Ano: 2014
Gênero: Realismo Mágico
Páginas: 176
Sinopse: conta a história de um jovem que descobre possuir o fantástico dom de ouvir as preces das mulheres para santo Antônio. Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor. Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele ainda irá se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.
Após a morte da mãe, Samuel embarca em uma viagem exaustiva para cumprir seus últimos desejos e acaba em Candeia, uma cidade fantasma com apenas alguns poucos habitantes restantes. Ali ele espera encontrar seu pai que deixou a mãe sozinha grávida e nunca mais voltou. Samuel tem ódio do pai porque acredita que foi por culpa dele que sua mãe morreu de sífilis. Quando finalmente consegue encontrar a velha casa de sua avó é recebido por ela, mas nada da generosidade e bondade descritas por sua mãe são encontradas lá. A mulher indica um lugar para ele passar a noite e bate a porta na sua cara.
Samuel segue o caminho indicado pela avó, e é atacado por cachorros, um deles morde sua perna. Samuel se refugia numa caverna e começa a ouvir vozes lá dentro ecoando na sua cabeça. Quando sai, no dia seguinte, não tem ninguém do lado de fora. Ele nota que a caverna que pensou ter passado a noite é, na verdade, uma cabeça gigante. Sua perna está infeccionada então ele não consegue andar muito. Nessa situação acaba encontrando Francisco que usa a cabeça como esconderijo, os dois começam a se ajudar e Samuel descobre que apenas ele consegue ouvir as vozes na cabeça, são orações, mulheres rezando para Santo Antônio para conseguir um casamento.
Vendo nisso a oportunidade de ganhar dinheiro, Samuel e Francisco armam um plano para casa Madeinusa com Adriano, o médico da cidade e assim dar de novo fama ao santo. O que eles não esperavam é que o plano desse muito certo e, do dia para a noite, Samuel foi convertido em santo também por todas as mulheres da região, Candeia volta ao seu auge e vira notícia, casamentos começam a acontecer e todos acham que Samuel é o feitor dos "milagres" o enviado de Santo Antônio. Mas tudo que vem fácil vai fácil e a prosperidade de Candeia acaba atraindo a ira de gente poderosa que tinha outros planos para a cidade fantasma. Agora, Samuel precisa resolver suas últimas pendências naquele fim de mundo antes de fugir.
Esse é um resumo bem simplório da história, acontece muito mais coisa. Eu já tinha lido outro livro da Socorro, A Bailarina Fantasma e lembro que na época eu gostei muito. Não conhecia muitos livros dela, mas já tinha ouvido falar muito desse aqui e pelas promessas eu esperava uma história bem inusitada, pelo título eu não tinha muita ideia do que esperar, mas definitivamente não foi isso.
Eu não gosto de realismo mágico. Já tentei com Gabriel Garcia Marques e seus cem anos de solidão e não funcionou. Aqui não foi diferente. Não digo que a história é ruim, não é, mas sei lá, não me caiu muito bem. Além de não ter identificação ou simpatia pelos personagens, o enredo também não me prendeu, a sorte é que ele é muito fácil de ler, e só pra constar, como nordestina eu posso afirmar que na cabeça das mulheres do nordeste não só tem casamento não. Não vou ser eu que venho aqui descer a lenha em uma autora nacional, a história entretém, é verdade, parece um daqueles filmes meio Auto da Compadecida, só que sem a comédia. Um livro que me lembrou um pouco foi Nova Jaguaruara, só que a construção deste é muito mais atraente, quase hipnótica.
Mas também A Cabeça do Santo não é horrível. Longe disso. Escrita fluida, história bem construída embora seja um pouco previsível em algumas partes, mas empatia por personagem é basicamente zero, pelo menos foi assim comigo. Ganhou um 2,5 de 5 na minha nota. É bom e recomendo, especialmente para quem gosta de realismo mágico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.