terça-feira, 10 de outubro de 2017

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Livro + Filme)

Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Autor: Ramsom Riggs
Ano: 2016 (Intrínseca)
Páginas: 352 (Intrínseca)
Sinopse: Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real.
Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos.
Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

Minha irmã comprou esse livro na Avon por motivos de curiosidade mesmo, eu já havia ouvido falar muito sobre ele na época de lançamento, inclusive o filme era só sobre o que o povo falava, mas assim como aconteceu com as músicas, eu estava muito ligada na Ásia para dar importância e o enredo na época não me chamou atenção. Contudo, uma vez que ela comprou e eu tivera que tirar Enquanto Bela Dormia da minha meta de leitura porque meu celular quebrou, acabei substituindo-o no lugar, esse ano eu li pouco, 27 livros na meta, vou ver se chego pelo menos em 30. Mas bem, como deu para ver na sinopse, o livro conta a história de Jacob Portman, um rapaz que cresceu ouvindo as fantásticas histórias do avô, um veterano da segunda guerra que era obcecado com armas e teimoso como uma mula. Jacob sempre admirara muito o avô com quem era mais apegado que o próprio pai. 
Contudo, conforme foi abandonando a infância, os relatos fantásticos do avô começaram a parecer cada vez mais infundados, ainda que este tenha lhe mostrado fotografias antigas, Jacob estava certo que as fotos eram manipuladas e seu bom e velho avô estava perdendo a lucidez, vitimado por suas terríveis memórias da guerra e da perda de toda sua família por ocasião do regime nazista. Assim, Jacob segue com sua vida desinteressante trabalhando na loja da família e fazendo todo possível para ser demitido, tentando buscar um sentido na sua vida entediante e um ideal para não afundar na mesmice. Até que seu avô telefona, histérico, pedindo a chave do seu armário de armas, achando que é outra alucinação do velho senhor, ele tenta tranquilizá-lo por telefone, mas não dá muito certo, frustrado e já louco para sair da loja de toda maneira, ele decide ir até a casa do avô.
De carona com o único amigo que tem, ele chega à casa de Abraham Portman no fim da tarde, o velho homem mora em um bairro afastado e quase sem população alguma, em uma das últimas casas da rua. Assim que chega, Jacob já percebe que algo está errado quando tudo na casa está uma bagunça e o avô não está em parte alguma. Quando finalmente o encontra, é tarde demais, o velho senhor estava brutalmente machucado envolto em uma poça de sangue. As últimas palavras direcionadas ao neto são codificadas e, para agravar ainda mais a situação, Jacob ainda vê a horrenda imagem do seu assassino, um monstro saído dos mais doentios pesadelos. Claro que ninguém acredita na palavra dele, a partir daquele momento, Jacob Portman passa a ser o adolescente que perdeu o avô e entrou em choque.
Em meio a discussões com os pais e consultas psiquiátricas que ele odeia, a oportunidade de finalmente encontrar a verdade sobre o passado do avô surge em uma carta de Alma Peregrine que Jacob achou dentro de um livro que lhe foi dado pela tia e estava endereçado a ele pelo avô. Assim, ele e o pai viajam para o País de Gales, em uma ilhota no meio do nada, para que Jacob finalmente descubra que as histórias do avô eram fictícias e consiga, assim, seguir em frente. Em suas explorações, ele encontra uma casa abandonada com mais fotos iguais as que seu avô havia lhe mostrado, até que as crianças naquelas fotos se materializam dentro da casa, para seu espanto, e, seguindo uma delas, ele volta no tempo para 3 de setembro de 1940 onde descobre o Orfanato da Senhorita Alma Peregrine e as crianças Peculiares que ele vira em fotos e julgara serem imaginação do avô e montagem de algum fotógrafo habilidoso.
Ao adentrar no mundo mágico, Jacob vai descobrindo que nem tudo são flores e que o avô não apenas estava fugindo de uma ameaça que ia além da sua imaginação como agora, o próprio Jacob era alvo de um inimigo perigoso e cruel que ameaça todos os peculiares ao redor do mundo. A convivência no orfanato e a aproximação com Emma Bloom, ex-namorada do seu avô, vão mudar completamente a visão que Jacob tem do mundo, da sua vida e do seu futuro. Na luta contra os etéreos e os acólitos, ele vai descobrir uma força que até então não sabia que tinha e a sua própria peculiaridade.
Achei o livro montado de forma muito inteligente e a história, além de original, é muito boa. Uma mescla de suspense, romance, mistério, ação com um toque sombrio e macabro por trás, mas não é um livro de terror, não assusta tanto assim, contudo, a maneira que o autor escreve por alguma razão não me cativou. Não sei o que houve, mas mesmo me sentindo presa pelo mistério que envolve a história, não me sentia presa pela forma como ele desenvolvia a narrativa, a maneira como organizava as palavras, como as apresentava para nós. Isso me deixou um pouco inquieta, contudo, é realmente uma boa história, cheia de reviravoltas e com uma trama muito bem elaborada.  

