segunda-feira, 27 de março de 2023

[Anime] Mushikaburi Hime

Original: 虫かぶり姫

Gênero: Drama, Fantasia, Romance

Ano: 2022

País: Japão

Episódios: 12

Sinopse: Por gerações, a família Bernstein foi reconhecida como uma casa de nobres que preferem os livros a todo o resto. Elianna Bernstein, filha de um barão do reino de Sauslind, não é diferente. Mas, em vez de ser chamada de leitora ávida, ela é conhecida como a princesa bibliófila.

Quatro anos atrás, o príncipe herdeiro, Christopher Selkirk Asherald, ofereceu a Elianna um acordo especial: se ela se tornasse sua noiva, ele prometeu que ela poderia continuar a passar todo o seu tempo livre lendo. Apesar de ter que herdar um título de grande responsabilidade, ela concordou com a proposta, seduzida pela perspectiva de ter acesso aos arquivos reais que abrigam uma ampla seleção de livros.

Até hoje, Elianna acredita firmemente que seu noivado é desprovido de sentimento romântico. Quando ela percebe as interações de Christopher com outra garota, ela presume que os dias que passa com ele logo chegarão ao fim. No entanto, durante esse período de incerteza, Elianna e Christopher abrem um novo capítulo em seu relacionamento, descobrindo gradualmente seus sentimentos genuínos à medida que se entendem melhor.

Gente, eu estou num tal desânimo que minha única vontade é dormir. Tentei ver uns três dramas diferentes, mas não consegui continuar, também vou procurar outra coisa para ler e ver se me animo, porque o livro que estou tentando ler não está fluindo. Mentalmente exausta, parece que passei um mês sem descanso fazendo equações! Sabe quando você simplesmente não tem vontade de nada? Pois é, sou eu nesse momento. Estou com ressaca da vida, só pode.

Dentre todas as coisas que havia salvo para ver, acabei optando por esse anime porque parecia um pouco no estilo do Shirayuki Hime e, por ter uma personagem louca por livros, imaginei que seria legal. Ainda assim, demorei horrores para terminar de assistir... confesso para vocês que embora seja um anime muito bom, não chegou a me arrancar surtos de fofura.

A história segue Elianna Berstein, uma baixa nobre filha de uma linhagem de vorazes leitores. Sua família não interfere nos jogos políticos e nem se interessa por altas posições, tudo que lhes importa é o conhecimento trazido pelos livros que eles tratam como artefatos importantes que merecem o máximo de reverência e respeito. Assim, Elianna cresceu apreciando mais leitura que qualquer outro tipo de coisa, não lhe interessavam vestidos, jóias, sapatos ou quaisquer outras coisas que deslumbrariam jovens de sua idade, ao inves disso, ela vivia cercada de livros e era o que mais amava receber. Por causa disso, tanto eventos sociais quanto aspirações românticas eram aterrorizantes e tediosas para ela, Eli preferia a calma silenciosa da biblioteca e, mesmo sendo muito inteligente por causa de suas inúmeras e variadas leituras, não era hábil em socializar.

Um dia, o príncipe herdeiro Christopher lhe surpreende ao propôr que ela se case com ele. De início ela fica chocada porque, uma vez que sua família não tem qualquer influência na corte, não havia qualquer motivo para ela ser escolhida como princesa, mas o príncipe lhe garante que a escolha é precisamente por ela não buscar qualquer tipo de envolvimento político, ele faz um acordo com ela, se aceitar ser sua noiva, terá acesso à biblioteca real e poderá passar todo seu tempo livre lendo. Diante disso, acreditando ser um noivado de fachada, Eli acaba aceitando, seduzida pelos livros do arquivo real.

Porém, a parte não dita no acordo é que o príncipe realmente estava apaixonado por ela desde a infância e nada das circunstâncias em que os dois se conheceram é recordada por Eli. Quando uma nova lady surge na corte e potencialmente pode se tornar a verdadeira princesa herdeira, Elianna começa a perceber que talvez o noivado de mentira a afete mais do que imaginava. Agora, ela precisará enfrentar os próprios sentimentos e os desafios de sua nova posição se quiser realmente ficar ao lado de Christopher.

Esse é daqueles animes fofinhos para passar o tempo e imergir num romancezinho legal sem muitas pretensões. Elianna poderia se enquadrar bem na donzela em perigo por não ter nenhuma grande habilidade além do vasto conhecimento teórico sobre vários assuntos. Mas, em contrapartida, ela é eloquente e construída de maneira que sua pouca proatividade em situação de risco não tira sua identidade nem causa na gente alguma raiva como costuma acontecer, só quando ela não se defende mesmo tendo meios de fazê-lo ou quando não fala o que vem à mente para o príncipe e cria situações que poderiam ter se resolvido com diálogo.

Christopher é bem aquele estilo príncipe encantado japonês, um pouco estereotipado até, mas tem seu carisma e charme, além de não ser perfeito e, justamente por suas imperfeições, ganha nosso coração. O anime equilibra bem o romance, a comédia e constrói uma narrativa envolvente, para mim foi um adendo bem vindo em um momento onde nada conseguia prender minha atenção. Não teve o efeito arrebatador de outros animes como o mencionado Shiayuki Hime ou Akatsuki no Yona, mas tem seu próprio charme e é encantador ao seu modo. Recomendo.

Volto assim que conseguir achar alguma coisa que me prenda. Beijão pra vocês <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.