quarta-feira, 6 de novembro de 2019

[Livro] A Garota dos Pesadelos

Original: Girl of Nightmares
Ano: 2018
Autora: Kendare Blake
Gênero: Literatura fantástica
Série: Anna #2
Páginas: 266

Sinopse: Já se passaram meses desde que o fantasma de Anna Korlov abriu uma porta para o inferno no porão e desapareceu, mas o caçador de fantasmas Cas Lowood não consegue seguir em frente. Os amigos de Cas o fazem lembrar que Anna se sacrificou para que ele pudesse viver — e não ficar perambulando por aí feito um zumbi, perseguindo-a. Ele sabe que seus amigos têm razão, mas aos olhos de Cas nenhuma garota viva se compara à morta pela qual ele se apaixonou. Agora ele vê Anna por todos os lados: às vezes quando está dormindo, às vezes em pesadelos reais. Mas algo está muito errado — não são apenas devaneios. Anna parece atormentada, despedaçada de um jeito diferente e ainda mais horripilante a cada aparição. Cas não sabe o que aconteceu quando ela desapareceu, mas sabe que a garota não merece o que está acontecendo agora. Anna salvou Cas em mais de uma oportunidade; agora chegou a vez de ele retribuir o favor.

Quando li Anna Vestida de Sangue fiquei apaixonada pela história, o tom sombrio, cruel e até mesmo gore do livro me fascinou, a certeza que eu tinha era que se ele virasse um filme eu nunca assistiria, mas mal cheguei a última frase e já estava sedenta por uma continuação.

Meses após Anna ter pulado com o Obhaeman numa fenda para o inferno, Cas ainda não se sente pronto para deixá-la ir. Por mais que ele tenha tentado continuar sua vida normalmente, nada parece fazer sentido sem Anna. Ele a ama. Thomas e Carmel continuam indo com ele na caça aos fantasmas, os três se aproximaram mais depois do que aconteceu no porão da velha casa vitoriana de Anna Korlov, mas quando Cas quase falha em matar um fantasma assassino colocando a vida dos amigos em risco, Carmel sente que aquele é o fim.

Quando ele achava que não podia ficar pior, visões de Anna torturada começam a assombrar Cas em todo lugar, como se ela estivesse lhe pedindo socorro. Desesperado, ele busca ajuda em Morfram, avô de Thomas, e Gideon, com uma maneira de tirar Anna de onde está e trazê-la de volta. Porém, ambos se recusam a ouvi-lo e parecem estar escondendo alguma coisa, Carmel começa a se afastar cada vez mais do grupo até que Thomas é o único realmente ao lado de Cas, de modo fiel, buscando uma maneira de ajudar o amigo a atingir seu objetivo mesmo contrariando o preocupado avô.

Quanto mais cavam uma forma de trazer Anna de volta, mais segredos sombrios envolvendo o athame de Cas vem à tona, uma ordem secreta que provavelmente criou a arma pode estar vigiando-o todo o tempo e ser a única saída para conseguir seu objetivo, mas que preço Cas está disposto a pagar para viajar até o inferno sem a certeza de poder trazer Anna de volta consigo? E mais, que garantias ele tem que a Ordem vai realmente permitir que ele viva? 

A conclusão de Anna Vestida de Sangue não me encantou tanto quanto o primeiro, ainda que eu tenha ficado presa ao livro o tempo todo. Conforme a leitura avançava e eu via o caminho que as coisas tomavam, ficava cada vez mais convencida que o final ia ser triste, embora ainda me agarrasse aquela esperançazinha inútil de que poderia haver uma reviravolta, mas, não houve. Apesar de crível, não posso deixar de ficar desapontada com o desfecho, quer dizer, tanto trabalho, tanta energia e no fim só aquilo. Pareceu meio sem sentido, sabe? Apesar de ter feito todo o sentido lógico, mas a gente meio que perde a lógica quando quer alguma coisa de um livro de fantasia.

Mesmo assim é um livro excelente, consegue ser muito sombrio, até grotesco algumas vezes, e mexe com alguns temas sensíveis que não cabem discutir aqui.  Valeu sim a experiência e a duologia Anna figura entre meus livros favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.