e capaz, cheio de coragem e determinação. A narração de Flanagan é tão leve e fácil que quando menos se espera você terminou o livro. Por alguma razão, achei o primeiro livro mais interessante que a sequência, contudo, também super indico Ponte em Chamas, assim como acredito que indicarei a série inteira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.