terça-feira, 29 de outubro de 2019

[Livro] O Homem Perfeito

Autor: Linda Howard
Ano: 2018
Gênero: Romance, Suspense, Mistério
 Páginas: 349

Sinopse: Como seria o homem perfeito? Esse é o assunto que Jaine Bright e suas amigas discutem certa noite. Quais seriam suas principais qualidades? Seria ele alto, atraente e misterioso? Precisaria ser carinhoso e atencioso, ou apenas musculoso? Jaine e suas amigas começam com o básico: precisaria ser fiel e confiável, responsável, ter senso de humor. Conforme a conversa fica mais animada, elas montam uma lista engraçada e picante. Sem querer, a lista é divulgada e, da noite para o dia, se torna uma enorme sensação, chamando a atenção, inclusive, da imprensa local e de canais de TV. Nenhuma das quatro esperava tamanha repercussão. Mas o que começou com uma brincadeira entre amigas se torna algo perigosamente sério quando uma delas é assassinada. Recorrendo a seu vizinho, um detetive imprevisível e muito atraente, Jaine precisa desmascarar o assassino para salvar sua vida. Saber em quem confiar pode ser questão de vida ou morte, pois o sonho de um homem perfeito se tornou um arrepiante pesadelo.

Essa foi a escolha do Clube do Livro no mês de Outubro. Eu acabei deixando A menina da neve para leitura posterior porque não consegui continuar, estava faltando a paciência já com aquela leitura arrastada, gente!

“- Isso não vai acontecer. O homem ideal é pura ficção científica. Não que nós sejamos perfeitas também – acrescentou -, mas a maioria das mulheres pelo menos tenta. Os homens, não.”

Bem, Jaine, Marcy, Luna e T.J são amigas que trabalham na empresa de tecnologia Hammerstead, todas as sextas, após o trabalho, elas se reúnem em um bar nas proximidades do trabalho para conversar, tomar uma cerveja e falar de seus relacionamentos problemáticos. Marcy, já na casa dos quarenta e após casamentos fracassados, vive com um homem bem mais jovem que praticamente suga seu dinheiro, mas lhe satisfaz na cama e é tudo que importa para ela. Luna está em um relacionamento com Shammal, um jogador de futebol mulherengo que lhe usa como objeto sexual. T.J é casada com um homem mauricinho, metido a autoritário e mais frio que o iceberg que afundou o titanic. E Jaine... após três noivados fracassados nos quais ela foi abandonada no altar, tudo que ela menos quer é um homem para complicar sua vida.

Jaine acaba de comprar sua própria casa e está orgulhosa disso, porém, conta às amigas sobre seu vizinho, um homem mal humorado e aparentemente bêbado que praticamente vive para irritá-la desde que ela se mudara dias antes. (Guarde bem o 'dias antes'). Quando já estão no calor da conversa, surge o tema de como seria o homem ideal, assim, Marcy propõe que façam uma lista com as qualidades do homem perfeito e as amigas começam a enumerar os requisitos dele e a lista acaba saindo maior que o planejado incluindo não apenas componentes do caráter como fidelidade, mas partindo para o lado sexual como o tamanho do apêndice.

Claro que boa parte da lista foi criada apenas por diversão enquanto elas bebiam e ansiavam por um homem diferente dos que tinham em suas vidas. Contudo, em uma conversa com outra colega de trabalho, Marcy acaba bebendo demais e contando sobre a Lista, que no dia seguinte vai parar no jornal interno da empresa. Os homens ficam indignados e furiosos, as mulheres acham o máximo e o que começou como uma piada interna acaba se espalhando conforme as mulheres da empresa vão divulgando a lista com outras pessoas e ela acaba indo parar em jornais. De repente, todo o país está falando sobre isso e a vida pacata das meninas se transforma num inferno midiático.

Mas a fama tem um preço. A Lista chama a atenção de Corin, uma pessoa perturbada desde a infância por uma mãe psicótica, para ele, aquela lista é o pior dos insultos porque ele sim era o homem perfeito, sua mãe lhe moldara dessa forma. Desde o início fica claro que Corin tem sérios problemas mentais e de personalidade, então ele começa a caçar as meninas, iniciando por Marcy a quem mata de maneira violenta. O choque da morte da melhor amiga abala as outras que passam a receber telefonemas anônimos estranhos.

Nesse passo, Jaine e Sam, seu vizinho que de bêbado não tem nada, mas é um detetive, continuam discutindo e flertando até que ele se envolve no caso do assassinato de Marcy e a vida das quatro remanescentes entra em risco. Alguém as está caçando, essa pessoa trabalha na mesma empresa que elas e enquanto lutam para descobrir quem é, Jaine e as amigas podem ter um desfecho tão macabro quanto o de Marcy.

Li em algum lugar que essa autora segue os passos de Nora Roberts, bem, eu já li alguns livros de Nora e não achei isso não, além desse livro ter um humor mais específico (ainda que carregue certa acidez sagaz como as sátiras de Nora, é mais voltado para o teor sexual) a montagem desse livro, ao meu ver, deixou um pouco a desejar. Começando pelo deslocado romance entre Jaine e Sam. Gente, isso não me entrou na cabeça de jeito nenhum, a mulher conhece o homem numa semana e na outra já quer casar com ele porque o sexo é bom?! Como assim? Durante toda a leitura esse romance deles não fez o menor sentido para mim.

O suspense foi bom, como a leitura é levinha e tem doses de comédia, tanto o suspense quanto o mistério em torno do assassino deram uma equilibrada nas coisas, o plot twist então foi bem digno de um bom romance policial, mas esse "romance" praticamente instantâneo da Jaine com o Sam mornou um pouco meu entusiasmo com a história deixando-a com cara de suspense pseudo erótico. Mesmo assim, acho que vale sim a leitura, poderia ter sido melhor desenvolvido no meu ponto de vista, não apenas o romance do Sam com a Jaine, mas o próprio assassino mesmo, ainda que ele explique a história dele no final, ficou meio que largado no enredo. Nota 3 de 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.