O FILME

Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Título no Brasil: O Lar das Crianças Peculiares
Direção: Tim Burton
Gênero: Aventura, Fantasia
Ano: 2016
Elenco:  Allison Janney
Asa Butterfield
Eva Green
Ella Purnell
Judi Dench
Samuel L. Jackson

Sinopse: Quando seu querido avô falece deixando pistas sobre um lugar mágico, Jacob viaja para uma ilha galesa e encontra um orfanato abandonado. Lá, o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer o local e os seus moradores: crianças com poderes especiais conhecidas como peculiares e a Senhorita Peregrine, uma peculiar que comanda o orfanato e cuida dos jovens. Jacob também conhece os acólitos e etérios, inimigos poderosos de seus novos amigos, e, em última análise, descobre que apenas a sua própria peculiaridade especial pode salvá-los.

Vocês sabem que eu sou desenganada com essa história de adaptações, né? Quando eu vejo que "vai adaptar" já fico com um pé atrás. Eu já sabia dessa adaptação antes de começar a ler o livro, consequentemente, conforme ia lendo, já desconfiava que fariam cagadas (com o perdão da palavra) no momento que fossem adaptar, mesmo a direção estando nas mãos do aclamado Tim Burton tão conhecido pelo Nightmare before Christmans e Corpse Bride. Não vou me deter muito nisso, apenas dizer que em comparação ao livro, a adaptação não tem basicamente nada a ver a partir de determinado momento. Jacob (Asa Butterfield, O menino do Pijama Listrado; A invenção de Hugo Cabret) é um jovem excluído que trabalha em um supermercado e vê toda sua vida mudar quando seu avô morre e ele acaba vendo o gigante do labirinto do fauno com línguas que imitam tentáculos de polvo. A coisa já começa errada, no livro, Shelley, que é a chefe de Jacob detesta o garoto, eles vivem em pé de guerra porque ele faz de tudo para ser demitido, mas não pode ser demitido (porque tecnicamente a loja é dele). O único amigo dele foi excluído da história. O psiquiatra, doutor Golan, virou uma mulher (What?), teve a festa de aniversário e ele recebeu o livro do avô que continha um postal da senhora Peregrine (postal, não carta.) então ele acha uma boa ideia viajar até o país de Gales pra se certificar do que o avô queria que ele conhecesse. 
Na sua exploração dentro da casa abandonada, ele acaba sendo assustado pelas crianças e na fuga cai de cara no chão e fica desacordado. Elas então levam ele pra fenda (que é uma caverna e não um túnel) porque a Ave (Eva Green,  Penny Dreadful;) já estava a espera dele. E a senhorita Peregrine é uma mulher controladora e maníaca por horários. Eles simplesmente trocaram as habilidades de Emma e Olive, ao que parece, pelas resenhas que vi depois que terminei o livro, colocaram partes de Cidade dos Etéreos no filme também, por isso algumas cenas não fizeram o menor sentido e o final foi tipo Oi?! Muito nada a ver mesmo, a história se perdeu muito, as personagens foram totalmente modificadas, algumas viraram crianças mesmo, toda a história YA virou uma mistura de Piratas do Caribe com Percy Jackson. Não sei qual foi a intenção deles quando pensaram que estavam adaptando o livro (mas imagino que tenha sido meramente dinheiro) só que acredito que qualquer pessoa consciente que leu o livro vai admitir que essa adaptação está péssima, contudo, se você assistir como um filme isolado e paralelo ao livro, desconsiderando os acontecimentos do mesmo, dá pra passar o tempo como um filminho para crianças. Eu particularmente não gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.