domingo, 8 de maio de 2022

[Anime] In/Spectre

 Original: 虚構推理

Ano: 2020

Gênero: fantasia, mitologia

Episódios: 12

PG: +17 (violência, profanidade)

Sinopse: Quando ela ainda era apenas uma menina, Kotoko foi sequestrada por um youkai. Esses espíritos transformaram-na numa poderosa intermediária entre o mundo dos espíritos e humanos. Entretanto esse poder teve um preço: um olho e uma perna. Agora, anos depois, ela vigia youkais perigosos enquanto desenvolve sentimentos pelo jovem Kuro que também é especial, um incidente com um yokai deu-lhe poderes de cura. Ele ficou surpreso quando Kotoko lhe pediu que se junte a ela para lidar com yokais renegados, preservando a linha fina entre a realidade e o sobrenatural.

Eu só me arrisquei a ver esse anime porque estava na lista de relacionados á Horimiya, embora os dois não tenham nada a ver. In/Spectre está mais para a lista de animes como Ghost Hunt, mas tem bem menos carisma que esse último. Se fosse classificá-lo, ele seria uma mistura um pouco menos interessante de Death Note e Ghost Hunt.

A premissa segue uma garota chamada Kotoko Iwanaga de 17 anos que tem a habilidade de ver seres sobrenaturais porque, quando criança, ela foi sequestrada por youkais que lhe pediram para ser sua "deusa da sabedoria", em troca disso, ela precisou abdicar da sua perna e do seu olho direito. Assim, sua principal função é mediar conflitos entre as criaturas e manter o equilíbrio entre o mundo sobrenatural e o humano e ela faz isso com deduções. Sim, deduções a partir de pistas.

Ela acaba encontrando com Kuro no hospital e a namorada dele, Saki, apesar de soar bem artificial, ela se apaixona "à primeira vista" por ele. Um tempo depois, os dois se reencontram no mesmo lugar e dessa vez ela sabe que ele e a namorada não estão mais juntos, isso porque apesar de parecer, Kuro não é humano. Kotoko então dispara que quer ser namorada dele e meio que impõe que os dois fiquem juntos.

Assim, eles partem resolvendo problemas criados entre as criaturas e o anime praticamente todo foca na morte de uma idol que acabou gerando uma espécie de youkai violento. Enquanto Kuro fica morrendo para poder alcançar as linhas do futuro, Kotoko precisa criar um embate psicológico de suposições com a prima dele que possui a mesma habilidade.

clique para ampliar.

Sendo bem franca, achei o anime muito chatinho. Ele tenta ser aquele super embate psicológico entre duas mentes, ou enaltece a inteligência da personagem principal, mas acaba ruminando a mesma coisa e se tornando até repetitivo, em especial quando a maior parte dele se foca num "fantasma" só.

Se há algo pelo qual dou algum crédito a ele é a ótima crítica social que ele fez sobre a cultura do cancelamento e o julgamento da internet. As grandes massas acríticas que se deixam influenciar por algo dito por alguém e não se interessam pela verdade ou mesmo por checar aquelas fontes, apenas engolem o que lhes é dito e aceita como fato, destruindo a vida de pessoas em um senso falso de "moral" que elas mesmas não vivenciam. O terreno perigoso dessa corte de juízes que pode elevar alguém em um dia e criar um monstro no mesmo dia foi abordado de uma maneira interessante.

clique para ampliar
Todavia, para mim a graça do anime acabou aí. Ele apresenta essa verdade não só de uma forma lúdica, mas muito real. Vemos isso praticamente todos os dias e, de alguma forma, é uma boa conscientização, especialmente em países como a Ásia que são peritos em levar as pessoas às últimas consequências com esse tipo de artifício hipócrita.

No geral, a Kotoko e o Kuro não me convenceram como casal, não achei a comédia bem dosada ou mesmo engraçada em si, a alta inteligência da personagem soou um tanto exagerada quando ela era pintada como uma miss Sherlocke, toda a premissa, na verdade, me soou um pouco desinteressante.
Cotudo, indico se você procura algo rápido pra passar o tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.