terça-feira, 11 de março de 2014

Entenda a Letra: Everybody's Fool - Evanescence

A Tola De Todos


Perfeita por natureza

Ícones da auto-indulgência

Exatamente o que todos nós precisamos

Mais mentiras sobre um mundo que

Nunca existiu e nunca existirá

Você não tem vergonha?

Você não me vê?

Você sabe que tem feito todo mundo de tolo

Então, Everybody's Fool fala sobre imposições sociais, basicamente. É um "protesto" e ao mesmo tempo um desabafo sobre quem somos e quem queremos ser. No vídeo, Amy interpreta uma garota propaganda que vive em constante conflito consigo mesma, vendendo Lies (mentiras) de diversas formas. A letra fala sobre isso, a imagem que o mundo tem de você não define quem você é. A mídia e a sociedade vendem mentiras que nós compramos, mentiras de um mundo perfeito onde tudo é impecável e nos fazem crer que só seremos aceitos se formos daquela forma. Então, somos os tolos e é a mídia que faz com que as pessoas sejam tolas.

Veja, aí vem ela agora

Curve-se e encare com admiração

Oh, como nós te amamos

Sem defeitos quando você está fingindo

Mas agora eu sei que ela

Nunca existiu e nunca existirá

Você não sabe o quanto me traiu

De alguma forma, você faz todo mundo de tolo

Modelos, atrizes, cantoras, de alguma maneira elas exercem certa influencia na vida e na imagem das pessoas, e é isso que essa música critica. Ela fala para a mídia de uma maneira direta, o eu lírico se coloca como o intérprete de um papel que não lhe cabe, ele finge ser alguém que não é na esperança de ser "aceito" pelo mundo e acaba sendo rejeitado por ele mesmo.

Sem a máscara

Onde você vai se esconder?

Não consegue se encontrar, perdida em sua mentira

Eu sei a verdade agora

Eu sei quem você é

E eu não te amo mais

Há muita gente assim, passa tanto tempo interpretando os mais diversos tipos de papel que não sabe quem é de verdade. Dependente da própria imagem, supervalorizando detalhes sem nenhuma importância, condenando a beleza que realmente importa, é uma boa reflexão o momento em que elas se deparam despidas de suas máscaras superficiais e confrontam a si mesmos sem saber na verdade quem são.

Nunca existiu e nunca existirá

Você não sabe o quanto me traiu

De alguma forma, você faz todo mundo de tolo

Isso nunca existiu e nunca existirá

Você não é real, então, não pode me salvar

De alguma forma, agora você é a tola de todos

Everybody's Fool nos leva a pensar sobre autenticidade. Que mentiras estão nos vendendo? Que mentiras estamos comprando? O que é realmente importante? As pessoas nos vêem como elas querem ver e no mundo de hoje a maioria só leva em conta o que nós parecemos ser e não quem nós realmente somos. E nós? Como estamos nos portando diante disso? Será que levamos em conta aquilo que pensam da gente e tentamos nos moldar de acordo com o que o mundo nos pede? Há o mesmo conflito da Amy no vídeo: Uma imagem amada por todos e rejeitada por si mesma?
Deixo ai vocês pensando ;)

Até a próxima pessoas o/

4 comentários:

  1. Meu deus! !!! Lindoo, perfeito, demais!! ( Everybody's fool). Realmente a maioria desse famosos dependem da fama e da beleza. Repito umas quatro vezes aquele vídeo. Como ela mesma se julga. Como ela mesma tenta parecer outra pessoa. Como sempre, vc me inspira a me aprofundar nas diversas formas de interpretação de Amy.
    Amei de novo
    Bjss Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Laura! Bem vinda de novo e super obrigada pelo comentário :D o evanescence tem letras incríveis! A Amy é a diva das músicas. Super beijo pra você e valeu por comentar.

      Excluir
  2. Agora que fui entender o sentido desta letra, obrigado pela publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser uma análise bem subjetiva, fico feliz de ter sido útil! Evanescence é cheio de letras muito boas! Obrigada pela visita!

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.