sexta-feira, 12 de maio de 2017

[Chinês 'Curiosidades'] Programas de TV

Não é minha intenção aqui pintar a China como o país perfeito. Na verdade, eu comecei a estudar Chinês (ou a tentar, pelo menos) com o intuito de aprender Japonês com alguma facilidade e, posteriormente, talvez, o coreano. O regime político da China, como vocês devem saber, é o "comunismo", mas nem perto do comunismo idealizado pelos marxistas, o comunismo real.
Muitas coisas, vez ou outra, são proibidas na China por irem contra o regime político do país. Quando você vê mangás como Death Note que foram proibidos lá você percebe que tem a ver com erguer na mente dos jovens um senso crítico que pode vir a quebrar o sistema comunista do país mais populoso do mundo. Por isso, antes da nossa curiosidade da vez, quero deixar claro que nada na China é um mar de rosas. Apesar da sua cultura fascinante e excêntrica, politicamente falando é um dos últimos países no mundo onde você provavelmente ia querer morar.

Não é nenhuma surpresa que algumas séries de TV estadunidenses (as que normalmente são só pra entreter mesmo, nada de série com conteúdo político e filosófico forte. Lembrem-se, no regime comunista - e no Brasil - quanto menos o povo pensar melhor.) sejam muito populares na China, especialmente House of Cards e The Big Bang Theory que estão entre as séries ocidentais mais assistidas entre os chineses. De forma inesperada, devido a questões políticas, The Big Bang Theory foi suspenso por cerca de um ano a partir de 2014. 
Capa do Livro "A Escrava Isaura" em Chinês
Além dessas séries estadunidenses, muitos filmes, novelas e minisséries brasileiros já foram divulgados na China. Vejamos a lista de títulos que foram traduzidos para o Chinês:

NOME ORIGINAL
VERSÃO EM CHINÊS
PINYIN
A ESCRAVA ISAURA
女奴伊佐拉
Nǚnú yīzuǒ lā
AMOR À VIDA
生命中的
shēngmìng zhòng de ài
DA COR DO PECADO
爱的阴影
ài de yīnyǐng
A CASA DAS SETE MULHERES
爱情与战争
àiqíng yǔ zhànzhēng
TROPA DE ELITE
精英部
jīngyīng bùduì
CIDADE DE DEUS
上帝之城
shàngdì zhī chéng
HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
爱,简单
ài, jiǎndān
BRUNA SURFISTINHA
名妓布露娜
míng jì bù lù nà
ORFEU NEGRO
黑人奥菲
hēirén ào fēi ‘ěr

Quero deixar aqui bem claro que eu não tenho a menor ideia de como Bruna Surfistinha conseguiu passar na China onde o controle de pornografia e sensualidade é tão rígido.
Caso você encontre um chinês jovem e está em busca de desenvolver alguma conversa, estas séries e filmes podem ser um bom ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.