sábado, 25 de julho de 2020

[Receita] Arroz Frito

E aí, pessoas, como estão?

Não sei vocês, mas sempre que estou vendo dramas a coisa que mais me dá — depois dos surtos, claro —, é fome. Atire a primeira pedra quem nunca ficou com vontade de comer kimchi, jajamyeon ou ramen enquanto estava vedo drama. E o que me deu vontade de comer foi arroz frito. A primeira vez que vi essa receita em drama foi em Mars, depois ela reapareceu em Bride of the Century e, mais recentemente, em En of Love. Então, movida pela curiosidade, eu fui ao youtube procurar como se fazia o bedito arroz frito.

Claro que, provavelmente, a receita asiática é diferente, mas não tem nada mais frustrante que você querer fazer uma coisa e não achar ingrediente tal, não concorda? Por isso, eu peguei a receita base do arroz frito e usei o que eu tinha na geladeira. É super fácil de fazer, rápido e fica muito, muito bom! Então vem comigo e bora cozinhar!

Ingredientes:

Arroz cozido
ovo (eu uso 1 ovo para cada 5 colheres de arroz)
pimentão vermelho ou amarelo
cebola
tomate
coentro e cebolinha
alho
pimenta do reino (pode tirar se não gostar)
sal
manteiga, óleo ou azeite

Variações:
Bacon
frango
salsicha

Preparo

Eu faço essa receita meio de olho, então vai ser mais que experiência minha depois de várias tentativas e erro. A primeira coisa é preparar o arroz. Vamos trabalhar com a receita pra uma pessoa, okay? Então, em uma bacia você quebra um ou dois ovos e dá uma batidinha leve só pra quebrar as gemas. Tempera com sal e pimenta (eu coloco um pouco de cominho também) aí coloca o arroz dentro, o suficiente para se envolver bem em todo o ovo, ou seja, o bastante pra você comer. Aqui pode ser o arroz que você quiser, eu prefiro usar arroz integral. Feito isso, deixa descansando.

Em uma panela antiaderente (tem que ser antiaderente mesmo ou pode grudar tudo), você coloca o alho picado, a cebola e da uma refogada com o óleo, a manteiga ou o azeite. Eu uso azeite que dá um gosto melhor. Coloca depois o pimentão e a tomate. Eu uso pouca tomate que é só pra quebrar um pouco o sal, mas tudo aqui você pode usar da quantidade que for melhor pra ti. Aí coloca também o coentro e a cebolinha tudo dentro e deixa dar uma refogada leve, como a tomate, o pimentão e as folhas soltam água, se houver necessidade põe um pouco mais de azeite ou o que estiver usando porque tem que ficar uma quantidade boa pra fitar o ovo do arroz.

Variação:

Se você estiver usando bacon, nesse passo você dá uma fritada no bacon antes do alho e da cebola, quando ele soltar a gordura aí você refoga o alho e a cebola nessa gordura. Pode ser preciso adicionar um pouco de azeite ou outra coisa para ser suficiente de fritar o arroz dependendo da quantidade que você for fazer.

Se usar frango deixa pra colocar ele por último e experimenta colocar um pouquinho (só um pouquinho mesmo) de extrato de tomate quando estiver refogando as coisas, fica muito bom.

Se for usar salsicha dá uma assada nela junto com o alho e a cebola.

Depois você coloca o arroz com ovo dentro e vai mexendo em fogo médio até que o ovo frite. Quando o ovo estiver bem fritinho pronto, só comer. Fica muito bom mesmo, é bem prático de fazer e não precisa daquela coisa toda de molho de soja, óleo de gergelim ou coisa assim. Se tiver na geladeira, experimenta colocar um pouco de milho verde também, fica muito bom!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.