segunda-feira, 26 de março de 2018

[Anime] Toradora (E porque não gostei)

Título Original: とらドラ!
Gênero: Comédia romântica, drama
Autor: Yuyuko Takemiya (Light Novel)
Direção: Tatsuyuki Nagai
Roteiro: Mari Okada
Ano: 2008-2009
Episódios: 25 +  1 OVA
Nota: **

Sinopse: Takasu Ryūji, um jovem maníaco por limpeza, se sente frustrado por sempre o julgarem como delinquente devido ao seu olhar intimidador que herdou do pai. Após ir à escola, Ryūji descobre que ficará na mesma turma que Kushieda Minori, uma garota energética e bastante otimista por quem tem uma paixonite, junto com seu melhor amigo Kitamura Yūsaku, um garoto muito inteligente que faz sucesso com as garotas. Na escola ele acaba esbarrando com Aisaka Taiga — apelidada como "mini-tigresa" ou "tigresa de bolso" pelos demais colegas por causa de sua personalidade rude e intimidadora — que no mesmo dia acaba colocando acidentalmente uma carta de amor em sua bolsa pensando ser a de Kitamura. Logo mais à noite, Taiga invade a casa de Ryūji e tenta acertá-lo com uma espada de madeira a fim de fazê-lo esquecer do pequeno incidente. Após uma longa conversa eles acabam confessando suas paixonites um para o outro, fazendo juntos uma promessa de ajudar um ao outro a conquistarem suas respectivas paixões.


Eu cheguei a pensar que nunca ia conseguir terminar esse anime! A razão de eu ter demorado tão horrivelmente para postar foi que, simplesmente, estava me custando a alma para terminar. Acho que tiveram poucas vezes na vida que eu empaquei com um anime desse jeito, foi sofrido terminar, galera e, sinceramente, não importa o quanto tenham me recomendado, panfletado, "vendido" como um anime engraçadíssimo e super incrível, sinceramente não gostei, não recomendo e não achei que ele merecia todo o clamor que fazem quando falam dele. E olha que eu recebi pelo menos cinco indicações para ver Toradora, ou eu sou muito chata ou realmente o que todo mundo gosta não bate com o que eu gosto. Mas vamos por partes, né?

Indo para o enredo, a gente acompanha as desventuras de Taiga e Ryuuji, os dois estudam na mesma sala e, inicialmente, não são amigos. Taiga é conhecida como tigresa de bolso e Riuuji é tido como "assustador" e alguns até dizem que ele é delinquente. Taiga é apaixonada por Kitamura, o melhor amigo de Riuuji que se declarou para ela e, sabe-se Deus por que razão, ela o rejeitou! Já Riuuji é apaixonado pela melhor amiga de Taiga, Minorin. Os dois são incrivelmente vizinhos, Ruiiji acaba descobrindo que Taiga vive sozinha e não tem a menor condição de cuidar de si mesma, além de ter péssimos hábitos de higiene (e ele é o maníaco da limpeza), ela é negligenciada pelos pais que são divorciados e têm novas famílias. Assim, ele meio que passa a se aproximar dela para ajudar, fazendo as refeições dela e limpando o apartamento.

A amizade dos dois se torna uma aliança para ambos se ajudarem com seus melhores amigos, e é só isso povo, amizade, na maior parte do tempo Ruiiji parece irmão mais velho quando não pai da Taiga, pelo jeito que ele age, pelo jeito que ele fala com ela e tals. Conforme a história avança e as desventuras deles na frustrada tentativa de conquistar seus pares vão dando muito errado, a amizade dos dois se torna mais forte. E apesar do apelo de comédia do anime, não fui mesmo pega pelo embalo da coisa, pra ter noção eu só ri quando a Taiga apelidou a Ami de baka chiuaua. Inclusive, vou levar esse apelido para vida, super aprovei! Hahaha. Mas perto do final do anime, a coisa começa a querer empurrar que durante tudo aquilo, o Riuuji e a Taiga se apaixonaram e eu fiquei tipo: Quando?

Os dois construíram uma amizade boa, de fato, se aproximaram muito ao longo do anime, foi só isso. De repente, do nada, a Taiga percebe que a Minorin tava gostando do Ruiiji e percebe que se ele começasse a namorar com a amiga, ela não poderia mais ficar ao lado dele como estava, aí ela se dá conta que gosta dele (oi?). O Riuuji, por outro lado, em uma reunião de estudo, vê a aproximação da Taiga com o Kitamura e acha que sente ciúmes. Na boa, eu fiquei com vontade de rir nessa hora. Foi uma mudança tão nada a ver que, sinceramente, não me convenceu mesmo. E o tempo todo eu só pedia que acabasse logo. Não fez sentido pra mim, sabe? Esse amor súbito deles, não fez sentido, acho que o anime não soube desenvolver ou demonstrar isso direito.

E agora, isso pode ser considerado um puta Spoiler, então vou marcar: Que final foi aquele?? Do nada quando eles estão juntos ela decide que não pode mais fugir e simplesmente vai embora! (WTF?) nessa hora eu queria jogar o PC na parede. Parece aqueles doramas coreanos que tem aquela odiosa passagem de tempo! Eu DETESTO quando eles fazem isso, quebra a magia da história, e Toradora já não tem magia nenhuma pra constar! Então foi meio que O que houve? Desnecessário, só acho, aquela dose de drama onde cabia. Lembrando que essa é Minha Opinião! Você pode amar Toradora e tem o direito disso, do mesmo jeito que tenho o direito de não gostar.

