Ano: 2022
Gênero: Ficção
Sinopse: Há muito considerado uma obra-prima do fantástico e do misterioso, Contos de fantasia chineses é uma coleção de contos sobrenaturais compilados de antigas histórias folclóricas chinesas por Pu Songling no século XVIII. Esses contos de fantasmas, magia e outras coisas bizarras e fantásticas são um verdadeiro clássico da literatura chinesa e dos contos sobrenaturais em geral. Esta primeira edição brasileira contou com organização de Yao Feng e tradutoras que converteram a obra ao português brasileiro pela primeira vez. De preferência, pedimos ao leitor e à leitora que aproveite a leitura desses contos de arrepiar com as luzes apagadas em uma noite tranquila.
Embora mencione o budismo em alguns contos, prevalece aqui a crença taoísta. São contos de fantasmas e raposas de nove caldas, sobre pessoas que voltam à vida e romances improváveis bem a cara do que estamos acostumados a ver em dramas chineses de fantasia, com a diferença de não haver aqui grandes batalhas. Porém, nem todos os contos são meras histórias para entreter crianças ou adultos, boa parte deles tem uma moral séria que leva a algumas reflexões, e outros utilizam de metáforas, curiosamente usando lobos, para tecer críticas à corrupção das autoridades (e fiquei bastante curiosa sobre a razão de usar lobos para isso uma vez que, pelo meu parco conhecimento, eles são leais, prezam e respeitam a família e a hierarquia).
Algo interessante é que o próprio autor comenta ao fim de alguns contos, dando uma espécie de "explicação" para a história que escreveu. E em um dos contos, ele cita a si mesmo como amigo de uma das personagens e expressa que aquela história era uma reprodução do seu relato. Boa parte dos contos mostra como eram as relações na China antiga, tanto familiares quanto sociais, o que traz pra gente um bom tanto de cultura em especial para os curiosos com a história chinesa. E, algo que me chamava muito a atenção, era a espécie de "distanciamento emocional" sempre soava estranho pra mim, talvez por vir de uma cultura calorosa e de muita aproximação familiar. Em algumas historias, os filhos sumiam e os pais apenas lidavam como se fosse algo normal, em outras os pais apenas deixavam os filhos e iam embora como se não fosse nada de mais como em "A Imortal Qing E", pra nós, ocidentais, parece impensável.
Outros contos como "Sequelas de Um Sonho" devia ser lido por todo mundo. Algo muito legal nos contos chineses é que eles são, de alguma forma, bastante parecidos com as fábulas da gente, tem uma moral que nos lembra de valores que a sociedade parece ter esquecido. Outros nos levam a reflexões até bem bíblicas de alguma forma.
"(...) persuadir as pessoas a fazer o bem é como lhes dar uma azeitona. Embora de início seja amargo, a doçura virá com o tempo. Por outro lado, tentar as pessoas a fazer o mal é como dar-lhes um pedaço de carne podre. Quando a comem, podem não reparar em nada, a princípio, mas ao fim de algum tempo, caem mortas. Aqueles que ouvem maus conselhos devem sentir-se responsáveis, porém não devem também ser responsáveis aqueles que os dão?"
Gostei bastante do livro, demorei um pouco mais que o previsto para terminar, mas curti a leitura, algumas histórias mais que outras. Recomendo bastante para quem gosta de cultura e mitologia chinesa, embora seja uma mitologia bem reduzida se comparada ao número de criaturas e deidades dentro de suas religiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.