domingo, 29 de setembro de 2019

[Livro] As Perfeccionistas

Original: The Perfectionists
Ano: 2017
Autor: Sara Shepard

Sinopse: Em Beacon Heights, Washington, cinco garotas do último ano do ensino médio sabem que você não precisa ser bom para ser perfeito. Mackenzie, um gênio da música, quer desesperadamente entrar na Julliard, mesmo se isso significar um dueto com o namorado da sua melhor amiga. A linda Ava não se orgulha de usar sua beleza para conseguir a nota máxima. A atlética Caitlyn está a um gol de uma bolsa de estudos de esporte – isso se ela conseguir dar um tempo no drama do seu relacionamento. A popular Julie tem tudo o que quer – literalmente, graças a sua mãe acumuladora – e vai fazer de tudo para manter o segredo da sua família. Parker, antiga it girl, está experimentando seu lado mais selvagem. As cinco meninas acham que não têm nada em comum, até que descobrem que odeiam a mesma pessoa: o rico e convencido Nolan, que fez coisas terríveis com cada uma delas. Elas montam o plano de um assassinato perfeito – um assassinato hipotético, é claro. É tudo apenas um desejo... até que elas acordam um dia e descobrem que se tornou realidade. Nolan foi morto – exatamente do jeito que elas planejaram. Mas elas não fizeram isso. Então quem fez? De repente, as meninas são as principais suspeitas do assassinato. E, a não ser que elas encontrem o verdadeiro assassino, suas vidas perfeitas vão começar a estilhaçar ao redor delas.

A escolha do livro de Setembro caiu para esse spin-off de Pretty Little Liars que, sendo bem sincera, não caiu no meu gosto. Não conheço a série original, vi dois episódios da série e não me chamou muito a atenção, de modo que ao ler esse livro qualquer pretensão que eu tivesse (e não tinha) de ler os livros de PLL desapareceram.

A história segue Parker, Caitlin, Mackenzie, Julie e Ava, cinco meninas que não eram amigas, mas se uniram com o mesmo objetivo: se vingar de Nolan Hotckiss. Nolan era um playboy metido e bully que em algum ponto estragou a vida delas, cada uma guarda sua mágoa do garoto e durante uma aula de filmografia arquitetam um plano para ridicularizá-lo. Claro, aparece na conversa também um plano para matá-lo embora nenhuma delas se atrevesse a tal.

Quando a polícia começa a investigar o caso e passa a interrogar os alunos que eram de alguma forma próximos de Nolan as cinco meninas vêem suas vidas perfeitas sendo ameaçadas pela sua atitude na noite da morte do garoto, mesmo tendo consciência do que fizeram - e elas não o mataram - para manter seu segredo acerca do seu passado e garantir seu futuro, elas decidem investigar o principal suspeito de descobrir seu plano naquele dia, o professor de filmografia Granger.

Paralelo a isso, Parker começa a fazer terapia incentivada por Julie para lidar com sua aparência e o que aconteceu no passado. Julie luta com unhas e dentes para manter o segredo da sua familia a sete chaves, Ava tenta sobreviver aos rumores que Nolan inventou sobre ela. Caitlin está se descobrindo como pessoa, atleta e se questionando se seu atual namorado é realmente o cara certo para ela. Mackenzie pratica com tudo de si para ser aprovada no teste da Julliard enquanto tenta resolver sua "iniamizade" com a garota que tirou dela o único garoto que ela gostava. Nós vamos descobrindo mais sobre a vida e o passado dessas pessoas além do professor Granger que não é tão ético quanto parece.

Confesso que não curti muito o livro, apesar de ele levantar questões muito legais como a futilidade, o bullying e a alienação parental, o modo como a autora desenrolou as coisas e até mesmo as personagens em si não criaram uma conexão comigo, não me vi envolvida na história ou mesmo ávida para a página seguinte, ao contrário, às vezes eu tinha a impressão que o livro não terminava nunca, era frustrante. Toda a resolução, é claro, ficou para o segundo livro e como eu não teria paciência para continuar procurei spoilers na internet, só achei em inglês e mesmo assim sei que teria meio que passado raiva quando descobrisse ainda que admita que foi um belo plot twist.

Ele lembra aqueles livrinhos estilo Meg Cabot e até mesmo Nora Roberts ainda que não tenha metade do carisma das tramas ou personagens de Nora. Ainda assim acabou levando meu três no skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.