quarta-feira, 4 de maio de 2022

[Livro] Gata Branca

Título Original: White Cat

Autor: Holly Black

Gênero: Fantasia

Série: Mestres da Maldição

Páginas: 320

Ano: 2012

Sinopse: Cassel vem de uma família de Mestres da Maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. Apesar de ser o único sem poderes entre os irmãos, Cassel está longe de ser um santo. Aos 14 anos, ele matou uma jovem, Lila, sua melhor amiga e por quem era apaixonado, carregando desde então a culpa do crime e a vergonha da lembrança mais forte que tem daquele fatídico dia: a euforia de escapar impune. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca. As imagens do animal provocam uma crise de sonambulismo que levam o garoto a andar pelos telhados da Escola Preparatória Wallingford, o exclusivo colégio onde ele estuda e, nas horas vagas, trabalha como bookmaker, agenciando apostas dos outros alunos. Assustada, a direção da escola suspende o rapaz por alguns dias, e ele é forçado a voltar à antiga casa dos Sharpe. Em um ambiente cheio de recordações da infância, Cassel começa a questionar seu passado quando a gata branca de seus sonhos aparece na propriedade. Será que suas lembranças são reais? Será que o assassinato de Lila realmente aconteceu da forma que lhe contaram? Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.

A sinopse praticamente já conta o livro hahaha, a história é narrada por Cassel Sharpe, um adolescente que estuda em um internato e é parte de uma família de mestres, pessoas que tem alguma habilidade mágica. A sociedade, que tem conhecimento da magia, vive um dilema entre legalizar e criminalizar os mestres, todo mundo precisa usar luvas para evitar feitiços que são feitos através do toque. Contudo, apesar de vir de uma família de mestres, Cassel não é um. Pelo menos, ele não achava que era.

Na infância, ele passou por um grande trauma quando assassinou a sangue frio a garota de quem gostava, filha de um poderoso mestre mafioso, a pior parte de tudo é que Cassel não se lembra como isso aconteceu ou mesmo por que atacou a garota. Assim, enquanto tenta seguir em frente com a sua vida e deixar o passado para trás, ele acaba indo parar no telhado da escola vítima de um estranho aaque de sonambulismo, algo que não tinha acontecido antes. O mais interessante é que a garota que ele matou era uma mestre dos sonhos, o garoto começa então a acreditar que talvez ela não esteja tão morta assim.

Enquanto tenta descobrir a verdade do que aconteceu anos atrás e reconquistar sua vaga na escola, de onde saiu por "licença médica", Cassel vai se envolver mais a fundo nos complexos e sombrios segredos da sua família e descobrir que toda a sua vida até ali pode ter sido desenhada pelas mãos de um habilidoso mestre da memória que escondeu quem ele realmente é e tudo que foi tirado dele. Ao lado de uma gata branca e usando todos os dons de golpes que aprendeu com a mãe, ele vai correr contra o tempo se quiser salvar a própria pele e desfazer seu passado de mentiras.

Não é meu primeiro contato com Holly Black, metas atrás li A Menina mais Fria de Coldtown que tinha uma dinâmica um pouco parecida com esse, mas também não me pegou muito. Gosto da forma como ela agrega a magia à vida comum e traz problemáticas como preconceito e discriminação a partir disso, apesar de suas personagens fugirem completamente dos estereótipos que costumamos ver em livros YA, sendo geralmente problemáticos e tendo defeitos acentuados, não consigo me conectar com os livros dela, é realmente algo que não funciona comigo e, desse modo, findo por não gostar tanto.

Peguei a indicação desse livro no canal da Beatriz Palludeto, é um livro que eu recomendaria para minha irmã ou para uma amiga com pouco hábito de leitura, tem bons ganchos, um mistério bem montado, mas não consegui torcer pelas personagens ou me conectar com elas. Os elementos mais sombrios da trama aliados à fantasia formam até um bom cenário, mas não é uma série que eu continuaria lendo (como não vou continuar haha). Ainda assim, indico para quem procura uma coisa mais... como direi? Fácil de ler. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.