domingo, 23 de junho de 2019

[Drama] Something in the rain (e o fim da minha paciência!)

Hangul: 밥 잘 사주는 예쁜 누나
Também conhecidos como: Something in the Rain; Pretty Sister Who Treats Me to Refeição
Diretor: Ahn Pan-seok
Episódios: 16
Roteiro: Kim Eun
Ano: 2018
País: Coréia do Sul
Elenco: Son Ye-Jin, Jung Hae-In, Jang So-Yeon, Jung Eugene, Joo Min-Kyung, Lee Joo-Young, Jang Won-Hyung, Lee Hwa-Ryong, Seo Jung-Yeon, Lee Chang-Hoon, Park Hyuk-Kwon, Kim Jong-Tae, Oh Man-Seok, Gil Hae-Yeon, Wi Ha-Joon.

Sinopse: Yoon Jin A (Son Ye Jin) é uma mulher solteira em seus 30 anos. Ela trabalha como supervisora em uma empresa de café. Yoon Jin A é uma pessoa descontraída, mas ela se sente vazia por dentro. Seo Joon Hee (Jung Hae In) é o irmão mais novo da sua melhor amiga Seo Kyung Sun. Ele volta para a Coreia do Sul depois de terminar o trabalho no exterior. Yoon Jin A, embora ele fosse apenas um garoto infantil, mas ele parece diferente para ela agora. 

There's something in the rain, it was my patience that drowned in the water!

A sensação que tenho agora é que desperdicei 16h da minha vida e, juntando com todas as outras decepções que já tive, é uma quantidade de tempo significativa. Houve apenas duas razões pelas quais eu decidi assistir e baixar esse dorama, a primeira era o Jung Hae In que acho um ator maravilhoso e a segunda pelo tanto de recomendação que ele tinha, em todo bendito lugar estavam vendendo esse como o drama do ano, o mais fofo do planeta terra e eu, sem procurar spoiler como costumava fazer, comprei a ideia e perdi meu tempo.

A história gira em torno de Yoon Jin Ah, uma mulher de 35 anos (que deveria ser adulta)  que trabalha como supervisora em uma empresa que gerencia uma rede de cafeterias. Ela mora com os pais e o irmão mais novo. Sua melhor amiga é Seo Kyung Sun, que tem um irmão mais novo, Seo Joon Hee, que é melhor amigo do irmão mais novo de Jin Ah. Joon Hee passou três anos trabalhando nos Estados Unidos e, quando volta e se reencontra com Jin Ah, os sentimentos de quem cresceu com ela parecem estar diferentes, mas ele se mantem cauteloso em revelar a verdade e começa a "sondá-la", especialmente porque Jin Ah ainda está, de alguma forma, ligada ao ex-namorado idiota que a largou por uma mulher mais jovem.

Quando ela "sabota" o relacionamento do ex, ele começa a persegui-la como um stalker psicopata e ela acaba aceitando, em uma ocasião, a ajuda de Joon Hee o que só aproxima ainda mais os dois. Eles mantem o relacionamento em segredo não apenas porque a mãe de Jin Ah é uma (vaca dos infernos escrota e hipócrita) mulher de escrúpulos duvidosos, mas pelo medo da reação de Kyung Sun ao descobrir. E assim o relacionamento deles anda por um tempo até que a mãe de Jin Ah começa a inventar encontros para ela e o relacionamento com Joon Hee vem a tona causando a maior confusão. Não apenas porque uma das colegas de trabalho dela é interessada nele, mas porque o histórico familiar dele é complicado.

Paralelo a tudo isso, na empresa em que Jin Ah trabalha, começa um verdadeiro inquérito para descobrir o assédio sexual que as funcionárias femininas sofrem. Jin Ah, como uma das principais vítimas, graças ao apoio de Joon Hee, agora seu namorado, começa a ganhar alguma confiança para enfrentar a situação de frente e relatar os abusos morais que sofreu durante os dez anos que trabalha na empresa. 

