quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

[Bíblia] Os Patriarcas — Abraão

 Abraão é descendente de Sem, filho de Noé. Bem diz o ditado que Deus capacita os escolhidos, Abrão, como era chamado inicialmente, é uma prova histórica disso! Foi escolhido por Deus e exortado a ir para a terra que Ele lhe apresentaria, mas uma grande fome assolou a região e Abrão refugiou-se no Egito, mas mentiu para preservar sua vida, pois sua esposa Sarai era muito bela e poderiam os homens matá-lo para ficar com ela.

Assim, ele a instruiu a dizer que era sua irmã e o faraó casou com ela! Sendo punido pelo Senhor por adulterar. Gente, entende a questão? Abrão mentiu! E Deus puniu o faraó pela mentira dele, por quê? Uma possibilidade aqui, dado o motivo da mentira, é que apesar de errado, Deus julga o panorama e não a consequência.

Após separar-se de Ló, que foi para o lado de Sodoma, Abrão foi para as terras do Jordão. Essa região, contudo, estava passando por disputas de reis e, com a derrota de Sodoma, Ló findou por ser capturado. Abrão uniu seus homens e resgatou o parente. No capítulo 15, Deus conta a Abrão que seus descendentes serão escravizados em uma terra estrangeira, uma alusão ao cativeiro do Egito, talvez, ou da Babilônia, mencionado em Ester.

No capítulo 18, três anjos passam próximos à tenda de Abrão (cujo nome foi mudado pelo senhor de Abrão, "pai elevado", para Abraão, "pai de uma multidão") e ele os serve, recebendo novamente a confirmação da promessa feita pelo Senhor de que Sarai ficaria grávida de Isaac dentro de um ano. Esses mesmos anjos se dirigiram para Sodoma; Abraão, ciente da decisão de Deus, roga de forma insistente pela cidade.

"Fareis o justo perecer com o ímpio?Talvez haja cinquenta justos na cidade: os farão perecer? Não perdoaríeis antes a cidade, em atenção aos cinquenta justos que nela se poderiam encontrar? (...) Longe de vós tal pensamento! Não exerceria o juiz de toda a terra a justiça?" (Gn 18, 23-25)

Ao que o Senhor Deus afirma que se dez justos ali, não destruiria a cidade por eles. No capítulo 19, Sodoma está prestes a ser destruída, pois os anjos do Senhor atestaram seus crimes, há, porém, uma possível referência sobressaltante. Estando os anjos na casa de Ló, a população de homens de Sodoma, diz-se de velhos a jovens, ordena que Ló os entregue para que eles os conheçam; ora, essa referência é feita no capítulo 4 em que Adão conheceu Eva e gerou seus filhos. Logo, conhecer seria uma analogia a relações sexuais o que implicaria que os homens de Sodoma eram bisexuais e, por isso, a homossexualidade masculina é chamada sodomia?

Nada se menciona sobre os pecados de Gomorra, mas é muito precário dizer que Sodoma foi destruída pela homossexualide, talvez o agravante tenha sido sua crueldade, pois é mencionado no capítulo 13 que "os habitantes de Sodoma eram perversos e grandes pecadores diante do Senhor", mas não podemos presumir por nós mesmos que esses grandes pecados eram a homossexualidade. Além disso, Ló ofereceu suas filhas virgens para serem violentadas! Um ato tenebroso, no mínimo. Mais estranho ainda é depois que as filhas dele, após a mãe ter virado uma estátua de sal por desobedecer os anjos, embebedam o pai e dormem com ele para engravidar! Quer dizer, é incesto! João Batista condenaria Herodes mais tarde pelo mesmo pecado.

Será que ausência de castigo para esse ato se deu porque Deus ainda estava formando suas leis? Afinal, ele não criou homens e mulheres para se tornarem animais irracionais e imorais, isso começou com Caim e Deus não o feriu. Leva-se a pensar...

Abraão e Isaac

Se bem entendi, Abraão dizia em todos os lugares que ia, a mentira que Sarai era sua irmã, não somente para preservar sua vida, mas para testar se naquela terra havia temor à Deus. Por isso, dessa vez o Senhor poupou Abimalec, além de não castigar Abraão, sem contar que Sara é sua meio-irmã.

É fantástico como a palavra faz referências à Cristo mesmo antes de Ele vir ao mundo. Como um pai temente a Deus e generoso, Abraão entrega Isaac ao Senhor sem hesitação, sendo parado a tempo por um anjo. Mais adiante, Deus nos entrega Cristo, seu único filho, em holocausto pelo muitos pecados do mundo e, através de seu sangue, nos oferta a purificação e a vida eterna. Algo que noto é que o concubinato era comum e permitido, por isso, talvez, o islamismo o mantenha. Curiosa para saber quando essa prática foi abolida, já que hoje se prega a monogamia. Ordem de Deus ou da igreja?

Esaú e Jacó, filhos de Isaac e Rebeca, são gêmeos, interessante. Esaú desistiu de ser o mais velho literalmente por um prato de comida! Sério. E piora. Não contente em fazer o irmão dar a progenitura a ele, quando Isaac estava cego e no fim da vida, Jacó, influenciado pela mãe, enganou o pai se passando por Esaú para conseguir a benção de Isaac que não apenas lhe deu tudo, mas tornou o irmão seu escravo (fico me perguntando se essa representação da mulher ardilosa no começo do antigo testamento é influência da figura "corrompida" de Eva).

Esaú ficou com ódio do irmão e pretendia matá-lo (espelhando Caim e Abel), mas Rebeca o alertou e o enviou para a casa do tio, onde ele deveria também se casar com uma de suas primas. Ele se apaixonou por Raquel, mas seu tio o enganou (esse povo mentia, viu!) e fez ele dormir com Lia, pois era a mais velha e a mais jovem não podia casar antes. Jacó não gostava de Lia, por desprezá-la (mas ainda assim dormir com ela ¬¬') o Senhor a tornou fértil e esterilizou Raquel. E Lia lhe deu filhos importantes: 


Raquel ficou com inveja da irmã e fez o marido com a escrava para ter filhos pra ela, aí a Lia fez a mesma coisa e eu aqui me perguntando cadê a ordem? No fim, Deus acaba dando a ela uma chance e ela, Raquel, concebe ninguém menos que José! O José dos Sonhos!

2 comentários:

  1. Estou adorando ler suas análises. Eu terminei de ler a Bíblia já tem uns dias. Levei pouco mais de três anos, mas não fiz uma leitura com a intenção de estudo como a sua, por isso esse complemento está sendo muito válido e me levando a pensar no que eu li. Obviamente já planejando uma releitura futura.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Três anos? Poxa... espero não demorar tanto. Eu não tenho muita base, durante a leitura surgem muitas dúvidas e o que me ajuda são as introduções aos livros e as notas de rodapé. Quando são dúvidas específicas tento procurar na internet em sites católicos ou com estudantes católicos como eu, só que mais aprofundados. A intenção é mais tentar entender a trajetória e me inteirar da glória de Deus ao longo do tempo até hoje, achei que seria legal compartilhar para tirar o preconceito que muita gente tem com a bíblia, é um livro sagrado sim, mas também fascinante. Fico feliz que alguém goste dessa tag.

    ResponderExcluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.