segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

[Livro] A Esposa do Rei

Autor: Mirian Okuno
Ano: 2018
Páginas: 312
Gênero: Fantasia, Romance

Sinopse: Ela não queria nem um príncipe, muito menos um Rei. Mas por ironia do destino, ou pela Lei de Murphy, um soberano, para lá de irresistível, cruzará o seu caminho.

Já imaginou ser levado por um buraco de minhoca para outro planeta? Pois é. Everlin também não. No entanto, após um grave acidente de avião, o que era para ser o fim de sua história, se transformou no início de uma grande aventura. Em outro planeta, Everlin se tornará “A Esposa do Rei” e descobrirá que a Terra e este estranho mundo estão mais conectados do que imaginava. E que a disputa pela ponte “Einsten-Rosen” poderá significar o fim dos dois mundos. Durante essa jornada inesquecível, descobrirá um mundo maravilhoso, pelo qual dará tudo de si para proteger e entenderá que, mesmo constantemente se afastando do amor, o amor jamais se afastará dela. Apaixone-se por essa história de amor que transcende o tempo e o espaço.

Quando Everlin conheceu Dáian nas férias no sítio de seus pais, ela achou que ele era estrangeiro. Conforme os dois foram se conhecendo e ela ia apresentando a ele seu mundo, o coração que não estava pronto para se apaixonar aos quatorze anos rendeu-se ao avassalador sentimento que o estranho garoto despertou dentro dela. Claro que ainda havia coisas que ela queria fazer, ainda precisava crescer, se formar e abrir sua clínica veterinária, mas era válida sua promessa de que, um dia, se casaria com Dáian. Até ele ir embora.

Everlin não imaginava que seu coração pudesse ser mais ferido do que estava, não entendia porque sequer Dáian fora embora sem se despedir. Assim, mesmo com aquele buraco no coração, ela seguiu sua vida sem nunca esquecê-lo, mas determinada a não permitir que a dor dominasse seus sentidos e impedisse de alcançar aquilo que se determinou.

Dez anos se passam e ela, agora com 24 anos, está na tão sonhada viagem para Londres. Após meses de muito sacrifício e economia, finalmente conseguiu alcançar sua primeira realização e está prestes a se formar no curso de veterinária. Quando está voltando para casa, o avião acaba sofrendo um acidente e caindo no atlântico, lutando por sua vida, Everlin acaba atravessando um estranho portal dentro do oceano e acordado em um planeta diferente.

É desse modo que se inicia sua jornada em um mundo desconhecido e inicialmente hostil onde as pessoas são divididas por raça. Ela se esforça para compreender aquele universo e como foi parar ali e se liga a um único propósito: encontrar uma maneira de voltar para casa. Ela acaba se tornando amiga de Joen, uma camponesa nômade que cuida dela quando a salvam de mercadores de escravo. Por um tempo, ela fica no acampamento deles acompanhando o progresso lento do relacionamento da amiga com Jerrá, o rapaz que ela ama. E descobre nesse interím que a pulseira que Dáian lhe dera antes de ir embora era, naquele mundo, uma joia de compromisso.

Quando militares vem ao acampamento buscar Joen como pagamento de uma alta dívida que seu avô tem com o rei, Everlin acaba se entregando no lugar da garota e partindo para o palácio como uma esposa do rei. Uma no harém de setecentas e onze mulheres! É claro que ela não gosta nada disso, e sua personalidade acaba atraindo a atenção do rei Sete, que a destaca entre as demais e jura que vai conquistá-la. Nesse meio tempo, Everlin aproveita sua liberdade para buscar informações que a levem de volta para casa, ela sabe que provavelmente vai acabar voltando para o oceano e morrer, mas prefere fazer isso no próprio planeta.

Sete, entretanto, está mais que disposto a tentar fazê-la mudar de ideia e conforme os dois vão convivendo Everlin luta contra os sentimentos que não "pode" manter por ele por causa de Dáian, além disso, o soldado Lui também parece disposto a entrar na luta pelo seu coração porém o rei tem uma carta na manga que pode mudar drasticamente o futuro e o coração de sua esposa.

Peguei esse livro por duas razões: primeira porque ele estava de graça na Amazon, segunda porque eu necessito ler mais autores nacionais (infelizmente eles continuam mais caros que os estrangeiros e isso tem restringido meu contato). No começo confesso que não estava dando muito no livro não, primeiro porque ele é narrado em primeira pessoa e, na minha opinião, o personagem tem que ser construído com muito cuidado para amarrar o leitor logo de cara em narrativas assim, segundo porque a história começou com cara de fanfic (e antes que você desista da resenha eu não estou aqui para meter o pau no livro não, relaxe).

A autora usou vários recursos narrativos que não me agradaram muito, especialmente o emprego dos pronomes relativos "o qual, a qual", acho que para evitar o "queísmo" ela acabou exagerando muito na dose desses pronomes e isso deixava minha leitura meio travada. Falando particularmente da Everlin eu não simpatizei muito com a personagem, ela parece ter sido criada para fugir do estereótipo de princesinha indefesa, mas ela deixa isso tão claro que às vezes fica superficial e ela apenas se torna chata. Sete é... bem, no começo eu achava ele bem controlador, algumas vezes dava para entender outras não dava para perdoar não. Lui era irrelevante, estava na cara que ele não ia ficar com ela desde a primeira vez, se existe alguma criatura que shippou os dois preciso estudar esses seres humanos porque não há como.

Entretanto, fora essas pequenas questões, achei a história bem construída, fluída até certo ponto, os capítulos passavam bem rápido e a gente nem percebia, os ganchos que ela usou foram muito bons, senti falta de descrições mais específicas, às vezes ela descrevia uma coisa irrelevante e deixava as coisas relevantes sem descrição. A história me lembrou muito o drama Faith, o livro Perdida e A História de Ester, pareceu uma mistura dos três haha. Tem suas partes divertidas, o progresso da história é condizente com a adaptação da personagem, as personagens tem seu carisma, mas no que me diz respeito não me apeguei a nenhuma. Acontece.

Se você viu (ou leu) e gostou dos que citei acima, muito provável que vai curtir esse livro. Se ele vale o investimento? Sim, vale sim. É uma história levinha, divertida, tem um desenrolar interessante e apesar da intenção do plot twist eu matei a charada no capítulo 3, mas okay. Sem contar que é um livro de leitura rapidinha, então essencial para quem não dispõe de muito tempo, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.