A mãe de Jin Ah, como era esperado, não aceita de maneira nenhuma o relacionamento da filha com Joon Hee por causa não apenas da família conturbada dele, cujo pai já se casou três vezes depois de praticamente abandonar a mãe dos dois e eles após a morte dela, mas porque ele não é "bem relacionado" profissionalmente (rico) como ela acharia adequado e, dessa forma, começa a transformar a vida da filha em um verdadeiro inferno, chegando ao extremo de ir buscá-la na casa de Joon Hee e dizer as coisas mais absurdas para ele. Então, para ficarem juntos (além de Jin Ah precisar crescer) eles vão precisar enfrentar muito mais que a oposição daqueles que os cercam, mas a si mesmos.

Em um resumo bem básico é isso aí. Dou mérito ao drama em relatar como a lei coreana e os próprios coreanos são negligentes com a questão do assédio e, sobretudo, como o país é extremamente machista. A culpa é sempre da vítima, Oh My Vênus tratou também da questão em um dos seus episódios. Contudo, o mérito do drama praticamente acaba aí. Gente, eu não tinha como sustentar a paciência com a Jin Ah, sério, a maior parte da história o Joon Hee parecia ser o adulto e ela a adolescente problemática! O tempo todo baixando a maldita cabeça pra tudo de errado que a escrota da mãe dela dizia e depois pedindo desculpa como se isso fosse apagar as palavras, fala sério!

Tinha momentos que eu realmente achava que ela ia criar vergonha na cara, sabe? Enfrentar a mãe e impor a maldita idade que ela tinha! Velho, a mulher tinha 35 anos, emprego fixo, tudo bem que é preciso respeitar os pais e tals, concordo, mas isso não quer dizer que eles têm que controlar sua vida desse jeito e, pior, que você tem que deixar. Eu ficava para enfartar de ódio. Mesmo nos momentos que ela dava umas cortadas na mãe dela, no minuto seguinte estava lá baixando a cabeça de novo. A maior parte do relacionamento deles o Joon Hee levou nas costas, não que ele se isente completamente de defeitos, não gostava da maneira como ele parecia controlador as vezes, mesmo quando a maldita Jin Ah merecia mesmo ser controlada.

O pai da Jin Ah também me tirava do sério. Acho que ela puxou a falta de atitude dele, só pode. O homem deixava a mulher fazer e acontecer e ou só agia tarde demais ou tinha a pachorra de voltar atrás depois. O irmão dela tinha juízo pelos dois a maior parte do tempo, aff. Eu peso os agravantes, logicamente, mas sinceramente, se vocês prestarem atenção rolou a maior falta de atitude e, sobretudo, diálogo, por isso Jin Ah e Joon Hee viviam brigando quase toda a maldita vez, ela ficava fazendo as coisas sem contar pra ele quando, de alguma forma, aquilo também o envolvia. Em outras coisas eu achava que ele fazia tempestade em copo d'água como no caso do apartamento dela, era uma escolha dela e mesmo entendendo que ele não queria ficar de fora, ouvir ela era importante. Mas também não quero que ele seja o modelo de perfeição, dos dois ele era o que menos me enchia o saco, na boa. Tinha hora que olhar pra cara da Jin Ah me fazia espumar de ódio.

E olha que essas coisas são apenas a pontinha do iceberg! Eu odiei esse drama não apenas no final, mas do episódio 9 pra baixo não teve nada que eu gostei, o maldito roteiro simplesmente desceu ladeira abaixo e a coisa saiu de um romance pra um puta drama de slice of life com encheção de saco de sogra hipócrita. E que mulher odiosa essa mãe dela, sério! O infeliz do dorama acabou e essa mulher nojenta não mudou nada! Se a miserável da filha ainda continuasse na cidade ela ia continuar infernizando a vida dela. E toda aquela enrolação do "adulta real"? Só um pretexto pra ela ficar com outro macho escroto porque a Jin Ah parece que é cega pro caráter dos homens, em nome de Cristo! E a forma como ela baixa a cabeça pra eles sem dizer nada eu tinha vontade de bater na cara dela pra mandar ela acordar.

