Original: 비가 오면 열리는 상점
Ano: 2025
Autor: You Yeong-Gwang
Páginas: 224 páginas
Gênero: Fantasia cozy / Ficção de cura sul-coreana
Sinopse: Logo nos primeiros dias que dão início à estação das chuvas, uma construção em ruínas aparece. É a loja dos dias de chuva, ou para os que acreditam, a loja dos goblins. Lá, você pode encontrar livrarias mágicas, cabeleireiros… Tudo o que seu coração desejar! Mas você não pode entrar sem um convite. Serin, que mora em um pequeno apartamento com sua mãe e sonha com uma vida maior e melhor, não consegue acreditar em sua sorte quando recebe um convite para conhecer a loja dos dias de chuva. Uma vez lá dentro, ela terá a oportunidade de trocar sua vida por uma nova. Uma melhor. Acompanhada por Isha, a gata, e sempre seguida por uma sombra misteriosa, Serin entra timidamente. Lá, ela é informada de que tem apenas uma semana para escolher a vida perfeita e encontrar a verdadeira felicidade. No entanto, há um porém. Se ela não encontrar a vida dos seus sonhos, ficará presa na loja para sempre...
A vida de Kim Serin é difícil. Sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais deu nenhum sinal de vida, ela mora com a mãe em um prédio que promete ser demolido e onde não entra luz solar em um bairro decrépito e muito pobre, seu uniforme é de segunda mão, seus tênis gastos e em casa nunca tem dinheiro suficiente. Ela não é feliz e não tem nenhum amigo. Assim, quando descobre por meio de um livro sobre a Loja dos dias de chuva gerenciada por goblins que podem conceder o maior desejo do seu coração, mesmo parecendo uma tremenda loucura, ela apenas escreve para o endereço fornecido contando sua história e, dias depois, recebe uma resposta com um bilhete premiado de que foi aceita na loja durante a temporada de chuvas.
O único alento de Serin na sua vida difícil é o taekwondo, ela se esforça muito para ser boa nisso mesmo quando as pessoas a criticam por ser mulher e praticar esse esporte, mesmo que ela não consiga ainda nem chegar perto da equipe de demonstração. E tem um garoto na turma de quem ela gosta, mas não tem coragem de falar com ele. Quando a temporada de chuvas finalmente chega, Serin deixa um bilhete mentiroso para a mãe dizendo que vai passar uns dias com uma amiga e parte até o endereço do velho prédio abandonado usando todas as suas economias na passagem.
Chegando lá de cara ela testemunha um senhor de idade sendo intimidado por bandidos. Ela sabe que não pode ajudá-lo então fica escondida, até que um goblin gigante aparece e aparentemente os bandidos não conseguem vê-lo. Ele os expulsa dali e Serin e o senhor conseguem entrar. Dentro do prédio há outro mundo, eles fazem um caminho longo até chegar a loja onde são recebidos por um goblin apresentador que parece muito carismático, ele ensina como a loja funciona e quanto tempo eles podem permanecer ali dentro. O objetivo é coletar esferas, cada esfera contem o futuro desejado quando eles encontrarem o que procuram podem sair com a esfera e desfrutar de sua nova vida. Mas primeiro, para conseguir dinheiro pelas esferas, precisam vender seus infortúnios.
O dinheiro dos infortúnios de Serin foram mais altos do que ela imaginou e acabou saindo com o bolso cheio de moedas. Como seu bilhete era especial ela acabou conseguindo também um guia espiritual na forma de um gato chamado Issha. Com esse gato, ficaria mais fácil encontrar as esferas que desejava e, conforme Serin as coleta, vai fazendo amigos pelo caminho graças a sua natureza gentil e paciente. Contudo, quanto mais esferas ela coleta, menos encontra a vida dos seus sonhos, todas vem com um preço alto demais e quanto mais avança nas lojas de goblin mais perigosas elas se tornam.
Por fim, Serin vai precisar descobrir se a vida que deseja e a vida que precisa são a mesma coisa.
Esse livro parece uma versão infantil de Biblioteca da Meia-Noite. A dinâmica é praticamente a mesma, abrir um livro e espiar a vida do "e se" ou pegar a esfera e espiar a vida do "e se". A história de superação do autor me tocou mais que a própria história do livro. Talvez por Serin ser uma adolescente e eu já ser uma velha não senti muita conexão com ela, em alguns momentos eu achei ela muito chata. O final do livro também é bem previsível, viu. E quem leu Biblioteca da Meia-Noite vai conseguir adivinhar de letra assim que passar uns dois ou três capítulos, no fim Serin estava procurando a vida perfeita, uma vida sem problemas, sem tristezas e sem dificuldades e essa vida não existe, nenhum mágico pode proporcionar, é preciso aprender a viver e encontrar felicidade com aquilo que já se tem. Li uma vez e super concordo "Se você não é feliz com o que tem dificilmente vai ser feliz com o que quer" e é verdade.
Também não estou dizendo que é ruim, não é. Essa é a terceira vez que eu me aventuro em literatura coreana e estou começando a pensar que não me dou bem com esse braço da literatura mundial, eu não desgostei e ele não é muito parado como A Loja de Cartas de Seul, mas esse tom infantil meio que quebrou um pouco a magia da mensagem, claro isso é opinião minha. Mas me entreteve por uns dois dias sim, talvez não tenha me tocado tanto quanto Biblioteca da Meia-Noite, mas é um livro leve, fácil de ler e que até faz você pensar um pouco sobre sua percepção de mundo. Recomendo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.