domingo, 11 de fevereiro de 2024

[Bíblia] Os Patriarcas — Jacó

Ao que parece, a ganância e a corrupção são pecados tão antigos quanto a promiscuidade. Jacó é roubado pelo sogro após ter sido enganado para casar com as duas filhas e precisa fugir com o que lhe pertence porque, além de tudo, os filhos de Labão o acusam de ter roubado as riquezas do pai (absurdo que chama, né?).

Conseguindo sair, é perseguido pelo sogro que vai atrás dele exigir explicações, mas nada encontrando para culpar Jacó, se despedem em bons termos. Jacó manda então seus servos para encontrar Esaú e sondar seus sentimentos. Nesse entremeio, acaba lutando com um anjo do Senhor que o deixa coxo e, ao abençoá-lo, muda seu nome para Israel que significa "aquele que luta com Deus". O encontro com o irmão ocorre bem e sem ressentimentos.

A filha de Jacó é raptada e violentada por um filho de Hemor na cidade onde se estabeleceram. Diz-se que o rapaz se apaixonou por ela (o que nada justifica esse crime hediondo!) e implora a Jacó que lhe dê ela como esposa. Simeão e Levi dizem que o farão se todos os homens de Siquém forem circuncidados, e escondem a indiganção pelo que aconteceu com a irmã.

Hemor aceita a condição e, enquanto os homens se recuperam da cirurgia, os dois matam todos como vingança pelo ultraje que a irmã sofreu. Deus, contudo, os livrou da ira daquele povo.

Raquel deu à luz seu último filho a quem chamou de Benjamim "filho da direita" ou "sinal de bom augúrio", é da tribo dele que, mais tarde, sairá Hadassah, a rainha Ester. Inclusive, Amalec, futuro inimigo dos judeus, vem da descendência do irmão de Israel, Esaú, conhecido como Edom. Acho tão incrível como a história vai se conectando entre si e encadeando os acontecimentos de maneira lógica. A Bíblia é realmente um livro maravilhoso em todos os sentidos!

2 comentários:

  1. Agora eu já passo a me lembrar mais da novela da Record do que a leitura de fato que fiz na Bíblia. Engraçado como me lembrei direitinho dos atores nessa cena da vingança com a circuncisão.

    Realmente a história é toda conectada e é maravilhoso ler e perceber isso.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Não vi. Acho que a única série bíblica que vi da Record foi A História de Ester, muito tempo mesmo atrás. Lembro até que vi com a minha irmã. Não dou muito crédito às produções deles dado o dono da emissora, sabe? Na verdade, sou cuidadosa com todas as adaptações bíblicas que assisto, em parte é também por isso que quero conhecer a palavra por si mesma, isso ajuda muito a ter critério na hora de ver programas assim. Quero assistir The Chosen, creio que o farei quando começar o Novo Testamento, embora boa parte seja apresentada nas missas, prefiro ter uma base do texto como um todo antes de ver.

    ResponderExcluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.