Achei um final medíocre pra um drama que tinha muito potencial. E esse One Spring Night foi escrito pelo maldito mesmo roteirista e tem o Jun Hae In como protagonista, acho que ele está gostando de fazer o coitado pegar papéis de pena pra encher a carreira. Pela graça! Ia ver, mas acabei desistindo, se eu tiver mais raiva como tive com esse capaz de não escapar do próximo ataque do coração. Sem contar ainda na sensação de impunidade que todo aquele cabaré do trabalho dela teve, só mostrando que na Coreia linda que o povo pinta por aí, as leis são tão ou mais podres que o resto do mundo e os homens tão nojentos quanto (alguns, claro, não todos). Não recomendo mesmo. 

8 comentários:

  1. Você é leonina , mesmo , hein! Que braveza!
    Sabe que as pessoas estão confundindo essa roteirista com a Kim Eun-Sook de vários outros doramas como Mr Sunshine. O nome é parecido , mas acho que não são a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não levo essa coisa de signo muito a sério, mas concordo que sou bem explosiva de vez em quando. Eu dei um Google nesse one Spring night e confirmei que é mesmo do mesmo roteirista desse drama.

      Excluir
  2. Você não acha que o fato de a série elucidar aspectos da vida na Coreia foi um ponto a favor? A vida das mulheres parece ser bem difícil lá, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei no começo, esse é o único mérito dessa série. Claro que isso que eu disse não é uma verdade absoluta, é apenas a minha experiência assistindo. Terminei esse drama com a sensação de raiva pela impunidade no trabalho dela, pela mãe nojenta que ela tem e pelo caráter fraco dela. Frustração define minha experiência e, pesando prós e contras, não acho que os pontos positivos fizeram tudo valer a pena.

      Excluir
  3. Se eu já tinha gostado do blog vendo o review de Blood agora me encantou de jeito!
    Eu só tinha visto 1 lugar falando mal desse dorama. Todos os outros eram só elogios e eu ficava pistola sempre que via alguém falando minimamente bem. Não teve 1 coisa boa. A protagonista era totalmente infantil, o protagonista era controlador demais e 99% dos problemas deles seria resolvidos com comunicação simples.
    Sério, quem inventou que esconder relacionamento dá em algo bom? ficou la enganando a amiga por besteira.
    O enredo da mão me deixava esgotada. A mulher poderia muito bem só sair de casa e ir viver em paz mas não fazia isso. Ficava naquela relação totalmente dependente como se ela tivesse 15 anos e nao + de 30.
    E teve todo um escarcéu com o caso do assedio pra não ter consequências pros assediadores. Eu entendi que foi uma forma de retratar o que a maioria das vezes, infelizmente, acontece, mas eu sinceramente achei que teria um resultado positivo.
    Eu só vi mesmo porque na época estava consumindo tudo possível da Son Ye Jin e foi um arrependimento. Gostaria de ter, na época, o desprendimento que eu tenho agora de largar a historia antes de concluir.

    E eu acho que o que piora em 10000000000% o que já tava ruim foi o fato de eu ter gravado a música Stand by your man, quem tem uma péssima letra e ideias totalmente ultrapassadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, eu até tentei, mas não dá pra defender esses personagens não, meu Deus! A sensação que me deu é que esse drama todo foi errado, aff. Desperdício de bons atores e de um plot até de futuro. Apenas. Queria desver kkkkkk
      Seja sempre bem vinda ao meu cantinho, vai ser um prazer te receber! Muito bom conhecer alguém que tem o mesmo ponto de vista que eu porque também só vejo gente jurando que é o melhor drama do mundo.

      Excluir
  4. Eu me chamo EUNICE e também gosto de música, respiro música amo livros e gosto de aprender outros idiomas. Também gosto da cultura asiática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eunice, seja muito bem vinda. Muito bom conhecer pessoas com interesses em comum!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.