segunda-feira, 16 de março de 2020

[Anime] Mo Dao ZuShi [Temp. 1 e 2]

Original: 魔道祖师
Gênero: xanxia, fantasia, aventura, mistério
Roteiro adaptado: Liang Sha
Direção: Xiong Ke
Ano: 2018 - presente
Episódios: 15 (Temp. 1) 8 (Temp. 2)

Sinopse: O grande mestre que fundou a Seita Demoníaca, Wei WuXian percorreu o mundo de maneira devassa, odiado por milhões pelo caos que criou. No final, ele foi traído por seu querido Shidi e morto pelos poderosos clãs que combinaram seus poderemos para vencê-lo. Ele encarna no corpo de um lunático que foi abandonado por seu clã e mais tarde, foi pego pelo famoso cultivador entre os clãs (Lan WangJi), seu arqui-inimigo. Isso marca o início de uma emocionante e hilariante jornada de ataques de monstros e solução de mistérios.

Comecei a assistir esse anime com esperanças de ver coisas que sabia serem impossíveis serem colocadas no drama por causa de toda a coisa da censura e tals, fui crente que, por ser animação, haveria uma coisa mais liberal. Ledo engano. Parece que o anime foi mais censurado que o próprio drama embora o gore aqui seja muito pior (vá entender!)

Então, vocês devem estar azuis de tanto me ouvir falar do enredo de Mo Dao ZuShi, não é? (hahahaha), vou pular essa parte okay, vamos focar realmente no que eu achei e no que ficou diferente ou semelhante. Eles mantiveram o cadáver desmembrado de Nie Minjue, logo no primeiro episódio a gente já vê o braço maldito na mansão Mo, coisa que mudaram no drama para uma espada (até agora não entendi se porque eles acharam que cadáveres ia ser forte demais ou o que seja). Inclusive, a primeira temporada é a que tem mais similaridades com a novel, embora não sejam muitas.

Rolou umas cenas muito nada a ver que não tinham nos livros, acho que, quando adaptaram o roteiro, decidiram trocar algumas coisas vai saber porque raios de motivo, aquela cena de cadáveres ferozes no recanto das nuvens é um bom exemplo ou mesmo a morte de Wen Chao que aconteceu bem no meio de um acampamento de Gusu com Yumenjiang e eu fiquei: "como é?" A segunda temporada então tem quase nada dos livros, eles inverteram, mudaram ou criaram cenas novas, mexeram na cronologia e nas situações, pra quem queria ver o BL acontecer, esqueça. Nem bromance tem aqui, embora no primeiro episódio mantiveram aquela piadinha suja do Wei Ying dizendo pro Jiang Cheng que Lan Zhan fazia mais o tipo dele, coisa que no drama simplesmente cortaram.

Estava, inclusive, falando com a minha irmã esses dias sobre isso, quando vi o drama, que dos dois é mais fiel à novel que o anime, percebi que muitas das coisas ficaram um pouco sem sentido quando eles tiraram o romance, por exemplo, tiveram algumas cenas como a da caverna do Xuanyu de Abate em que Lan Zhan claramente tá com ciúmes do Wei Ying por causa da Mian Mian, mas tipo, por que se eles são só amigos na série? Entendem? Aqui no anime eu não senti muito disso porque foi tanta coisa diferente que se passou foi de forma muito sutil.

Além do mais, no anime tanto o Lan Zhan quanto o Wei Ying são muito mais poderosos até do que na novel. Gente, o Wei Ying quebra o braço do Wen Zhuliu só levantando Chenquin! Eu fiquei tipo: "Oi?" mas tanto a coreografia de lutas quanto os poderes ficaram fodásticos na animação que, gente, é linda! Fidelidades a parte, pensa num desenho maravilhoso. Os cenários, as personagens, tudo, é uma belezura de se olhar, fiquei apaixonada. Os gráficos superaram inclusive Quan Zhi Gao Shou! Lindo demais. Para quem não leu a novel e está em busca de uma animação bonita, interessante, focada em mistério e fantasia, Mo Dao ZuShi vai agradar demais, mesmo para quem leu a novel e quer ter uma perspectiva diferente vale muito a pena, mas quem espera ver o que leu nas páginas pode se frustrar um pouco.

Uma coisa que eu achei, em parte boa e em parte ruim, foi o ritmo da narrativa. Em duas temporadas eles não cobrem nem dois livros direito, a terceira temporada vai contar com a chegada na Cidade Yi! Ou seja, vai demorar pra caramba para completar a novel inteira se eles forem lançando temporadas com tão poucos episódios. Acho que seria mais bacana 4 temporadas, uma para cada livro. Mas, vamos esperar, com todo o perrengue que a China passou e está se recuperando por causa do coronavírus, nos resta esperar por novidades. Acompanhem o Mo Dao ZuShi Brasil para atualizações. Também estou esperando completarem as legendas da Edição Especial de The Untamed (são 20 episódios e tá empacado no 7 em Meow Fansub). Quando finalizar e eu assistir trago pra vocês.

Mesmo assim, super indico Mo Dao ZhuShi e já deixo panfletado aqui a versão dele de WangXian (忘羡), que se chama XianYun (羡云)e é interpretada pela maravilhosa HITA, essa voz de anjo! A música é linda, tem uma letra apaixonante e é bem facinha de aprender, pra quem quer treinar pronúncia está aí uma indicação tão boa quanto 大鱼 tema de Big Fish and Begonia.


Por hora é isso, pessoinhas, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.