domingo, 12 de agosto de 2018

[Chinês] Tempo Passado - Ação realizada | Advérbio 已经

Ação realizada com o uso de 了

Um dos usos da partícula 了é justamente para expressar uma ação que foi concluída. É usado depois do verbo:

SUJEITO + VERBO + 了 + COMPLEMENTO

明天我骑了自行车。
Míngtiān wǒ qíle zìxíngchē.
Eu andei de bicicleta ontem.

Vocabulário

已经 (Yǐjīng)- já
了 (le) - partícula usada quando se completa uma ação

Nota:
Mesmo que seja muito parecido ao “tempo passado” em português, não é 100% igual. pode ser presente e futuro, sua função é indicar a conclusão de uma ação.

Ideogramas

Zhōu - semana; semanal

yǐ - já; parar; assim; depois

yīn - som; ruído; tom; sílaba

了pode ser usado em orações de presente, passado e futuro, se usarmos a frase 我吃了方便面 que significa "eu comi macarrão instantâneo" a função de 了nessa frase é declarar uma ação que foi concretizada por isso se assemelha ao tempo passado.

Por outro lado, esta estrutura também é usada no final de uma oração para expressar uma mudança de estado, por exemplo 下雨了。que significa "(agora) está chovendo" o uso de 了nessa oração implica que não estava chovendo antes do presente momento.


CARACTERE
PINYIN
TRADUÇÃO
AÇÃO CONCLUÍDA
我吃方便面。
Wǒ chī le fangbianmian.
Eu comi miojo.
MUDANÇA DE ESTADO
我吃方便面
Wǒ chī fangbianmian le.
Estou comendo miojo.

Advérbio 已经

已经 (yǐjīng) é usado para expressar o advérbio "já". Geralmente usando antes do verbo e sempre vai acompanhado de 了no final da oração. Sua estrutura é:

SUJEITO + 已经 + VERBO + 

我已经去了中国。
Eu já fui à China.

Vou deixar para colocar o exercício dessa aula no post da aula seguinte que encerra o tempo passado, okay? Aí vocês aproveitam pra revisar. Essa semana agora vou tentar colocar minha rotina nos eixos de novo, então me desejem sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.