terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

[Bíblia] Os Patriarcas — José

 


E o filho de Raquel é mesmo o José dos Sonhos! 

Israel preferia José a todos os outros filhos porque era o filho de sua velhice e isso fazia com que os irmãos se ressentissem dele. O pai mandou fazer uma bela túnica colorida para ele e, bem nessa época, o jovem começou a ter sonhos enigmáticos, o que só fazia com que seus irmãos o odiassem mais. Decidiram por fim se livrar dele matando-o, mas Rubem desejou livrá-lo e sugeriu que o jogassem em uma cisterna vazia de onde poderia tirá-lo depois. Todavia, não esperava que Judá tivesse uma ideia pior. Vendo uma caravana que ia para o Egito levando resina, bálsamo e ládano (que eram usados no embalsamento) ele convenceu os irmãos a vender José para eles e conseguiram vinte moedas de prata. Mergulharam a túnica dele no sangue de um animal e levaram para o pai fazendo-o acreditar que o filho havia sido morto por uma fera.

Chegando no Egito, a caravana vendeu José para Putifar, eunuco do faraó e chefe da guarda. Judá se casou e teve três filhos: Her, Onã e Sela. O primeiro não era agradável aos olhos do Senhor que o feriu de morte, então Judá deu a prometida de Her, Tamar, para seu segundo filho Onã, para que continuasse a descendência do irmão, mas ele não queria uma descendência que não fosse sua, então começou a se preparar para não engravidá-la e isso desagradou a Deus, que também o feriu de morte. Judá então prometeu Tamar à Sela quando este ficasse adulto, mas não cumpriu a promessa. Ela então se disfarçou e seguiu-o quando ele foi apascentar ovelhas e, julgando-a como uma prostituta, sem conhecê-la, Judá se deitou com ela que concebeu filhos gêmeos.

No Egito, José começa a trabalhar para Putifar que, vendo que o Senhor estava com ele, confiou sua casa e todos os seus negócios a ele, pois tudo que José fazia prosperava. Porém, por ser muito bonito, acabou atraindo o interesse da mulher de Putifar que passou a assediá-lo e, vendo que ele não cedia, acusou-o de tentar abusar dela, fazendo com que Putifar o jogasse na prisão. Contudo, por Deus estar com José, este conquistou a confiança do chefe da prisão que lhe confiou todos os prisioneiros.

Ocorreu que o copeiro e o padeiro do faraó o ofenderam e este mandou prendê-los na mesma prisão em que estava José. Uma noite, ambos tiveram sonhos enigmáticos e José os interpretou corretamente, três dias depois se concretizando o que ele disse, mas seu pedido de recomendação ao faraó não aconteceu, pois o copeiro esqueceu-se dele tão logo saiu da prisão. 

Porém, como Deus nunca desampara os seus, anos depois o faraó tem um sonho que ninguém consegue interpretar e, nessa altura, o copeiro conta-lhe sobre José que é imediatamente tirado da prisão e levado até ele. O sonho não podia ser mais claro. Sete anos de abundância seriam seguidos por sete anos de fome. Vendo que Deus estava com ele, o faraó nomeou José primeiro-ministro e colocou-o à frente da administração de todo o Egito para que nos dias de falta seu povo não sofresse. Nesse ponto e noto como a história de José e um contraponto à de Moisés. Enquanto este é ridicularizado por sua fé no Senhor, já que os egípcios são politeístas, José é aclamado como sábio pela mesma fé.

Assim, nos anos de abundância, José fez os preparativos para que o Egito não sofresse nos vindouros anos de miséria, o faraó deu-lhe ainda por esposa a filha de Putifar e esta lhe deu dois filhos. Tendo cumprido a previsão de José, a miséria caiu sobre o Egito e as demais regiões, mas o povo não sofreu raças à sua administração, em Canaã a miséria também caiu e Israel enviou seus filhos, à exceção de Benjamin, ao Egito para comprar comida. José reconheceu os irmãos, mas estes não o reconheceram e aproveitando-se disso, ensinou-lhes uma lição.

Primeiro, prendeu um deles e enviou os outros de volta, dizendo que só libertaria seu irmão se trouxessem o mais novo à sua presença e eles assim o fizeram. José então, por meio de seu criado, arquitetou um plano para reter Benjamin com ele e dessa maneira, desesperar seus irmãos que se prostraram diante dele e lhe imploraram que não retivesse o menino, pois seu pai era muito ligado a ele. Sem se conter, José se revela aos seus irmão e não demonstra ressentimento pelo que lhe fizeram, pois compreende ter sido cumprido os planos do Senhor.

Assim, traz para o Egito o pai e toda sua família e aqui vem uma parte interessante, a palavra diz que José os instalou na terra de Ramsés por ordem do faraó. E, anos mais tarde, Ramsés será o faraó que batera de frente com Moisés. Deus é muito perfeito! Israel finda por falecer após abençoar - e estabelecer - os doze filhos que fundariam as doze tribos. José, como lhe prometera, enterrara-o em Canaã, na sepultura onde jazia Abraão, Isaac e suas mulheres. Gênese termina com a morte de José e mostrou-nos como os hebreus habitaram no Egito que, posteriormente, se tornaria seu cativeiro.

Que livro fascinante! Não fosse a certeza que tudo realmente aconteceu, não perde em nada para qualquer história fantástica saída da mente humana. A perfeição extrema do Senhor nosso Deus delineia a história do mundo com uma coerência magnânima! Tudo se encaixa, são sequenciais e interligados e nos trazem várias reflexões. Por algumas vezes ri (espero que não seja pecado!) e em outras fiquei sem palavras. A fluidez com que a história segue também é impressionante e o que mais ficou em mim foi a certeza do amor de Deus acima de qualquer defeito. Todos os escolhidos do Senhor eram homens com falhas, gente como a gente e conseguiram vencer as provações por confiar na palavra de Deus e atender o seu chamado.

Olhando o mundo hoje, tão obscurecido devido à ausência dessa conexão com o Senhor, fico espantada com quão grande é o amor de Deus, algo que nossa mente pequena nunca será capaz de compreender. Estou apaixonada pela palavra! E agora entendo o sentimento contagiante de descobri-la e espalhar pra todo mundo. Deus é maravilhoso!

Um comentário:

  1. Oi Katharynny, eu também gosto muito dessa passagem. A reviravolta na história quando José finalmente se revela para a sua família. Concordo plenamente com você sobre como essa história é extraordinária. Acho que rir de algumas passagens não é pecado não... bom, espero que não seja.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.