domingo, 20 de março de 2022

[Livro] A Iniciação

 

Original: The Initiation

Autor: L. J. Smith

Série: Círculo Secreto #1

Ano: 1992

Páginas: 203

Gênero: Fantasia, romance

Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja — mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Durante as férias, Cassie Blake conhece um misterioso rapaz que estava sendo perseguido pelos irmãos de uma de suas "amigas". A garota fica fascinada pelo jovem e o ajuda a escapar, sem esperanças — mas com desejo intenso — de vê-lo novamente. A única coisa que ela queria era voltar para sua casa na Califórnia, rever suas poucas amigas da escola e não se sentir mais tão sozinha. Contudo, sua mãe parece ter outros planos e a leva para uma cidadela chamada Nova Salém para que ambas possam morar com a avó que, segundo ela, estava doente. Cassie não gosta da ideia, mas não há nada que ela possa fazer então acaba se mudando para lá.

No primeiro dia da escola nova ela encontra Faye Chamberlain, uma garota voluntariosa, misteriosa e muito bonita, mas que parece odiá-la a primeira vista. Faye começa a fazer da vida de Cassie um inferno, ela ouve algo sobre uma espécie de clube, começa a pensar que é uma gangue ou algo do tipo do qual Faye faz parte, porque nem os professores ou o diretor parecem se importar com o que está acontecendo. Ali, o clube manda na escola. 

Quem ajuda a acabar com o bullying é Diana, uma bela garota que mora na mesma rua que Cassie e por quem a garota sente uma estranha espécie de vínculo. As duas se aproximam quando Diana coloca fim aos atos de perseguição de Faye e traz Cassie para seu grupo de amigas. Contudo, quando Casse encontra o corpo de Kori, uma garota que planejava fazer parte do clube, as coisas começam a mudar. E, no lugar de Kori, Cassie é iniciada dentro do clube que ela descobre, na verdade, ser um coven, formado por todos os moradores da rua em que sua avó mora e que, supostamente, são descendentes dos fundadores da cidade vindos de Salém após a época de caça às bruxas.

Assim, Cassie descobre que é meio bruxa, porque seu pai não era um bruxo. Todavia, descobre da pior maneira que o rapaz por quem se apaixonara nas férias era Adam, o namorado de Diana. Ela promete a si mesma que não vai contar nada a ele ou a ninguém sobre seus sentimentos, pois não pode magoar Diana, mas Adam a confronta perguntando qual é o problema e ela diz a verdade, os dois sabem que não podem ficar juntos apesar de se gostarem e fazem um juramento de ficar longe um do outro pelo bem de Diana, mas Feye descobre e chantageia Cassie a fazer o que ela quer em troca de não contar a verdade para Diana.

Como um livro de apresentação de personagem, tia L.J. não se saiu bem. Os acontecimentos são muito rápidos, as coisas mal se conectam, os personagens não são cativantes de nenhum modo ao ponto de nós não nos preocuparmos com nenhum deles. Cassie é tão ativa quanto um vaso, sério, a guria tem a mesma energia de uma banana! Ela simplesmente não se defendia, Faye fazia dela gato e sapato no começo do livro e ela não fazia nada! A outra guria insuportável lá, Portia, só conversava água e ela também não falava nada, era impressionante. Parece que ela colocava o desejo de se enturmar acima da sua vontade própria.

Quando ela foi praticamente sequestrada e entrou para o círculo o sentimento que deu é que ela fez mais porque queria fazer parte de alguma maldita coisa do que de fato por desejar fazer parte daquilo e, sinceramente, a reação dela quando disseram que ela era uma bruxa foi risível. Os acontecimentos são fracos e não animam, Faye é uma vilã superficial, mas ainda surte mais efeito que Damon. E, na boa, aquela cena entre Adam e Cassie foi tão ilógica e apressada que eu não sabia  nem o que pensar. A autora se esforçou para ficar bonita, e teria ficado se encaixada no momento certo

Tal como Diários de um Vampiro, o problema aqui é que o livro não funciona, os personagens são rasos demais para que a gente se importe com eles. Pelo menos para pessoas que já tem uma bagagem literária um pouco mais ampla, não é um livro que satisfaz. Ao contrário da série — motivo pelo qual eu quis ler esse livro — as personagens aqui não geram qualquer simpatia. A Cassie da série é sarcástica, curiosa, ela conversa com o público-alvo, enquanto a Cassie do livro é sonsa, sem sal, ela só chora e espera tudo acontecer, a gente não quer ver personagens assim.

Além de que, todo o contexto entre ela e Adam foi tão mudado no livro que a gente sequer torce por eles, ficou parecendo aqueles contos de fada em que os personagens se olha e já se ama pelo resto da vida, não tem sentido, não foi construído. Realmente me decepcionou. Esperava bem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.