domingo, 12 de fevereiro de 2023

[Relendo e Resenhando] Eclipse

Original: Eclipse

Ano: 2007

Autor: Stephenie Meyer

Série: Twilight #3

Sinopse: Enquanto Seattle é assolada por uma sequência de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de perigos outra vez. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob - sabendo que essa decisão tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens.

Com a proximidade da formatura, Bella tem mais uma decisão a tomar: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?

Eu me lembrava de tão pouca coisa desse livro que voltei a ficar surpresa. É a parte boa de passar anos sem visitar uma história e voltar para ela, você lembra o enredo, mas não os pormenores. É gostosinho.

Após a volta de Edward, Bella ainda está de castigo por viajar sem consultar o pai. Ele lhe propõe que ela passe mais tempo com seus outros amigos em troca da sua liberdade de volta, além disso, faz uma pressão a mais para que ela se reaproxime de Jacob, de quem se afastou após a volta do namorado. Ela concorda, mesmo sabendo que o antigo amigo talvez não deseje a proximidade dela, já que não retorna as suas ligações.

Sem confiar nos lobos, Edward começa a arquitetar planos para impedi-la de visitar o amigo na reserva, o que deixa Bella furiosa. Leva algum tempo — e algumas fugas — para ele finalmente confiar nela e em Jacob com ela mesmo sabendo dos sentimentos do lobo por ela. Jacob, por sua vez, começa a jogar pesado para convencer a amiga não apenas de que ela está apaixonada por ele, mas de que ela deve escolhê-lo.

Enquanto isso, uma verdadeira onda de assassinatos e desaparecimentos começa a abalar Seattle, deixando os Cullen preocupados. Quando descobrem que o alvo do novo exército é Bella, eles se unem aos lobos para montar uma estratégia para protegê-la e destruí-los antes que os Volturi se envolvam. Paralelo a isso, a batalha pelo coração de Bella continua e ambas as guerras estão próximas do seu clímax.

Jacob é um pé no saco. Meu pai, que guri mais chato, quanto mais a menina dizia que não queria ele, mais ele ficava no pé, que irritante! Não que Edward esteja livre de culpa, teve algumas atitudes dele que torci o nariz, mas ao menos o personagem tem um agravante para suas atitudes que se deve tanto à sua idade quanto a época em que ele nasceu. Seu pensamento difere e mesmo de forma sutil isso transparece.

Bella é um caso a parte, começo a pensar que boa parte do hate sofrido por essa saga se deve a escolha dela como narradora, se isso fosse sob a perspectiva de Edward ou, ao menos, com pontos de vista alternados, como aconteceu em Amanhecer, a recepção teria sido mais positiva. Acontece que a personagem, aquém de suas muitas qualidades, é chata. Ela tem vários momentos que age com uma infantilidade que nos fazem questionar o que um vampiro com 109 anos vê nela. Tem horas que você só quer socar ela e pronto.

Para dizer a verdade, todo esse pseudo-romance que a Meyer tentou enfiar goela abaixo entre Bella e Jacob desde Lua Nova soou muito forçado, não importa de que ângulo eu olhe, eles simplesmente não são shippáveis. E piorou ainda mais com a saída que ela escolheu para resolver isso em Amanhecer, só reforçou ainda mais essa forçação de barra que não passou de um recurso narrativo bem fraco para dramatizar mais o ticking clock do enredo.

Todavia, de modo geral eu gosto muito desse volume, não somente por mostrar a história de Jasper, que é um personagem muito fascinante da série, como por mostrar a história de Rosalie e a evolução dela com relação a Bella, algo que a adaptação peca muito em construir e que refletiu em Amanhecer quando, subitamente, ela passa do ódio ao amor. O livro trabalha melhor essa relação, é gradual e faz sentido. 

2 comentários:

  1. Eu já passei de amor para ódio com essa saga e agora assisto os filmes de vez em quando. Já reli o primeiro da saga, mas não foi o suficiente interessante para ler os outros. Você tem razão quanto às releituras. A gente esquece os detalhes e acaba sendo agradável ler de novo.

    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com/ (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De toda a série, o primeiro segue sendo o melhor. Acho que o maior problema de Crepúsculo é ter sido narrado pela Bella. Se você ler Sol Da Meia-Noite vai se apaixonar, Edward é um narrador engraçado, irônico, ácido e muito mais atraente. Eu simplesmente AMO esse livro. Se toda a saga fosse narrada pelo Edward, acho que não teria sofrido tanto hate. Acho que vale a pena pra ti conferir Sol da Meia-Noite, vai renovar seu amor pela história.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.