sábado, 12 de abril de 2014

O Beijo das Sombras - Richelle Mead :Comentário

Finalmente terminei o maravilhoso Beijo das Sombras, primeiro volume da série Academia de Vampiros e estou mortalmente triste por não ter o resto da série. Então, sem mais delongas, eis aqui minha "resenha":
Esse livro me surpreendeu muito, no início eu não entendi nada dele, com o passar das páginas eu ia submergindo na história e ficando completamente envolvida com os personagens. A narrativa é contada por Rosemary Hathaway, chamada carinhosamente de Rose, uma garota dampira (metade humana e metade vampira) que protege a sua melhor amiga Lissa, Vasilisa Dragomir, princesa de uma casta moroi (vampiros vivos por nascimento) das constantes investidas da escola St. Vladimir em captura-las. De início não se sabe a razão de elas terem fugido a trama é envolta em vários mistérios que vão sendo revelados com o passar dos capítulos.
No início do livro, Rose ‘sente’ a aflição do pesadelo que Lissa está tendo e a acorda, a dampira é capaz de saber como a moroi se sente e ver o que está em sua mente como se entrasse em seu corpo. As duas são perseguidas e capturadas por guardiões da academia de vampiros St. Vladmir, um dele é Dimitri Belikov que está designado a ser guardião de Lissa para fúria de Rose. De volta à escola elas enfrentam novamente os alunos curiosos e pessoas que elas deixaram para trás e agora eram liderados pela sociopata Mia Rinaldi, uma moroi que as odeia por motivos inicialmente desconhecidos. Enquanto Rose tenta retomar as aulas e o tempo perdido, agora sendo assessorada por Dimitri, que vira seu mentor. No início da história a Rose tem um pequeno caso com Jesse, sua paixonite desde antes dela fugir da escola, mas Dimitri os interrompe, o que não impede Jesse de espalhar pela escola, a mando de Mia, que dormiu com a Rose e bebeu sangue dela durante o ato, dando a garota inocente a horrível fama de prostituta de sangue. Os treinamentos de Rose estão sendo mais produtivos do que ela poderia imaginar, e aos poucos um romance começa a existir entre ela e o Dimitri, por mais que ele passe o livro inteiro negando isso. Lissa consegue reatar com o seu ex-namorado, Aaron para se vingar de Mia, mas a verdade é que a última dos Dragomir está tendo encontros no sótão da igreja com Christian, talvez o garoto mais temido da escola pelo seu passado, seus pais viraram strigois (vampiros imortais e malvados) por vontade própria, e todos apostam que é questão de tempo até que ele mesmo se torne um strigoi.
Perto do meio do livro, quase no fim, se descobre que Lissa se especializou em um quinto elemento: o espírito. Os moroi são dotados de magia, assim dominam os elementos no qual se especializam: Terra, água, ar, fogo. O elemento do espírito é raro e antigo e poucas pessoas conseguem se especializar nele, além de tudo é levemente perigoso para o moroi que o possui. Foi com os poderes do espírito que Lissa trouxe a Rose de volta a vida quando esta tinha morrido no mesmo acidente que matou os pais e o irmão da Lissa, alguns anos atrás. Por conta disso as duas têm uma ligação especial, Rose pode ler os pensamentos de Lissa, e ás vezes consegue entrar na mente dela e ver o que ela vê e sentir o que ela sente. Por essa razão também entendemos o que significa o título do livro, Rose foi ‘Beijada pelas Sombras’, porque atravessou a morte e foi trazida de volta á vida pela melhor amiga. Infelizmente usar os poderes do espírito tem efeito colateral, Lissa fica depressiva e chega a se cortar, e não ajuda que ela esteja recebendo mensagens misteriosas acompanhadas de animais mortos, que mais tarde descobrimos ser um plano de Victor, juntamente com a filha Natalie, para obriga-la a fazer uso dos seus dons e observa-la.
No dia do baile da escola, Rose decide não ir por estar brigada com Lissa, é onde ocorre o clímax do livro. Mason, seu amigo apaixonado, a convence a ir a festa prometendo uma surpresa para ela. Mas Rose acaba se desentendendo com Mia ao ver que a garota está perturbando Lissa e quebra o nariz dela causando um grande alvoroço no baile. Ela sai escoltada por guardiões e Lissa acaba correndo sozinha para igreja. Rose ordena que Christian vá ficar com ela, pois sabe que ele a mantem calma. Mas quando chega no quarto, Rose vê através do laço que a une a Lissa que guardiões de Victor invadem o sótão da igreja e nocauteiam Christian sequestrando Lissa logo em seguida. Desesperada, Rose vai atrás de Dimitri para pedir ajuda, mas é vítima de um feitiço de luxúria posto em seu colar por Victor e quase dorme com Dimitri ao invés de ir salvar Lissa. Quando finalmente se dão conta do que aconteceu ela explica para ele que a melhor amiga está em perigo e eles reúnem uma equipe para ir atrás dela. A caminho de onde Lissa está sendo aprisionada por Victor, Rose descobre Christian escondido dentro do carro, este queria ajudar no resgate. Conseguem prender Victor, mas quando a Rose vai visitá-lo na prisão da St.Vladimit ela é atacada por Natalie, que virou um strigoi para ajudar o pai na sua fuga da prisão. Felizmente Dimitri aparece a tempo e consegue matar Natalie antes que ela mate Rose.
A nova visão apresentada de seres sobrenaturais me agradou bastante, o livro é muito inteligente e maravilhosamente bem arquitetado nos dando uma visão ampla da história, uma vez que mesmo pelos olhos de Rose nós podemos ver através de Lissa também. Gostei de como a trama foi amarrada e é definitivamente daqueles livros que você não consegue parar de ler e fica curioso para levantar milhões de hipóteses para os acontecimentos, mas acaba sendo surpreendido. Estou determinada a comprar os próximos livros da série e realmente recomendo a leitura. Vale muito a pena.

Começarei a ler o famoso e comentado Cidade dos Ossos e essa será a próxima resenha do blog. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.