quinta-feira, 31 de outubro de 2019

[Anime] Fullmetal Alchemist Brotherhood

Resultado de imagem para fullmetal alchemist brotherhoodOriginal:  鋼の錬金術師: Fullmetal Alchemist RR: Hagane no Renkinjutsushi: Fullmetal Alchemist
Ano: 2009-2010
Gênero: Aventura, Ficção científica, Dark Fantasy
Direção: Yasuhiro Irie
Roteiro: Hiroshi Ōnogi
Episódios: 64
Sinopse: Os irmãos Edward e Alphonse Elric seguem em busca da pedra Filosofal, com a esperança de restaurar seus corpos que foram perdidos quando eles tentaram usar suas habilidades de alquimista para ressuscitar sua mãe.

Quando comecei a ver Fullmetal, comecei pela versão "clássica" de quatro temporadas se não me falha a memória. Contudo, vendo alguns vídeos de canais de anime que eu sigo no youtube, e pelo fato de minha irmã já estar assistindo a última temporada, acabei descobrindo que a versão clássica não seguia o mangá e, portanto, não tinha um final, ao contrário da Brotherhood, queridinha dos fãs e que seguia o material original oferecendo um desfecho fechadinho. Assim, acabei optando por colocá-lo na lista de animes desse ano e, contratempos a parte, consegui finalizá-lo.

Como eu vi pouco da primeira temporada do clássico, não posso fazer muitas comparações, as poucas diferenças que observei tem a ver mais com a personalidade de Edward que, no Brotherhood, é um pouco menos "foda" se é que isso é possível, as fraquezas do personagem foram mais evidenciadas e, desse modo, ele não só bate, mas apanha também o que tem seu lado bom e o ruim. Apesar de acreditar que todo mundo conhece essa história, vou fazer um pequeno resumo do que acontece no anime como sempre faço nas resenhas do blog.

A trama segue Alphonse e Edward Elric, quando crianças, seu pai saiu de casa por um motivo que eles desconhecem e, por isso, Edward acredita que ele simplesmente os abandonou, a mãe deles acaba ficando muito doente e morre, como os dois já eram alquimistas muito eficientes mesmo crianças, acabam tentando trazer a mãe de volta, contudo, o preço da troca equivalente é mais alto do que eles poderiam pagar e a perna de Edward, assim como todo o corpo de Alphonse, é levada como pagamento. Desesperado, porque a massa disforme que surgiu no meio do círculo de transmutação não era sua mãe, Edward acaba desistindo do seu braço para prender a alma do irmão mais novo em uma armadura, sob a promessa que um dia teriam seus corpos de volta.

Anos se passam e Edward se torna o mais jovem alquimista do estado, ao lado do irmão, ele viaja em busca da pedra filosofal, um artefato de enorme poder que é capaz de trazer seus corpos de volta, vários inimigos vão surgindo pelo caminho e muitos dos seus amigos acabam envolvidos na sua luta, ficando com as vidas em risco numa tentativa de ajudá-los a descobrir o poder da pedra. É quando surge a existência dos homúnculos, criaturas aparentemente imortais que carregam, cada qual, o nome de um pecado capital. Eles se mantêm vivos graças a pedra filosofal que é o núcleo de seus corpos, descobrir isso coloca os irmãos Elric em um impasse, em especial porque o exército para o qual Edward trabalha pode estar envolvido com a criação dos homúnculos.

Em sua trajetória, eles acabam encontrando o pai, Van Hoemheim (se é que se escreve assim!) a quem Edward não consegue perdoar, mas que se torna uma ajuda primordial na busca da verdade por trás da pedra filosofal. Uma guerra de conspirações políticas, ética, respeito pela humanidade e fé vai se iniciar quando Edward e Alphonse descobrirem que o preço pelos seus corpos pode ser muito mais alto do que eles imaginavam.

Além do adorável estilo e das batalhas, gosto de pensar que Fullmetal é uma enorme reflexão sobre a essência humana. Talvez rolem uns pequeninos spoilers aqui, mas nada que vá comprometer a experiência de vocês. Toda a história do anime é uma grande discussão filosófica acerca dos temas principais que movem a existência humana, nos irmãos Elric temos a grande pergunta: qual o preço de uma vida? Quando se vêem diante da verdade por trás da pedra filosofal eles se perguntam se estão realmente dispostos a usá-la para recuperar seus corpos, se vale a pena sacrificar tanto por isso. 

Também há toda a discussão por trás da idealização do homem perfeito, uma discussão bem interessante que pode ser vista sob várias ópticas. Ao se livrar dos sete pecados, o primeiro homúnculo acreditava que se tornaria uma existência perfeita o bastante para assumir o poder de Deus, contudo, esqueceu-se que a prepotência, apesar de não estar listada, tal como a arrogância são igualmente pecados. Os homúnculos representantes dos sete pecados: ira, gula, luxúria, inveja, ganância e preguiça (uma vez que o homúnculos original representa a soberba e a vaidade) apontam as falhas humanas no que acreditam terem a superioridade, mas no fundo invejam a natureza maleável dos mortais que se unem em meio ao desespero com toda sua força e fé no intuito de sobreviver.

Eu gostei muito do anime apesar de algumas coisas, não li o mangá então não posso fazer comparativos, mas o anime como material individual foi maravilhoso, bem animado, com batalhas bem coreografadas e uma história que nos leva a pensar em vários âmbitos da existência e nos questionar acerca de vários dogmas que nos são impostos desde o nascimento. Além de trazer à luz discussões sobre filosofia, religião, determinação, ética, custo e valor. Apesar do final ter sido um pouco rápido demais, foi muito satisfatório na maior parte e bonito também, houve algumas pequenas coisas que não gostei, mas não comentarei para não se tornarem grandes spoilers. 

Fullmetal figura entre meus animes favoritos, tanto por sua história fantástica e cheia de reflexões quanto por suas personagens bem construídas e apaixonantes como Edward, de longe meu personagem favorito depois de Inuyasha.

Em 2017 a netflix lançou a versão em live action de Fullmetal Alchemist dirigido por Fumihiko Sori e estrelado por  Ryosuke Yamada como Edward Elric, Atomu Mizuishi como Alphonse Elric,  Tsubasa Honda como Winry Rockbell e Dean Fujioka como Roy Mustang. Eu vi o filme antes do anime, pelo que minha irmã falou ele segue mais a linha do Fullmetal clássico.

Quando finalizei o brotherhood vi o filme de novo e, de fato, ele cobre os acontecimentos principais do anime, mas mudaram a cronologia de alguns acontecimentos, tiraram alguns personagens e mudaram alguns poucos eventos, o que é compreensível quando se pensa em comprimir 64 episódios em 2 horas de filme. Na minha opinião a história ficou muito bem adaptada, a armadura de Alphonse ficou maravilhosa tal como a caracterização das personagens (excetuando o cabelo de Edward que ficou bem estranho kkkkk), acho que o filme serve como um bom bônus para os fãs da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.