terça-feira, 17 de setembro de 2019

[Livro] Essencial Clássicos Infantis - GRIMM #1

Original: Fairy Tales of the Brothers Grimm
Ano: 2016
Editora HB
160 páginas

Minha irmã comprou esse box dos Grimm já tem um tempo e na época foi tão barato que não acreditei até ela me mostrar o boleto. Como consegui uma folga na minha meta de leitura do ano (apesar do clube do livro), acabei adicionando o primeiro volume da trilogia para ler.

Não foi meu primeiro contato com os Grimm, já havia lido outro contos deles quando criança, lembro-me que meu favorito era o dos dois irmãos apesar de sua composição por vezes sombria e pesada, não há como negar o fascínio que a obra dos irmãos alemães exerce sobre o leitor. Há treze contos nesse livro, muitos que não conhecia outros que conheci versões diferentes como o primeiro conto, O Pássaro de Ouro, ouvi essa história ainda criança, mas numa versão diferente, diria até um pouco mais elaborada naquela coleção Conte Outra Vez que eu adorava quando pequena e pode ter me influenciado muito na minha paixão por escrever.

Outros foi uma grata surpresa, a maioria são fábulas e há alguns que parecem versões de outras histórias como Jorinda e Jorindo que se assemelha bastante a João e Maria em vários aspectos. Já alguns como João, O Felizardo, que conta a história de um homem tão otimista que chega a ser inacreditável (por vezes não sabia se ele era otimista ou burro mesmo kkkk), contudo, mostra que não precisamos de muito para ser feliz, tal como O Pescador e Sua Mulher, que mostra que a felicidade não está em ter tudo que queremos porque, uma vez que conseguimos algo, sempre vamos querer mais, movidos por uma ganância e inveja que não tem precedentes, mas tendo aquilo que nos basta e vivendo uma vida simples podemos conseguir mais felicidade que toda a riqueza do mundo não pode proporcionar. De longe foi meu conto favorito.

Os Sapatos Estragados é a história que vi em Barbie e as Princesas Bailarinas, claro que a Mattel modificou um pouco a história. Ler esse livro foi como voltar a ser criança, claro que com a idade que eu tenho vejo esses contos com outros olhos e outra perspectiva, mas mesmo que eu não tenha mais aquela visão mágica de mundo que tinha na infância, é inegável quão rico e fantástico é mergulhar no mundo dos Grimm com suas histórias mágicas e cheias de lições. Vale sempre muito a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.