segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Another [Mangá e Live Action]

Título Original: アナザー Anazā
Autor Yukito Ayatsuji
Gênero Mystério, Seinen, Horror, Psicológico, Tragédia
Volumes: 4 + Extra

Sinopse: Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: "Esse é um ano que tem!" (Via Skoob)

Another foi o primeiro anime de terror que eu assisti, vocês que me acompanham sabem que eu sou mole até o último fio de cabelo, não suporto ver sangue de maneira nenhuma e me impressiono com muita facilidade, por isso, a decisão, na época, de assistir Another foi pensada com muito cuidado e ponderando analíticamente meu psicológico frágil. Eu dei uma pesquisada extensa sobre a obra na época (ainda não sabia ler mangá) e vi vários trailers e MV's atraída pelo enredo, como é comum dos japoneses, altamente interessante.

Another gira em torno de Sakakibara, um garoto do colegial que vai morar com os avós em Yomiyama, uma cidade no interior do Japão, enquanto o pai está em uma viagem de negócios. Ele acaba sendo hospitalizado em sua chegada à cidade devido a um pneumotórax, impedindo-o de ir nas primeiras semanas de aulas. Ainda no hospital, recebe a visita de alguns alunos da sua turma na escola, percebendo que eles se comportam de uma maneira muito estranha e um pouco sombria, contudo não consegue indagar nenhuma razão oculta para isso. Em uma de suas andanças pelo hospital, ele acaba entrando em um elevador  sem perceber a garota dentro dele e leva um susto ao notá-la, usava o mesmo uniforme que os garotos da escola, logo frequentavam o mesmo colégio.

Sakakibara tenta conversar com ela, mas a menina é muito evasiva, talvez por isso seu interesse tenha aumentado tanto. Principalmente ao perceber que ela estava indo para o necrotério carregando uma estranha e sombria boneca. Ao questionar seu nome, ela diz se chamar Misaki Mei. A partir daquele breve encontro, o garoto não podia imaginar que o horror que despertaria estava apenas no começo.

Na escola, Koichi percebe o estranho comportamento da sala, principalmente o de Misaki que parece completamente deslocada e ignorada por toda escola, aquilo só faz com que o fascínio por ela se torne maior. Sakakibara sabe que os demais alunos estão escondendo alguma coisa muito séria dele, mas por mais que pergunte ninguém lhe diz o que é. Assim, com as pistas que consegue captar ele vai juntando as peças com as suas próprias pesquisas, mas quando pessoas começam a morrer de forma brutal e misteriosa o segredo de Misaki Mei e da classe 3 vem à tona colocando não apenas Sakakibara, mas todos que ele estima em um sério perigo.

Quem está morto?

Quando eu vi o anime, confesso que brutalidades a parte eu me apaixonei, porque Another é aquele tipo de terror que eu considero inteligente. Não é aquela coisa extremamente brutal de graça, sem lógica ou sem sentido, como aconteceu de algum modo em Corpse Party: The Tortured Souls que eu não gosto nem de lembrar (alguém sabe onde clica pra "desver"?). O anime soube trazer o universo sangrento da obra de uma maneira que te choque, sem traumatizar. Assim que comecei o mangá eu percebi isso, muitas das cenas que são muito explícitas no mangá acabaram, de alguma forma, suavizadas no anime, como o suicídio do professor, por exemplo, que seria uma cena realmente desconfortável de ver animada se fosse exatamente como no mangá.

Faz um bom tempo que vi o anime, mas tive a oportunidade de rever através desse mangá incrível que, por sinal, foi adaptado fielmente para a televisão. Há umas poucas discrepâncias entre os dois, mas nada que impeça o entendimento do enredo ou que seja um real incômodo. Até porque, uma obra realmente pequena como Another, não havia jeito de ser mal adaptada a menos que o diretor ou o roteirista fosse realmente o cúmulo da incompetência.

Tenho planos de ler a novel dessa obra se conseguir achar os dois volumes, há um extra que quero muito ver que é o Another S que conta uma aventura de Mei nas férias de verão. Eu achei apenas a novel principal no Union se não me engano. O mangá eu li todo no domingo e ainda temos um extra chamado Another 0 que conta a história de Reiko, a tia de Sakakibara e sua relação com a mãe dele antes de ela morrer.

No que diz respeito a esse extra, foi interessante ver a obra sob a perspectiva dela, não animaram essa "ova" por assim dizer, só tem dois capítulos e apesar de não explicar direito como ela chegou ao final do anime principal, é um bom plano de fundo para a obra central, mostra bem o início mesmo quando ela era uma estudante da classe 3 e foi assombrada, tal como o sobrinho, pela calamidade. É um ótimo presente para os fãs da série. 



Live Action (2012)

Diretor: Takeshi Furusawa
Roteiro: Sachiko Tanaka

Em 2012 saiu a adaptação em Live Action de Another, contudo me recusei a ver por dois motivos básicos: primeiro tinha medo do modo como as mortes foram mostradas no filme, segundo tinha medo de ser uma porcaria como costuma acontecer com adaptações em filme. Bem, eu não estava errada em nenhuma das questões, principalmente na segunda.

O filme é uma viagem bem nada a ver com o anime ou o mangá, apesar da essência permanecer a mesma, a adaptação live fez um monte de bizarrices que fugiu muito da realidade da obra, por exemplo, o que diabos é aquela boneca no começo do filme? E aquela visão sinistra da mãe do Koichi? 

Mas o que mais me irritou realmente foi a desordem na linha cronológica da história e, sobretudo, a personalidade das personagens! Sério, eu fico furiosa quando fazem isso, uma vez que a personalidade é o que molda o personagem, a Mei perdeu aquela aura sombria e gélida do anime, muita coisa que acontece no filme não passa nem perto da obra original.

Ainda assim, em papel de uma "versão" por assim dizer, o filme não é de todo horrível. Tem sim muita coisa interessante que acrescenta de alguma forma ao enredo, por exemplo, achei aquele final original bem interessante. Mas para fãs meio puritanos como eu, que gostam de ver fidelidade à extrema potência, o filme pode se tornar totalmente irritante, principalmente na superficialidade dos personagens que parecem apáticos e mecânicos a maior parte do tempo e pela cronologia tosca também.

Kento Yamasaki é um ator excelente, mas foi infeliz nesse papel, apesar de que ele tenha sido bem mais vivo que muitos dos outros personagens. A Ai Hashimoto, apesar de ter se esforçado para fazer o melhor com o papel que lhe deram (porque acho que a culpa da personalidade mudada é do roteirista sim), mas não convenceu no papel da Mei "fofa" e "deixe a exclusão comigo que não quero amigos". Outra coisa que mudaram muito foi a caracterização das personagens, teve uns que eu levei um tempão para identificar porque estavam com o cabelo curto demais ou não usavam um óculos que deveria estar lá. A Akazawa, por exemplo, ela deveria ficar com cabelo curto no final do filme, contudo, já aparece com o cabelo curto e nada irritante logo no começo do filme, quase não consegui reconhecê-la.

Essas são as minhas impressões do mangá e do live action de Another, eu havia feito já antes uma resenha curta do anime que você encontra AQUI, mas a similaridade do enredo com o mangá é muito grande, tal qual em Kuzu no Honkai. Assim que ler a light novel trarei as impressões que tive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.