quarta-feira, 29 de agosto de 2018

[Chinês] O Tempo Futuro

Foi, não foi, será ou ainda vai ser?

Cuidado para não confundir os usos de 了,会,要。。。了。Não é porque leva a partícula 了que necessariamente esta ação já foi concluída, em outros tópicos e lições será possível ver de forma mais profunda quão versátil é esta partícula.

Quando 了é combinada a uma estrutura também pode ser usada para expressar ações futuras. 要。。。了expressa a ideia de algo que está a ponto de acontecer. Para ter esse efeito é necessário agregar 要 antes do verbo e 了 ao final da oração. Apesar da estrutura 要。。。了 referir-se a uma ação que está no futuro é importante  salientar que esta ação está a ponto de ser realizada, ou seja, se refere a um futuro próximo, por isso não confunda este tempo verbal com o tempo expresso com 会。

Além de carregar o sentido de "aprender uma habilidade", 会 também serve para expressar ações futuras que, comparado a estrutura 要。。。了, refere-se a um futuro que está mais distante. Veja essa comparação no quadro a seguir:

AÇÃO CONCLUÍDA
FUTURO PRÓXIMO
FUTURO DISTANTE
我吃晚饭。
吃晚饭
吃晚饭。
Wǒ chīle wǎnfàn.
Wǒ yào chī wǎnfànle.
Wǒ huì chī wǎnfàn.
Eu jantei.
Estou prestes a jantar.
Eu vou jantar.

Tempo futuro com 会

Afirmativo
SUJEITO + + VERBO + OBJETO
我会打电话。
Eu vou telefonar.
Negativo
SUJEITO + + + VERBO + OBJETO
明天我不会唱歌。
Eu não vou cantar amanhã.

"A ponto de"— 要。。。了


Afirmativo
SUJEITO + + VERBO + OBJETO +
我要开灯了。
Eu estou prestes a acender a luz.
Interrogativo
SUJEITO + + VERBO + OBJETO + + 吗?
你要开门了吗?
Você não vai abrir a porta?

Ideogramas

Huì - verbo auxiliar

Mò - fim

Jié - nó, atar, unir

Dào - até; a (lugar e tempo)

Pratique!

  1. 我会等你。Wǒ huì děng nǐ
  2. 明天我会用信用卡。Míngtiān wǒ huì yòng xìnyòngkǎ.
  3. 下午我会玩游戏。Xiàwǔ wǒ huì wán yóuxì.
  4. 我会找你。Wǒ huì zhǎo nǐ.
  5. 明天你会打电话吗?(不)Míngtiān nǐ huì dǎ diànhuà ma?(Bù)
  6. 下班以后,你会等我吗?xiàbān yǐhòu, nǐ huì děng wǒ ma?
  7. 周末你会干什么?Zhōumò nǐ huì gànshénme?
  8. Eu vou brincar com os jogos no fim de semana.
  9. Você tomará banho a noite? (não)
  10. 我要关门了。Wǒ yào guānménle.
  11. 电影要开始了。Diànyǐng yào kāishǐle.
  12. 秋天要结束了。Qiūtiān yào jiéshùle.
  13. O inverno está prestes a começar.
  14. Este final de semana está prestes a terminar.
  15. Começar
  16. O final de semana está prestes a começar.
  17. Estou prestes a me atrasar.
  18. Atrasar
  19. O filme está prestes a começar? (sim)


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.