terça-feira, 23 de junho de 2026

[Livro] Entregues na Varanda

Autora: LILLYAN HAWELLY

Ano: 2024

Páginas: 196 

 Sinopse: Thomas Oliver sempre manteve suas emoções sob controle. Mas tudo muda quando ele se vê irresistivelmente atraído pelo dono de uma boate. Um romance proibido e intenso nasce entre eles, e a paixão os leva a fugir para Tenind, buscando um novo começo longe dos olhares críticos e desaprovações. No entanto, o perigo os segue de perto, e o passado que deixaram para trás ameaça destruí-los, e eles terão que lutar não só por sua sobrevivência, mas pelo amor que juraram proteger.

Eu li esse livro e tenho opiniões. 

Antes de qualquer coisa quero pedir desculpas pra autora por não ter gostado nem um pouco desse livro e não ter nada bom pra dizer sobre ele e pedir desculpas igualmente aos fãs da história, por favor, não me odeiem, só vou fazer uma resenha sincera.

Eu nem vou parar pra falar da história em si porque, sendo bem sincera, pra mim seria como perder tempo. Antes de mais nada, não é preconceito meu lendo BL, eu já li obras de BL, o problema aqui é construção que não tem. Eu fui pesquisar e vi que esse livro era, na verdade, uma fanfic do BTS (Jimin e Jungkook) e eu não tenho nada contra fanfics, eu não leio, é verdade, mas acho que são um exercício literário fantástico. Porém, o problema disso é quando esse tipo de história vira "livro" sem preparação de texto nenhuma, sem revisão, sem edição, porque teve um alcance notável de adolescentes excitadas lendo. Eu gosto do wattpad, de verdade, comecei na plataforma quando ainda não tinha a poluição de fanfics que tem hoje, e acho que tem sim muitas histórias boas lá, até fanfics bem escritas também, o problema é que, infelizmente, qualidade parece não atrair público.

A história começa sem introdução, já jogando os personagens numa cena erótica, os personagens, inclusive, são muito mal desenvolvidos (se é que foram desenvolvidos), não têm personalidade, os diálogos são vazios, tem vários problemas de construção no texto e nem digo isso pela ortografia, mas pela estrutura mesmo. O narrador muda sem aviso prévio, do nada tá em primeira pessoa, depois volta pra terceira. A dinâmica do casal é infantil, como se tivesse sido escrito por uma adolescente de treze ou quartorze anos (e não duvido nada), os acontecimentos são só jogados na história sem conexão real com uma trama principal, acontecem crimes e ninguém é responsabilizado por isso, não houve pesquisa nenhuma então acontecem umas situações muito absurdas até pra uma ficção. Sério, foram as 196 páginas mais sofríveis da minha vida. 

É graças a histórias desse nipe que o wattpad tem uma fama tão ruim atualmente. O que atrai é um fandom grande e erotismo. Enquanto isso na plataforma tem autores que dão o sangue pesquisando, tendo o cuidado com o texto, com a lógica, com tudo e não conseguem metade das visualizações de uma história dessa que até livro virou só porque o Jimin e o Jongkook estão se pegando. É lamentável de verdade. A editora também não mostrou nenhum tipo de cuidado com o texto, sem revisão, sem edição, nada isso também foi muito errado. Enfim, não gostei e lamento bastante fazer uma resenha tão negativa de um livro nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.