sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Do Outro Lado do Espelho - Vanda Phaelante

Informações:

Autor: Vanda Phaelante
Ano: 1997
Editora: Bagaço
Gênero: Mistério, romance

Sinopse: Buscando na música conforto para um momento de solidão, angústia e remorso, Maria Clara, sozinha em seu apartamento, ouve, de repente, uma gargalhada estranha, um quê de atrevida e debochada, espalhando-se pela sala. Apavorada, busca de onde partiu o riso afoito e encontra o espelho frio e indiferente às suas costas. Encarando-o, vê-se frente a frente com uma realidade inesperada, fantástica e absurda, que jamais ousou imaginar. Num clima de mistério, aventura e suspense, a autora sugere o quanto o ser humano desconhece aquilo que não faz parte da realidade palpável, e o tanto de possibilidades que podem existir além dessa realidade.

O que eu achei: Ah, os livros da escola!! Quanta saudade! Comprei do outro lado do espelho na estante virtual, foi uma verdadeira viagem no tempo, havia alugado esse livro na biblioteca da escola duas vezes, lembro-me que demorei quase uma semana para lê-lo a primeira vez e desisti na metade, pois não estava entendo a linguagem - Machadiana demais para minha leitura principiante - e a história causou-me arrepios. Da segunda vez que o loquei, lembro que li inteiro e, já um pouco mais inteirada da linguagem - pois já havia lido mais e estava mais velha - 
mas ainda assim, não entendi muito bem a história, ou não lembrava ra ela tenha ficado gravada em minha mente por muito tempo. Eu saí da escola, os livros que li lá, alguns foram roubados, outros tiveram páginas arrancadas, e aos poucos, conforme o tempo foi passando eu tentei adquirir os favoritos pela internet. Comprei Doce Refúgio, Os quatro Grandes, Iaiá Garcia e agora este. Infelizmente, os dois livros da série Bianca que eu mais queria nunca consegui achar para vender. 
Em, Do Outro lado do Espelho, acompanhamos a saga de Maria Clara, uma senhora que, em um momento de melancolia por uma culpa do passado - da qual não temos nenhum conhecimento até o meio da trama - encontra na música clássica um refúgio para sua alma, quando, de repente, é atraída pelo seu reflexo em um espelho. Um espelho que outrora não existia em sua casa. Jogada em um mundo que lhe parece saído de seus piores pesadelos, preocupada com o marido e os filhos que ficaram para trás, Maria Clara se vê refém de uma adolescente chamada Clarita, a única naquele mundo onírico que pode ver e falar com ela, e conforme os acontecimentos progridem, somos levados a uma teia de passado e presente que se mescla unindo as duas protagonistas em uma história de amor, superação e segundas chances.
Rodeada de mistério e com uma narrativa eloquente, Vanda Phaelante marcou a minha infância e adolescência com esta história maravilhosa que eu recomendo. Mais um livro da literatura brasileira que vale a pena ser conhecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.