PERSONAGENS


Riuuji - No começo ele é tido como um delinquente só porque sua expressão é um pouco séria demais. É apaixonado por Kushieda desde sempre, mas nunca teve coragem de se declarar para ela permanecendo ao seu lado como amigo, embora basicamente todo mundo saiba que ele gosta dela.
Riuuji nunca conheceu o pai, ele mora sozinho com a mãe que trabalha a noite e dorme de dia, por isso ele faz as vezes de dona de casa, louco por cozinha e limpeza. E, sério, ele é neurótico com limpeza e organização, ao ponto de enlouquecer se vir uma combinação errada de meias ou a menor ranhura num azulejo.
A personalidade dele é bem quieta, é muito forte e geralmente guarda suas opiniões para si mesmo. Sincero e um tanto quanto sensível, Riuuji preza a família principalmente por nunca ter conhecido o pai.






Taiga - Apesar de ter dezessete anos, Taiga passa facilmente por uma criança de doze ou menos por causa do seu tamanho, contudo, apesar de ser pequena é uma espadachim competente e muito forte. Tão forte que coloca medo na escola em peso, ninguém se atreve a contrariá-la ou mesmo entrar em seu caminho a menos que queira levar uma belíssima surra.
Os pais de Taiga se divorciaram e acabaram criando novas famílias, ela, por conseguinte, foi deixada sozinha em um apartamento e se ressente muito dos pais, principalmente do pai que foi com quem ficou até ele resolver casar-se de novo. Por causa disso, talvez, ela tem uma dificuldade grande em demonstrar sentimentos e resolve tudo usando a violência.
É apaixonada por Kitamura, coisa que aconteceu depois que deu um fora nele (pelo menos é o que dá a entender) coisa que não faz sentido nenhum. Tem em Minorim mais ou menos uma figura materna, uma vez que a melhor amiga sempre a protege.


Kitamura - É o vice presidente do conselho estudantil da escola, muito querido por todos os alunos, conforme o anime passava ele me dava a impressão de ter alguns parafusos a menos, ainda que fosse muito responsável na maior parte do tempo e dotado de uma inteligência notável.
No início é apaixonado por Taiga, mas após ser rejeitado por ela acaba transferindo seus sentimentos para a presidente do conselho estudantil que está prestes a ir para a faculdade.
Kitamura é extrovertido, descontraído, inteligente, preza muito suas amizades e tem o péssimo hábito de guardar seus sentimentos para si mesmo (como todo mundo nesse anime por sinal).




Minorin - Ta aí, essa foi a única personagem que eu realmente gostei nessa série. Minorin, apesar de ter o péssimo defeito de nunca demonstrar o que realmente sente, é uma menina muito ativa e super esforçada. Ela tem mais empregos do que um ser humano normal seria capaz de aguentar, é capitã do time de baseball e softball, boa corredora, super animada e alto astral.
O jeito como ela se esforça por si mesmo e pelas pessoas que ama é muito fofo, além de ser dotada de muita coragem (uma coragem que eu admiro, por sinal) para buscar aquilo que deseja, para se testar, ela é muito criativa também.
É apaixonada por Riuuji, mas por causa de Taiga renuncia ao que sente. Sinceramente, em determinado ponto desse anime eu achei que ela ia ficar com o Kitamura kkkk viajei.






Ami -Não há muito que falar sobre ela. É amiga de infância do Kitamura, trabalha como modelo e é meio tsundere também, como a Taiga. A diferença é que a Ami finge uma personalidade que não tem para outras pessoas, a única que bate de frente com ela é a Taiga.
Contudo, apesar disso, Ami é a única com bom senso entre todos eles, ela enxerga a verdade a partir das suas observações e mesmo que tente ajudar como pode, sem se envolver mais do que o devido, só acaba tendo raiva e metendo os pés pelas mãos. Ela se apaixona por Riuuji, mas nunca chega a admitir isso verbalmente (e das vezes que tenta ele não entende ¬¬).








Yasaka - (Acho que é esse mesmo o nome dela), é a mãe de Riuuji. Ela criou o filho sozinha e a gente só entende a história toda no finzinho do anime, então nem vou me estender pra não spoilar.
Ela é uma das personagens que contribuem pra comédia do anime, trabalha a noite toda aparentemente como garçonete e, por isso, dorme durante o dia. Apesar de parecer ser meio cabeça oca, ela é muito responsável como mãe.

Yuri Sensei - é a professora dos meninos. Yuri é a encarnação da mulher japonesa (a maioria pelo menos) que tem casamento e relacionamento como prioridade na vida e, por chegar aos 30 anos solteira, acredita piamente que nunca vai se casar.
Apesar de ser uma boa professora que se preocupa com seus alunos, ela sempre acha que eles estão zombando dela por não ser mais jovem (como assim?) e ser uma solteirona.

E é isso. Acabei atrasando tudo, mas vou pôr em dia ainda essa semana. Já vou começar um doraminha e o livro da vez já tá em leitura! Logo vem mais resenhas e mais aula de mandarim!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Bem, o que exatamente você não gostou no anime? Foi o fato de que quase subitamente ryuji e taiga começaram a gostar um do outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei ali em cima, não deu match, simplesmente. Não gostei do final, achei o desenvolvimento arrastado e a comédia não funcionou comigo, tal como o "romance" deles que eu não comprei. É um anime bom, não nego, mas não consegui gostar. Acontece.

      Excluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.