sábado, 10 de março de 2018

[Livro] Biblioteca das Almas - Ransom Riggs

Título Original: Library of Souls
Autor: Ransom Riggs
Ano: 2015
Série: Lar da Senhorita Peregrine #3
Gênero: Young Adult, Dark Fantasy

Sinopse: Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. 
Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas.

Então, finalmente consegui terminar o terceiro e último livro da série do Lar da Senhorita Peregrine, devo ter deixado claro nas outras resenhas dos dois primeiros livros que a trilogia não me impactou muito, tem realmente uma boa história ali, mas essa boa história não me prendeu.

Em Biblioteca das Almas, após todos os seus amigos terem sido sequestrados pelos acólitos de Caul, Jacob, Addison e Emma pensam em uma maneira de libertá-los, mas precisam se preocupar com um assunto mais urgente: o etéreo que Jacob libertou na sede do conselho das ymbrynes está prestes a devorá-los e seu dom de controlá-lo não está querendo funcionar novamente. Eles conseguem se afastar do monstro invisível, mas são alvejados por acólitos e, novamente, Jacob consegue usar seu dom de controlar o etéreo para despistá-los e pegar um trem. Com o faro de Addison, os três alcançam uma fenda de uma época antiga de Londres, lá conhecem Sharon, um misterioso barqueiro que dá a entender que seus amigos estão em um lugar chamado Recanto do Diabo, uma espécie de fenda de punição que os acólitos tomaram como sua base.

Com a ajuda dele, Emma, Jacob e o cachorro conseguem chegar lá e, de quebra, ainda o fazem ajudá-los a se guiar dentro do lugar labiríntico, contudo, os dois não sabem se podem ou não confiar no homem e acabam indo procurar as próprias respostas, é quando descobrem que naquele lugar, crianças peculiares são drogadas e tem seus dons vendidos para os acólitos ou mesmo para outros peculiares da fenda que desejem usá-los. Horrorizados, eles fazem um plano para obrigar a mulher da loja a dizer onde seus amigos estão e, ao conseguir a informação, vão em busca de uma maneira de entrar na fortaleza de Caul. Mas o plano dá errado e os dois quase são mortos, sendo salvos por Sharon e seus irmãos no último minuto.

O barqueiro leva Jacob e Emma para a casa de Benthan, que eles vêm a descobrir ser o segundo irmão da senhorita Peregrine, ele lhes salva com a ajuda de uma misteriosa curandeira chamada de mãe poeira e, mais tarde, Jacob descobre que a mulher usa o próprio corpo que se transforma em pó analgésico e curativo. Após uma série de explicações sobre uma máquina capaz de interligar fendas, Benthan pede a Jacob que consiga um etéreo para servir como bateria para a máquina, mesmo desconfiado, ele parte para recuperar o etéreo que o seguiu da estação de trem até a fenda e que fora capturado por peculiares fora da lei para ser usado em arenas. É assim que vêem o uso de ambrosia, uma bebida feita a partir de almas de peculiares criada pelos acólitos para escravizar outros peculiares uma vez que o líquido vicia e acaba gradualmente destruindo o usuário (como as drogas da vida real).

Quando conseguem salvar o etéreo, Jacob e Emma partem para a fortaleza de Caul através de uma das fendas da casa de Benthan, mas conseguir salvar seus amigos não vai ser tão simples quanto imaginaram e, ainda mais, Jacob vai precisar mais que nunca do seu dom de manipular os etéreos se quiser tirar todos vivos de lá de dentro. Após descobrirem o plano de Caul de invadir uma fenda misteriosa que guarda as almas de peculiares mortos e poderosos, Jacob descobre muito mais sobre a própria peculiaridade e sobre o que realmente aconteceu para seu avô deixar o mundo peculiar - e Emma - para trás. A batalha está apenas começando e os problemas de Jacob também, pois muito mais que destruir Caul e salvar seus amigos, ele precisa tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida.

O livro é estruturalmente muito parecido com os outros, quando digo estrutura me refiro a ordem de acontecimentos e desenvolvimento, então é meio como ler o mesmo livro com  cenas diferentes. Dos três, entretanto, ao meu ver, esse foi o mais arrastado embora no lado da ação foi o melhor. O final me surpreendeu, eu não imaginei aquele desfecho e foi bom, ao meu ver, gostei. A série como um todo é interessante, mas por alguma razão não chamou tanto a minha atenção como prometeram, não sei se pelo fato de os personagem, apesar de bem construídos, não terem me dado nenhuma espécie de empatia, ou se pelo enredo não ser "peculiar" ao ponto de me fazer devorar o livro em poucas horas. Ainda assim, eu recomendo a trilogia, Riggs cria um munto interessante dentro do nosso não apenas para entreter, mas principalmente para fazer várias analogias a respeito da diversidade de talentos, da estratificação social, da natureza humana e de vários problemas sociais com os quais estamos tão acostumados que não vemos como nada mais que corriqueiros e isso não é normal.

Acho que essa série, em especial esse terceiro volume, tem um cunho meio filosófico, se a gente fizer uma análise minuciosa essas analogias vão se encaixar em uma série de reflexões que deveríamos nos impor diariamente e não o fazemos, o "Recanto do Diabo" é um retrato perfeito do nosso mundo mascarado sob a miséria de uma raça fantasiosa. E essa parte foi o que tornou Biblioteca das Almas realmente interessante e não me fez desistir de ler, porque ele pega esse lado analógico da vida, nos levando a avaliar as coisas e a repensar outras sobre a nossa sociedade e em como o caos no mundo está explodindo cada dia mais diante dos nossos olhos. Creio ter sido por isso que, aquém dos demais detalhes, recomendo fortemente a série.

2 comentários:

  1. É o meu livro favorito da trilogia.😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dos três eu prefiro o primeiro, tem aquela cara de inovação. Esse terceiro eu achei mais arrastado. Ainda assim a trilogia é muito boa.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.