sábado, 20 de maio de 2023

[Drama] Love, Timeless

Título original: 鐘樓愛人

País: Taiwan

Ano: 2017

Diretor: Eri Hao

Roteirista: Neko Hsu

Gêneros: Comédia, Romance, Drama, Fantasia

Episódios: 15

Sinopse: O tempo é uma carta de amor, a quem pode interessar. Não há "o que se" na vida. Mas e se você for mais jovem em 10 anos, o que você quer mudar? Um dia, Shi Zhao Yu e Kai Jia receberam um convite de seu amigo universitário Ruo Bi para voltar à base secreta "Clocktower" de seus dias de universitários. Este "Clocktower" é, de fato, uma sala de aula abandonada / laboratório - a base secreta onde se reuniam Zhao Yu, Kai Jia, Ruo Bi, Jun Ren, Hai Meng e Zhi Ni. Naquele dia, quando todos chegaram, Ruo Bi estava de pé no terraço da torre do relógio. Quando todo mundo estava nervosamente gritando para fora para Ruo Bi, uma luz de repente brilhou do relógio na parede... Até o momento Zhao Yu abre os olhos novamente, ele está de volta ao ano de 2007, quando ele estava no ano 2 da Universidade naquele ano. Depois de várias tentativas fracassadas de tentar voltar ao ano 2017, Zhao Yu decidiu re-gozar a juventude, re-desafiar o jogo de basquete que ele tinha perdido uma vez e também tentar perseguir a popular Shen Ruby.


Tenho que agradecer a existência do telegram, porque faz anos que eu procuro esse drama, mas não achei nem em inglês. Por sorte — e sem infligir dano algum aos fansubs — o grupo Cadê meu Drama antigo, que posta dramas de fansubs desativados, tem esse é mais um monte de dramas que julguei perdidos para sempre. Assim, mais de cinco anos depois, pude assistir Love, Timeless.

A trama gira em torno de Zhao Kai Jia, uma assistente social, com uma paixão de dez anos por Shi Zhao Yu, o garoto com quem ela cresceu. Na adolescência por causa de problemas com seus pais ela foi morar com Zhao Yu e seus pais, que a adotaram como filha. Assim, o garoto a vê apenas como uma irmã mais nova e não interesse romântico. Por sua vez, Zhao Yu é um mulherengo incurável, ele nunca consegue estabelecer uma conexão real com nenhuma das suas namoradas e fica pulando de uma para outra por pouco tempo. 

Ele trabalha em uma empresa de cosméticos e alcançou sucesso com a criação de uma máscara facial, mas sua empresa está prestes a ser comprada por Li Jun Ren, um dos seus maiores desafetos na universidade. Ele é casado com Shen Ruby, uma cantora famosa e também amiga de Zhao Yu e Kai Jia na faculdade. Mas Jun Ren não a trata bem, sempre a traindo e nunca dando a ela o amor que precisa. 

Após uma noite de bebedeira, Zhao Yu vai atrás de Kai Jia para conversar, mas os dois acabam passando a noite juntos. Só que ele vê isso como um erro por não entender os sentimentos que tem por ela e, assim, vai embora no outro dia sem dizer nada. Ao confrontá-lo, ele não consegue explicar o que sente por ela e, irritada, Kai Jia vai embora. Num programa de rádio, Ruby pede que os cinco amigos do seu grupo da faculdade se encontrem com ela no dia seguinte na torre do relógio. Quando eles chegam lá ela se suicida pulando do prédio.

Nesse momento, antes do seu corpo atingiu o chão, o tempo para e todos eles voltam para 2007, dez anos atrás, quando ainda estavam na faculdade. Com essa segunda oportunidade e suas mentes dez anos evoluída de 2017, Kai Jia, Jun Ren e Zhao Yu tem a chance de mudar o curso das suas vidas e salvar Ruby da morte. Mas eles serão capazes de superar os medos e as dificuldades que trouxeram consigo do futuro?

No começo, não estava dando muito nesse drama não, achava o Zhao Yu um idiota. A bem da verdade, eu achei ele um idiota o drama todo! Só por não ser capaz de aceitar seus sentimentos pela Kai Jia, ele ficava impedindo a menina de viver, não queria ficar com ela, mas não deixava ela tentar se apaixonar por mais ninguém, era revoltante. Por isso amei quando ela disse umas verdades na cara dele. Contudo, ela não está livre de chatice, a maneira como ela se valorizava tão pouco me irritava. Tudo para ela tinha sempre que estar condicionado ao Zhao Yu, e mesmo quando ela decidiu agir por si mesma, cedeu muito rápido pra ele depois.

Eu tinha alguma simpatia pelo caso de Ruby e Jun Ren, o controle da família sobre eles e o casamento arranjado é uma dura realidade que ainda existe na sociedade asiática, com a lavagem cerebral que fazem nas crianças sobre a "piedade filial" que anula completamente sua autonomia sobre suas vidas, embora me sentisse bem revoltada com os dois algumas vezes, eu conseguia entender porque agiam daquela forma. O que eu não conseguia perdoar era a maneira como a Ruby se valorizava tão pouco ao ponto de se matar porque outra pessoa não a amava, e daí? Ela não podia se amar antes? Dane-se se o Zhao Yu não gostava dela, se o Jun Ren só tinha interesse financeiro, mas e ela mesma? Por que ela não se amava antes? 

Mesmo quando a situação da família dela foi explorada, fiquei indignada com a atitude dela sim. Desse modo, por mais cruel que tenha sido, quando Jun Ren disse essa verdade na cara dela, meio que lavou minha alma. Ela era linda, inteligente, talentosa, não precisava de um homem para definir ela como mulher. O Jun Ren no início era intragável, mas acabei pegando alguma simpatia por ele depois, mas no último episódio ele foi tão babaca que eu quase torci pro sad ending dele, juro. Mas ele se redimiu no final, pelo menos foi melhor que o Zhao Yu.

E por falar em final, ver esse drama me lembrou aquele péssimo hábito dos asiáticos de apressar tudo nos 42 do segundo tempo. Último capítulo e tudo estava acontecendo ao mesmo tempo, rápido demais, não dava nem pra gerenciar as emoções. Ainda assim, eu gostei muito do drama, acho que vale a pena pesando prós e contras, os personagens são bons, as interpretações também e a gente acaba se identificando com eles até certo ponto. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.