sábado, 31 de agosto de 2019

[Livro] O Homem de Giz

Original: The Chalk Man
Ano: 2018
Autor: C. J. Tudor
Gênero: Mistério, Suspense

Sinopse: Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.

Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.

Não consegui ler o livro do projeto Relendo e Resenhando do mês de Agosto, de modo que vou mantê-lo no mês de Setembro desejando que as coisas saiam melhores... o mês de Agosto foi muito difícil para mim, muita coisa aconteceu ao mesmo tempo e me vi totalmente fora da razão, me desculpem. Espero que setembro seja melhor.

Bem, O Homem de Giz foi a escolha do Clube do Livro de Agosto, tinha visto esse livro outras vezes, mas por alguma razão nunca havia realmente me interessado em lê-lo de modo que, de alguma forma, foi uma surpresa boa. Não digo que é um livro fantástico, mas a história cumpre o papel de nos entreter e fazer as pulguinhas saltarem atrás da orelha.

A trama é narrada por Eddie Adams que alterna sua narrativa entre a infância e a vida adulta. É assim que somos apresentados à Elisa, a bela menina que sofre um acidente tenebroso num carrossel e ao senhor Halloran um homem albino e misterioso. Assim como conhecemos os quatro amigos de Eddie, Gav, Hoppo, Mikey e Nicky. Cada um à sua forma tem um papel na trama sombria do homem de giz. Quando um corpo é encontrado no bosque e uma série de pistas com homens de giz é espalhada para os quatro amigos, um complexo quebra-cabeças começa a ser montado e segredos do passado envolvendo as crianças e seus pais começam a ser desenterrados.

Eddie é cleptomaníaco, Mikey é mentiroso, Nicky tem problemas com o pai, o pastor da cidade, e por causa disso se mutila. Gav é o "ostentador" dos cinco e Hoppo o que tem mais problemas financeiros. Os cinco ficam ligados pelo corpo sem cabeça e desmembrado no bosque e quando cada um recebe uma carta com um homem desenhado a giz juntamente com um giz descobrem que a história não acabou. Quando Mikey acaba morto do mesmo jeito que seu irmão mais velho na adolescência, Eddie tem certeza que o assassino está por perto rastreando cada um dos seus passos e precisa descobrir a verdade antes que seja a próxima vítima.

Gostei do livro. Como falei, não chega a ser incrível, mas é muito bom, a trama é envolvente e apesar de alguns recursos meio forçados (como querer fazer a gente acreditar que o senhor Halloram é o homem de giz) as respostas não ficam exatamente na cara. Inclusive, a revelação do último capítulo me deixou bem surpresa. Uma das meninas do clube disse que o começo da história parece muito com IT, mas como eu nunca li esse livro não posso fazer comparações. Acho que vale a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.